As mulheres do rockabilly são muitas. Elas sempre impactaram e fizeram a diferença nesse cenário musical desde a década de 1950, quando o gênero explodiu. Muitas delas vocês já conhecem como Wanda Jackson, mais conhecida como The Rockabilly Queen; Janis Martin, conhecida também como The Female Elvis ou Brenda Lee, a Little Miss Dynamite. Todas fizeram muito sucesso em suas épocas, são e serão influências para todas as novas gerações de cantoras que querem investir nesse estilo musical.
E é exatamente sobre essas vozes que vamos falar. Fizemos uma lista com 13 conceituadas cantoras de rockabilly em atividade que você precisa ouvir. Algumas iniciaram suas carreiras há muitos anos e estão ganhando cada vez mais espaço no mercado musical. Veja:
1 – Kim Lenz: De Los Angeles para o mundo, essa ruiva já é conhecida como uma das maiores estrelas rockabilly da atualidade. Ela conta com 4 álbuns e seu Instagram revelou que a gravação do seu próximo disco está a todo vapor.
2 – Ruby Ann: Essa estrela saiu de Coimbra, cidade de Portugal, e brilha em carreira solo desde 2005. A portuguesa conquistou o mundo e já tocou nos maiores palcos e eventos de rockabilly do mundo.
3 – Marti Brom: A morena que já se apresentou no Brasil, gravou seu primeiro single Crazy Fever em 1992. Seu rockabilly tem uma pitada a mais de música country e o nome dela pode ser encontrado no Rockabilly Hall of Fame.
4 – Miss Mary Ann: Mary Ann é uma cantora holandesa de rockabilly e country que começou a sua carreira nos anos 90 e somente em 2001 iniciou sua carreira solo se aprensetnando em vários festivais de rockabilly pelo mundo.
5 – Marlene Perez: Vocalista da banda Rhythm Shakers (Wild Records), essa ruiva com sua voz grave e potente e de personalidade “wild” encanta muitos corações por onde passa. A vocalista que recentemente virou mamãe, já se prepara pra sua apresentação para o próximo Viva Las Vegas, maior festival de rockabilly do mundo.
6 – Gizzelle: Assim como a nossa musa Marlene Perez, Gizzelle também faz parte do time de estrelas da Wild Records (gravadora independente baseada em Los Angeles, na Califórnia) e também se apresentará no próximo Viva Las Vegas. Suas músicas têm muitas influência dos blues do final dos anos 50 e do Rhythm’n’Blues.
7 – Maibell: A vocalista da banda Maibell and the Misfires é da Finlândia e tem uma voz divinamente inconfundível. Ela possui dois álbuns, Ride Along! (2010) e Destiny (2013), ambos com uma sonoridade e estilos únicos.
8 – Amber Foxx: De Aneheim, California, Amber começou sua carreira em 2002. A cantora que já se apresentou no Brasil, possui dois álbuns e já tocou em grandes festivais como o Rockabilly Rave e Viva Las Vegas.
9 – Carolina: A vocalista é integrante da banda Carolina and Her Rhythm Rockets, formada em 2011. A alemã conta com dois discos em sua carreira e várias apresentações em festivais do estilo.
10 – Josie Kreuzer: Josie é conhecida por aparecer na cena rockabilly em 1992 com a banda Whistle Bait, formada somente por mulheres, mas que infelizmente nunca lançou nenhum disco. Em 1996 Josie lançou o seu próprio selo e no ano seguinte lançou seu primeiro álbum chamado Hot Rod Girl, seguido por As Is e Begging me Back.
11 – Emanuela Hutter: A vocalista do grupo Hillbilly Moon Explosion é muito conhecida não só por sua belíssima voz e canções, mas também pelas músicas gravadas com o vocalista da banda de psychobilly Demented Are Go, Sparky.
12 – Nikki Hill: Nikki Hill se encaixa mais como uma vocalista de rock and roll do que de rockabilly. Mas ainda assim é notável a influência que o gênero tem em suas canções. O seu álbum Here’s Nikki Hill (2013) deixa bem clara sua conexão com a música vintage, inclusive o seu visual.
13 – Imelda May: A irlandesa quase dispensa apresentações. Desde o lançamento de seu primeiro disco No turning Back (2002), ela se mudou para Londres com o seu então marido e guitarrista Darrel Higham. A cantora ganhou notoriedade se apresentando em inúmeros programas de televisão. Sempre houve muita controvérsia sobre sua carreira como artista de rockabilly, que aumentaram ainda mais com o término de seu relacionamento com Darrel e com lançamento do álbum Life Love Flesh Blood (2017), que foge bastante do estilo que seu fãs estavam acostumados a ouvir.
CANTORAS DE ROCKABILLY NO SPOTIFY
Para que vocês possam conhecer ainda mais essas e outras cantoras de rockabilly, fizemos a playlist Mulheres do Rockabilly com algumas cantoras de destaque e outras que estão crescendo dentro do gênero. Ouça:
Aproveite e siga também o Universo Retrô no Spotify:
Parabéns pela excelente matéria mostrando a força das mulheres na cena rockabilly!!!