Home > Destaque > 10 artistas brasileiros revelados em antigos festivais de música

10 artistas brasileiros revelados em antigos festivais de música

31 de janeiro de 2016, por Daise Alves
Música
Chico Buarque

Apesar de nos últimos tempos, programais musicais como os extintos TV Fama da Rede Globo (de onde saiu Roberta Sá, cantora da nova geração de MPB e o famoso pagodeiro Tiaguinho) e Popstar  (onde foram criados os grupos Rouge e Br’oz) e Astros do SBT, ou os mais atual The Voice, também da Rede Globo, tentarem lançar artistas na cena brasileira, esses novos ídolos ganham fama instantânea, mas dificilmente conseguem se manter nela, são poucos os que permanecem na mídia.

Mas nem sempre foi assim, a década de 1960 marcou a televisão brasileira principalmente com os festivais de música, esses eram um dos eventos mais aguardados pelos brasileiros, assim como uma Copa do Mundo ou o Miss Brasil. Nesses festivais, anônimos agitaram multidões e ganharam tanto destaque que mesmo mais de 4 décadas depois, ainda são reconhecidos pelo trabalho e talento.

Entre eles, estão alguns dos nomes mais famosos da música brasileira:

Elis Regina (I Festival de Música Popular Brasileira, TV Excelsior, 1965) – Uma das cantores mais marcantes da história do Brasil, Elis Regina foi a primeira colocada do festival com a música “Arrastão”, composta por Edu Lobo e Vinicius de Moraes.

Chico Buarque (Festival Nacional da Música Popular, TV Excelsior, 1966) – Grande compositor da música brasileira, descoberto nesse festival, chegou entre os semifinalistas, mas nesse ano não se classificou entre os primeiros.

Milton Nascimento (II FIC, TV Globo, 1967) – No Festival Internacional da Canção, da TV Globo, que aconteceu no ginásio do Maracanazinho, Milton Nascimento foi revelado com a canção “Travessia”, feita em parceria com Fernando Brant. A canção foi vice-campeã do festival e tornou-se hit de barzinhos.

Beth Carvalho (III Fic, TV Globo, 1968) – A canção “Andança”, composta por Danilo Caymmi, Edmundo Souto e Paulinho Tapajós, e interpretada pela cantora Beth Carvalho, ficou em terceiro lugar no festival e conquistou as rodinhas de violão.

Gal Costa (IV Festival de Música Popular Brasileira, TV Record, 1968) – A cantora conquistou o terceiro lugar nessa edição do festival com a música “Divino Maravilhoso”, de Caetano Veloso e Gilberto Gil. O público que a princípio estranhou a apresentação da cantora, no final ficou maravilhado com o show dela.

Taiguara (I Festival Universitário de Música Popular, TV Tupi-RH, 1968 e O Brasil Canta no Rio, TV Excelsior, 1968) – O cantor e compositor Taiguara se consagrou vencendo em ambos os festivais com “Helena, Helena, Helena” e “Modinha”.

Clara Nunes (Festival Universitário da Música Popular Brasileira, TV Tupi, 1969) – Com a música “De esquina em esquina”, de César Costa e Aldir Blanc, Clara Nunes ficou em quinto lugar no festival da TV Tupi de 1969.

Djavan (Festival Abertura, TV Globo, 1975) – Com a música “Fato Consumado”, Djavan ficou em segundo lugar no Festival Abertura de 1975.

Sandra de Sá (MPB Minister, TV Globo, 1980) – A cantora que ainda se apresentava como Sandra Sá, cantou “Demônio Colorido”, uma das cinco músicas classificas na segunda eliminatória no festival MPB Minister.

Leila Pinheiro (Festival dos Festivais, TV Globo, 1965) – A cantora se destacou no Festival dos Festivais, levando a música “Verde” ao terceiro lugar.

Bons tempos em que as músicas tinham letras, artistas completos e fãs engajados e exigentes com a qualidade musical.

Matérias Relacionadas
Hairspray
Hairspray chega a São Paulo e já está com vendas de ingressos abertas
Feminismo Mod
Feminismo mod: 6 representantes femininas da subcultura que fizeram diferença
Tia Beth
Tia Beth: romance tem fatos históricos do séc. XX como cenário e muitas reviravoltas
Now and Then: música dos Beatles
Now and Then: música inédita dos Beatles gravada com IA é um arrancador de lágrimas

Deixe um comentário