Home > Destaque > 6 perfis do Instagram para fazer um turismo vintage sem sair de casa

6 perfis do Instagram para fazer um turismo vintage sem sair de casa

18 de outubro de 2021, por Leila Benedetti
Destinos
6 perfis do Instagram para fazer um turismo vintage

Seja por condições financeiras ou por conta da pandemia, viajar online é a melhor solução. Para isso, e aproveitando que o Instagram é uma das redes sociais mais populares, selecionamos 6 perfis da plataforma que nos prometem levar para uma viagem, tanto por lugares históricos como também pelo tempo. Confira: 

1 – Palm Springs Social Club 

A cidade do sul da Califórnia ainda mantém sua estética Mid-Century dos anos 60 e, portanto, acabou se tornando um ponto turístico. Claro que não demorou para alguém aproveitar esse diferencial que o local tem e criar um perfil no Instagram apresentando todos os pontos turísticos, bem como o estilo de vida daqueles que habitaram a cidade na época. 

Para quem adoraria viver o “sonho americano”, mesmo que online, esse perfil é o ideal. Suas postagens se resumem aos pontos comerciais, que hoje alguns funcionam como museus, fachadas de residências, hotéis e até mesmo alguns itens temáticos instalados pela cidade, como as plaquinhas com os nomes das ruas, por exemplo. Além disso, esta conta abriu recentemente uma loja virtual que, por enquanto, vende apenas camisetas e moletons. 

2 – Rio Casas e Prédios Antigos 

Com o mesmo propósito do São Paulo Antiga (perfil um pouco mais abaixo), este perfil é focado nas construções antigas do Rio de Janeiro, bem como a história de cada uma delas. Além das postagens, o dono do perfil, Rafael Bokor, divulga em sua página o seu livro, que aborda a história do Rio e seus imóveis antigos, e ainda promove tours coletivos e presenciais pela área antiga da cidade para aqueles que se sentem seguros em saírem de casa nesta pandemia. 

3 – O Rio que Não Vivi 

Esse perfil não é só uma viagem pelas terras cariocas como também pelo tempo. Todo o seu feed é tomado por fotos raras e antigas da cidade vindas tanto do acervo de seu dono como também de seus seguidores. Lá você pode conferir registros, tanto fotos como anúncios de jornais e revistas locais, das décadas de 20 até 80 e inclusive fotos de momentos inesquecíveis e de valor sentimental, como os avós de algum seguidor visitando a cidade como lua-de-mel, por exemplo. 

4 – São Paulo Antiga 

Um dos parceiros do Universo Retrô, o São Paulo Antiga é um projeto de catalogação histórica em voga desde 2009. Hoje ele conta com um perfil no Instagram focado nas construções antigas que sobraram de São Paulo, bem como sua história. Além de fotos atuais desses imóveis, há também registros históricos da cidade, bem como postagens do tipo “antes e depois” das ruas e locais. 

 5 – Sampa Histórica

Este perfil foca nas memórias de São Paulo, com fotos antigas e raras da cidade, sem contar os recortes de revistas e jornais antigos, bem como cartões postais. Na mesma vibe que O Rio que Não Vivi, esse perfil é, também, uma viagem tanto pela cidade paulistana quanto pelo tempo. 

6 – Letreiros Pela Cidade

Um perfil parado há alguns meses, mas que vale a pena visitar e seguir. Este, que tem uma matéria dedicada aqui no site, nos leva a uma tour pela cidade de Porto Alegre, mais especificamente, pelas antigas fachadas que alguns comércios locais preservam. Enquanto o perfil estava em movimento, seu dono, Leo Prestes, costumava dar um passeio de bicicleta por determinados pontos da cidade para registrar essas relíquias datadas entre os anos 70 a 90. 

Matérias Relacionadas
Pin Up's Party
Cure o Mundo com o Rock: Pin Up’s Party realiza evento rockabilly beneficente
Mônica no Airbnb
Mônica no Airbnb: personagem dos quadrinhos cede sua casa para hospedagem
Capas de livros vintage
Capas de livros vintage: Jovem viraliza nas redes sociais com sua arte feita à mão
O Garoto, de Charlie Chaplin
Cine Concerto: redatora do UR foi assistir Charlie Chaplin em evento e conta como foi

Deixe um comentário