Nesses tempos de pandemia e isolamento social, sair para se divertir ficou fora de cogitação, ainda mais viajar. Por sorte, temos a internet e a tecnologia 360°, que estão sendo bem aproveitadas por vários locais turísticos ao redor do mundo, principalmente os museus. Assim, a agência virtual de turismo ViajaNet listou 5 importantes museus pelo mundo que oferecem visitas virtuais gratuitas, confira:
1- Museu do Louvre
Queridinho entre os turistas dos mais variados países e casa da famosa obra de Leonardo da Vinci, a Mona Lisa, o Museu do Louvre, em Paris, continua “de portas abertas” virtualmente. Para visitá-lo sem sair de casa, é só instalar o Flash Player no seu computador (se não tiver) e acessar o site oficial do museu.
2- Museu do Vaticano
O Museu do Vaticano, localizado no pequeno país situado dentro da cidade de Roma reúne valiosas coleções de arte e antiguidades colecionadas por diversos papas ao longo dos séculos. Seu destaque é a Capela Sistina, onde está instalada a obra David, de Michelangelo, além de obras de Leonardo da Vinci, Caravaggio, Rafael, entre outros. Para fazer uma visita online, basta acessar o seu site oficial.
3- Museu Nacional de Antropologia da Cidade do México
Outro museu importante é o Museu Nacional de Antropologia da Cidade do México, que conta a história do país latino americano exibindo obras que representam os astecas, entre elas a Pedra do Sol, além de esculturas que representam os deuses de Teotihuacán, um antigo centro urbano pré-colombiano localizado a 48 quilômetros da capital mexicana com várias pirâmides.
4- Museu Britânico
Situado em Londres, o Museu Britânico foi aberto em 1759 e é o primeiro grande museu público, gratuito, secular e nacional do mundo. Acessando o seu site, é possível observar detalhes dos mais de 6 milhões de objetos e obras importantes na cultura mundial, como a Pedra de Roseta, que permitiu decifrar os hieróglifos egípcios.
5- Museu Metropolitano de Arte de Nova York
Considerado um dos museus mais importantes pelo mundo, o Museu Metropolitano de Arte de Nova York conta com uma grande coleção de pinturas europeias que datam entre os séculos XII e XX, além de obras de arte gregas, romanas, egípcias e assírio-babilônicas. Em seu site oficial, há vários vídeos, textos e fotos que explicam a história de cada item do acervo, inclusive o Metropolitan 360°, que usa a tecnologia-nome para exibir todo o conteúdo do museu.
Curtiu? Então partiu viajar sem sair de casa!