Mais empolgante que uma série de época que aborda a biografia de uma figura pública, um fato histórico ou apenas uma situação fictícia, é uma série de época que, ao mesmo tempo, aborda o protagonismo feminino, onde mulheres reais ou fictícias se movem para conquistar seu próprio espaço em meio a uma época em que apenas homens eram ouvidos e prestigiados.
A Netflix, que tem várias séries com estética retrô também pensa assim e, portanto, enriquece seu catálogo com séries desse formato. Por isso, aproveitamos para fazer uma lista com 11 séries de época com mulheres protagonista para assistir na Netflix. Confira:
1 – Coisa Mais Linda
Nos anos 50, Malu, uma dama da alta sociedade, se muda de São Paulo para o Rio de Janeiro para encontrar com o marido. Lá ela descobre que ele fugiu com a amante e com o dinheiro que seria usado pelo casal para abrir um restaurante. Em vez de sofrer, Malu fica pela cidade, se une com algumas amigas e abre um clube de bossa nova.
A segunda temporada da série foi renovada e está prevista para ser lançada no mês de junho na plataforma de streaming.
2 – As Telefonistas
De enredo similar ao Coisa Mais Linda, quatro amigas que vivem na Madri dos anos 20, também época de opressão feminina, sofrem uma reviravolta em suas vidas ao arrumarem um emprego como telefonistas em uma renomada empresa de telecomunicações, influenciando seus relacionamentos com seus maridos, namorados, antigos amores e pais.
3 – Land Girls
Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército britânico criou o grupo Women’s Land Army, formado apenas por mulheres que eram enviadas para trabalhar na zona rural da Inglaterra, substituindo os fazendeiros que estavam em batalha. A série conta a história de quatro dessas mulheres, que vivem seus altos e baixos na fazenda dos Hoxley.
4 – O Tempo entre Costuras
Baseado no romance homônimo escrito por Maria Dueñas, o enredo conta a história de Sira Quiroga, uma estilista que vive na Madrid dos anos 30 e está prestes a se casar, até que ela resolve fugir para Marrocos com um outro homem. Chegando lá, seu amante a abandona e rouba todo o seu dinheiro, e Sira passa a recomeçar a sua vida de forma ilegal.
5 – Tempos de Guerra
Durante a Guerra do Rife, nos anos 20 em Madri, um grupo de enfermeiras vivem histórias de romance e amizade enquanto salvam vidas em um hospital de campanha instalado no norte da África.
6 – The Velvet Collection
No final dos anos 60, a estilista espanhola Ana Rivera (Paula Echevarría) retorna de Nova York para a sua cidade natal, Barcelona, para abrir uma filial de sua loja e escola de design, a Velvet.
7 – Miss Fisher’s
A série ambientada nos anos 20 aborda os mistérios desvendados pela australiana Phryne Fisher, uma dama da sociedade que rompe vários tabus e passa por várias experiências que vão de viajar pelo mundo e viver vários romances a desvendar mistérios trabalhando como detetive.
8 – The Bletchley Circle
Na década de 50, quatro colegas antigas que trabalharam juntas como decifradoras de códigos durante a Segunda Guerra Mundial se unem para desvendar uma série de assassinatos.
9 – Chamas do Destino
Baseado em fatos reais, um trágico incêndio em Paris no ano de 1897 causa uma reviravolta na vida de três mulheres, provocando traíções, mentiras e conflitos amorosos.
10 – Anne With an E
Baseado no livro Anne de Green Gables escrito por L. M. Montgomery, o sucesso da Netflix conta a história de uma órfã que foi adotada por engano por um casal de irmãos que vivem em zona rural durante o fim do século XIX.
11 – Madam C.J. Walker
A minissérie aborda a história real da primeira mulher negra a fazer sua própria fortuna por meio do empreendedorismo, lançando uma linha de produtos para cabelo afro durante o início do século XX.
E você? Sabe de mais alguma série de época protagonizado por mulheres fortes e transmitido pela Netflix? Deixe seu comentário.