Home > Destaque > 10 dicas para manter o estilo retrô no Brasil gastando pouco

10 dicas para manter o estilo retrô no Brasil gastando pouco

1 de julho de 2015, por Mirella Fonzar
Moda

Muita gente reclama que algumas regiões do Brasil não dispõem de tantas opções de compra para quem segue o estilo retrô, se comparadas aos grandes centros urbanos, como São Paulo, ou mesmo os Estados Unidos que está cheio de lojas do gênero e com precinhos super acessíveis.

A questão é que, se você seguir algumas dicas básicas, vai conseguir andar sempre no estilo, independente da cidade onde viver e quanto tiver no bolso para investir no visual. Afinal, o que importa mesmo é ter bom gosto, criatividade e ir construindo um guarda-roupa aos poucos! Veja nossas dicas e divirta-se!

  1. Aproveite aquela moda que vai e vem

– Amiga, chega de reclamar que todo mundo está usando óculos gatinho ou cintura alta por conta da Katy Perry. Aproveite a modinha para adquirir aquela tão sonhada peça que jamais você imaginaria encontrar numa loja de departamento. Como sabemos, a moda uma hora vai passar e você vai ser quem mais aproveitou essa onda, pode ter certeza! Se jogue nas promoções de final de temporada.

Katy-Perry-Óculos-Gatinho

  1. Garimpe o guarda-roupas dos seus avós

– Seus avós podem não vestir o mesmo manequim que você, mas, ao menos, um acessório legal de época vai encontrar por lá. Lenços, óculos legais que você possa trocar as lentes, chapéus, brincos, colares, enfim, vale garimpar – com autorização dos vovôs, né? – até encontrar algo vintage bacana que combine com o seu estilo.

vovo-pinup-make

  1. Fast-fashions são ideais para peças básicas

Sem essa de preconceito com as lojas Marisa, hein? As fast-fashions são ótimas para garimpar peças em estilo retrô, principalmente hoje, que a moda vem resgatando referências dos anos 1940, 1950, 1960… Claro que ninguém quer sair por aí com o mesmo vestido da colega. Por isso, vale apostar em peças mais básicas, como calças, saias-lápis, cardigans, camisas com estampas mais clichês, como bolinhas, xadrez, etc.

fast-fashion retrô

  1. Existem brechós em todo canto

Não importa onde você more, pode apostar que vai encontrar pelo menos um brechó na sua cidade – ou pertinho dela. Não deixe de garimpar esses lugares, pois a chance de encontrar algo vintage genuíno, por um precinho camarada, é grande! Todo mundo precisa de uma peça ou outra desse tipo. Depois, é só combinar com o que você já tem em mãos que é sucesso garantido.

brechó

  1. Costure suas próprias roupas e acessórios

Você está louca por uma casquete que viu num filme, mas não acha a peça em lugar nenhum?! Faça você mesma! Busque online como fazer, tente comprar os adereços e mãos à obra! O bacana é que ninguém vai ter uma igual e você aprendeu a fazer algo novo. Que tal começar a vender entre as amigas ou mesmo na internet? Quem sabe você não ganha uma graninha com isso!

gato costurando

  1. Peça ajuda a uma costureira

Está certo, você não tem jeito para costura. Mas, nem tudo está perdido! Peça ajuda de uma costureira conhecida. Mostre a ela os modelos que acha bacana, invista num tecido com carinha retrô e pronto! Mais uma possibilidade de ter uma peça exclusiva e com o toque retrô que você tanto sonhava.

coco chanel

  1. Pequenos toques no dia a dia

Você não precisa estar vintage da cabeça aos pés todos os dias para seguir o estilo. Alguns pequenos toques podem ajudar a firmar a sua personalidade, sem exageros. Para as garotas que se inspiram nas pin-ups dos anos 1940, por exemplo, vale apostar em acessórios como bandanas e flores, além de penteados e maquiagem característica da época, como batom vermelho, olhos bem delineados e um belo topete. Apostando nesses pequenos toques, uma camisetinha branca e uma cintura bem marcada já dão conta do recado muito bem.

zooey deschanel

  1. Tenha um olhar retrô na hora das compras

Se você quer realmente seguir o estilo vintage, tenha em mente suas referências e gostos na hora de ir às compras. Talvez, naquela lojinha do centro da cidade, onde menos esperava encontrar algo, você dá de cara com algo com um ar retrô, que nem o fabricante suspeitava. Brincões cheios de estilo na lojinha de R$ 1,99 (ainda existem?), aquela bolsa de palha com carinha Tiki na feira livre, e por aí vai…

audrey hepburn

  1. A internet é a sua melhor amiga

Você não precisa comprar nas mesmas lojas que todo mundo compra online e gastar rios de dinheiro. Como sempre, a dica é garimpar! Visite sites internacionais, como o Aliexpress e o Ebay (sempre de olho nas tarifas!), abuse de mercados criativos e livres, como Ello 7 e Mercado Livre, e também os brechós online, como o Enjoei, etc. Sabendo o que você quer, é sempre possível encontrar barganhas e peças incríveis online. Fique de olho também nas promoções de suas lojas preferidas!

internet

  1. Acima de tudo, use a criatividade!

Como já falamos por aqui, o importante mesmo é ter estilo e criatividade! De nada importa gastar rios de dinheiro com peças vintage genuínas ou reproduções caríssimas e não saber como usá-las. Tenha sempre em mãos suas principais referências de moda, sejam filmes, livros, blogs, e tente aplicá-las em seu dia a dia, com as peças que são acessíveis a você. Pode ter certeza que vai arrasar!

dita von teese

Tem mais alguma dica para manter o estilo retrô em dia?

Matérias Relacionadas
10 tendências de acessórios inspirados em peças que foram sucesso no passado
Foto ilustrada
Verão 90: Anos 90 voltam a ser tendência na moda, se inspire na novela
Estilos diferentes por décadas
Retrô não é só pin-up; veja outros estilos que marcaram as décadas passadas
Bias Closet
Bia’s Closet: marca faz peças retrô sob medida e personalizadas

Deixe um comentário

3 + sete =