Conhecido pelas crianças dos anos 90 como o avô Orlando Silva da famosa série da TV Cultura Mundo da Lua, o ator, diretor e dramaturgo Gianfrancisco Guarnieri ganha documentário que estreia na tradicional Mostra de Cinema de Tiradentes, no encerramento do evento, dia 28. O longa “Guarnieri” é dirigido pelo neto do ator, Francisco Guarnieri em uma coprodução do Curta! com a Mira Filmes.
Para Francisco, o documentário sobre o avô é uma forma de revisitar a nossa história. “Eu acho que Guarnieri, e toda a geração da década de 50, precisa sempre ser lembrada. Foi um momento onde muita coisa aconteceu, onde havia muita luta pra melhorar as coisas e uma ideia de coletividade muito forte. E isso foi interrompido pelo Golpe civil-militar de 1964.”
Francisco diz ainda que o filme também faz uma reflexão sobre a posição do homem na sociedade e na família. “Afinal, em um mundo ainda tão machista, é fundamental termos consciência dos privilégios que nós homens temos e sempre estarmos atentos às nossas atuações sociais e familiares”.
Sinopse
Gianfrancesco Guarnieri foi ator de grande sucesso na televisão, autor fundamental na história do teatro brasileiro e imagem-síntese do artista engajado. Seus filhos Flávio e Paulo, também atores, assumiram um total distanciamento entre arte, trabalho e política. A partir desses dois retratos geracionais, o neto e diretor Francisco procura refletir sobre o papel do indivíduo na sociedade, na arte e na família.