Home > Design > Jotalhão e Tok&Stok lançam linha retrô de produtos para casa

Jotalhão e Tok&Stok lançam linha retrô de produtos para casa

7 de maio de 2020, por Leila Benedetti
Design
Extrato de tomate Elefante

Comemorando os 50 anos completados em 2019 do Jotalhão, famoso elefante verde criado por Maurício de Sousa, a loja de decoração e utensílios para a casa Tok&Stok lançou uma linha de produtos estampada com a clássica embalagem do extrato de tomate Elefante dos anos 60, época em que era fabricado pela Cica. A embalagem elaborada em 1969 é a primeira do extrato de tomate em que Jotalhão aparece, tornando o produto, que já estava no mercado desde os anos 40, mais atrativo. 

Com design adoravelmente retrô, a linha, no qual as cores predominantes são o vermelho e o verde, é composta por pratos para massa e pizza, espátulas, azeiteiras, queijeiras, aventais, potes dos mais variados tamanhos, jogo americano… tudo para preparar aquele jantar à moda italiana para os amigos e família, inclusive a coleção também conta com uma caderneta para quem curte anotar as suas receitas e uma caneca para… bem, porque todo mundo ama uma caneca personalizada!

View this post on Instagram

Que tal! Tok&Stok linha do Jotalhão??

A post shared by Mônica (@monicasousa) on

Jotalhão e o extrato de tomate Elefante

O extrato de tomate Elefante foi lançado em 1941 com uma arte realista de um elefante estampado na embalagem. O motivo de ter justamente um elefante desenhado na lata do produto, assim como na então logo da Cica, não é nada agradável para os dias de hoje. O filho de um dos fundadores da empresa alimentícia tinha uma paixão pela caçada de elefantes.

Extrato de Tomate Elefante

(Foto: Divulgação)

O elefante realista e sem carisma nenhum esteve presente nas prateleiras do mercado até 1968, quando Maurício de Sousa, que na época publicava tirinhas da Turma da Mônica no jornal Folha de São Paulo, publicou uma em que a Mônica puxava o Jotalhão pela tromba enquanto o Cebolinha dizia “Não sei, não, mas acho que sua mãe pediu foi massa de tomate”, dando a entender que a personagem havia interpretado de forma errada o pedido de sua mãe, que queria o extrato da marca Elefante.

A tirinha chamou atenção da equipe de publicidade da Cica, que chamou Maurício para uma parceria bem sucedida até hoje. Mesmo o extrato sendo fabricado agora por outra empresa, a Cargill, o Jotalhão segue fazendo sucesso na embalagem do produto. Relembre ou conheça o primeiro comercial do extrato de tomate Elefante em que há a presença do Jotalhão e que foi inspirado na tirinha do Maurício:

Matérias Relacionadas
Hairspray
Hairspray chega a São Paulo e já está com vendas de ingressos abertas
Feminismo Mod
Feminismo mod: 6 representantes femininas da subcultura que fizeram diferença
Portinari
Portinari lança revestimentos inspirados nos ritmos que fizeram a história da música
Design Kitsch
Design Kitsch: para uns é cafona, para outros uma tendência nostálgica

Deixe um comentário