Quem curte o estilo retrô costuma dizer que não segue tendências de moda atuais. No entanto, sabemos que vira e mexe o mundo fashion busca inspiração no passado para ditar seus próximos “must-haves”. E ao invés de torcer o nariz, a popularização de determinadas peças pode ser motivo de comemoração, pois facilita seu acesso e acaba gerando preços mais competitivos, além de poder continuar sendo usadas depois que a moda passa. Portanto, nessa estação não poderia ser diferente. Selecionamos 13 tendências do verão 2017 que podem facilmente ser usadas para compor looks retrô e são encontradas fora das lojas especializadas. Vamos conferir?
1. Decote ombro a ombro
Blusa Ciganinha ou Top Bardot, não importa a denominação, as blusinhas com decote ombro a ombro chegaram pra ficar nesta estação. Elas ficam um charme quando utilizadas por dentro da saia godê, lápis ou calça de cintura alta. Vale arrematar com um broche em um dos lados. As de manga curta são sucesso garantido em looks tropicais e ótimas aliadas nos dias de calor, já as de manga cumprida ajudam a aquecer os bracinhos no frio, sem perder a graça e feminilidade.
2. Tecidos Metalizados
Super sucesso nos anos 1960, o metalizado ou moda futurista também voltou com tudo e peças com este tipo de tecido podem ser encontradas em lojas moderninhas. Fique atendo apenas à modelagem retrô e arrase! Invista em macacões mais justinhos, vestidos godê midi ou lápis e blusinhas cropped mais estruturadas. Dê preferência aos tradicionais dourado e prateado e a cores mais vibrantes, como verde, vermelho, roxo e azul.
3. Tops Cropped
Não é de hoje que o Top Cropped segue como tendência de moda. E parece que a blusinha, que mostra um pedacinho da barriga, deve continuar como tendência também no verão 2017, para a alegria das Pin-Up Girls. Para dar aquele toque 50’s e fugir da carinha oitentista-fitness, vale investir em modelos mais estruturados, de alcinha ou manguinha.
4. Macacões
Outra tendência do verão 2017 que tem tudo a ver com o estilo retrô são os macacões. O bacana que essa é uma peça bastante democrática e aparece em diferentes modelagens e tecidos. De calças capri a pantalonas, em tecidos mais pesados ou fluídos, vale buscar referências nos macacões de 1940 e 1950, épocas que essas peças fizeram um super sucesso. Mas, cuidado: fuja dos modelos moderninhos, como saruel ou de cintura muito baixa.
5. Maiôs
Foi-se o tempo em que usar maiô era sinônimo de esconder o corpo. Tendência absoluta neste verão, a peça, além de realçar as curvas, é bastante versátil, podendo ser utilizada também como body, acompanhando calças, shorts e saias. O modelo “engana-mamãe” (foto Mulher-Maravilha, abaixo) está bastante em alta, porém as peças mais comportadinhas também podem ser encontradas com facilidade hoje em dia. Modelos lisos, com estampas florais, animal print ou listrados combinam super bem com o estilo Pin-Up.
6. Tons Pastel
Outra tendência que vira e mexe volta à moda, para a alegria das Pin-ups, são os Tons Pastel ou “Candy Colors”. As principais cores dessa temporada são o azul e o rosa clarinhos, que são a cara da moda dos anos 1950. Esses tons garantem leveza e frescor ao look, além de feminilidade e delicadeza. Combinam super bem com visuais “Lady Like” e “Cheesecake”, que, como o próprio nome já diz, nos lembra doces.
7. Brincos de acrílico
Já falamos sobre o acessório queridinho dessa estação nesta matéria, aqui. Os maxi-brincos de acrílico continuam com tudo e podem ser encontrados em quase toda loja de bijuterias. Disponíveis nas mais diversas formas, a peça virou a queridinha entre as Pin-ups brasileiras, que elaboram looks super divertidos, coloridos e tropicais. A dica é investir nos modelos de frutas, aves e conchas.
8. Pantacourt (calça-saia) ou pantalona
Essas duas tendências vão especialmente para as adeptas da moda vintage, que andam cansadas das mesmas peças de sempre – vestido godê, saia lápis, calças capri e afins. Também conhecida como Calça Culotte ou Pantacourt, a Calça-Saia surgiu nos anos 1940, teve seu revival nas décadas de 1970 e 1990 e, agora, está novamente em evidência. Já a pantalona surgiu nos anos 1920, pelas mãos de Coco Chanel, e seguiu como sucesso até os anos 1940. Ambas as peças são alternativas para compor o look retrô.
9. Patches e bordados
Tendência atual de Street Style, os patches surgiram nos anos 30 por conta dos militares, mas, no mundo fashion, tiveram destaque entre a década de 1950 e 1960 como forma de expressão dos rebeldes em Londres, sendo bordados em jaquetas de gangs e afins. Esses detalhes sempre foram grandes aliados do estilo rockabilly e hoje podem ser encontrados facilmente em diferentes desenhos. Vale investir na customização de peças como cardigans, jaquetas de couro e jeans. Aposte em flamingos, caveiras, andorinhas, coquetéis e desenhos que remetam ao old school e aos anos 50. Mas, cuidado: o excesso de patches moderniza a peça.
10. Cactus, Flamingos e Abacaxis
Seguindo como tendência, os cactus, flamingos e abacaxis estão em alta e tem tudo a ver com o retrô. Eles chegam em estampas, bordados, acessórios, como bolsas e brincos, e o melhor de tudo: são a cara do verão! Aproveite a tendência para comprar aquelas tão sonhadas peças que custam bem mais caras em lojas especializadas ou são super complicadas de encontrar.
11. Estampas florais
Verão que se preze tem que ter estampa floral, e nesse não poderia ser diferente. Aproveite a estação mais quente do ano para garimpar vestidos, blusinhas e saias florais com padronagem retrô em lojas populares. É bem capaz que você encontre peças incríveis em lugares que você menos esperava.
12. Calçados em fibras naturais
Sapatos em fibras naturais, como cortiça, palha e corda, são definitivamente o must-have desta estação. O bacana é que esse material combina super bem com looks tropicais retrô e tikis. Aposte em sandálias anabela, espadrilles ou tamancos, combinados a roupas com tons vibrantes, florais, poás, xadrez ou animal print.
13. Sereismo
A tendência inspirada nas sereias e no fundo do mar parece que veio para ficar. A moda traz peças marcadas por brilhos, tons furta-cor, conchinhas, peixes, estrelas do mar e, é claro, as belas sereias. Lembrando que não é de hoje que o ser humano se fascina pelos mistérios do oceano. Além de serem lendas populares entre os marinheiros, essas figuras mitológicas fizeram bastante sucesso no cinema americano entre os anos 40 e 50. Portanto, nada melhor do que homenageá-las!