O último dia 2 de setembro foi um grande dia para os amantes de carros antigos, em especial a Kombi da Volkswagen. Neste exato dia de 1957 foi lançada a primeira unidade da clássica perua no Brasil. E nada mais justo que comemorar os seus 61 anos com a 4ª exposição de Kombis do ABC em São Bernardo do Campo, cidade que representa a fábrica no país.
No estacionamento aberto do São Bernardo Plaza Shopping foi possível ver várias versões do modelo, de várias épocas e cores, além de edições raras. O evento, que acontece anualmente e sempre na data do aniversário da Kombi, recebe apoio do Sampa Kombi Clube, responsável por reunir entusiastas e manter um acervo de informações sobre o veículo.
Além das Kombis, o evento também contou com várias outras atrações, como shows musicais, cabine fotográfica, estúdio de caricaturas, estande para massagem rápida, gastronomia, feira de antiguidades e presença de youtubers conhecidos no ramo automobilístico vintage.
A entrada do evento, que começou às dez da manhã, era gratuita somente para quem doasse 2kg de alimento não perecível até o meio dia. Todo alimento arrecadado no evento foi destinado ao Fundo Social de São Bernardo do Campo para ajudar instituições da cidade.
História da Kombi
Origem
O projeto da Kombi foi esboçado na matriz da Volkswagen, na Alemanha, no final dos anos 40 por um de seus importadores oficiais da marca, o concessionário holandês Ben Pon, em sua caderneta de bolso.
A ideia era criar um automóvel revolucionário que facilitaria a vida de distribuidoras e daqueles que precisassem transportar itens pesados demais para um carro comum, mas nem tanto a ponto de precisar de um caminhão, além de famílias que sempre viajavam. Tudo isso seguindo o já bem sucedido Fusca como base.
Em 1950 o projeto saiu do papel, foi para a produção em massa e lançado para as ruas alemãs. Inicialmente, a Kombi foi lançada em duas versões – Kastenwagen, com características de um furgão para carga, e Minibus, com bancos traseiros e janelas laterais. Posteriormente, conforme o passar dos anos, a Kombi foi ganhando novas formas como a versão pick-up, mais portas e mais janelas e mudanças no painel.
No Brasil
Em 1953, a empresa Brasmotor (hoje Brastemp) passou a importar as peças da Kombi e a montar o veículo aqui no Brasil em um galpão localizado no bairro do Ipiranga. Em 1957, o governo brasileiro daquela época, o Grupo Executivo da Indústria Automobilística e a Volkswagen decidiram nacionalizar a perua e fundar uma unidade da empresa alemã em São Bernardo do Campo.
A partir daí, tanto a produção das peças como a montagem da Kombi foram feitas aqui no Brasil, mas foi só em 1959 que a unidade brasileira da fábrica foi oficialmente inaugurada. Nos anos 70, o Brasil se tornou o exportador global de Kombis.
O veículo ganhou apelidos por diversos países. Além do nosso “Velha Senhora”, ele já foi chamado de “Hippie Van” pelos Estados Unidos e “Pão de Forma” pelos portugueses.
Fim da produção
Depois de anos evoluindo e fazendo a história de muitos pelo mundo, no final de 2013 a Volkswagen anuncia o fim da produção do veículo. Com o encerramento, a fábrica teve que demitir cerca de mil funcionários, apesar da unidade continuar ativa no Brasil, porém fabricando peças de veículos atuais.
O motivo foi que o Contran decretou que, a partir do mês de janeiro de 2014, seria obrigatório a inclusão de freios ABS e airbag duplo na produção dos veículos. A Volkswagen fez vários testes para adaptar essas novas exigências na Kombi, mas nenhuma delas teve sucesso.
Para dar adeus à Kombi, a Volkswagen lançou a versão Last Edition, uma edição limitada do modelo com design retrô, pintura “saia e blusa”, cortininhas nas janelas e calotas brancas. Além disso, junto com a nova versão do veículo, a fabricante também lançou uma campanha em vídeo emocionante para marcar sua despedida.
O vídeo da campanha você pode conferir abaixo:
Para os órfãos da Kombi, a Volkswagen anunciou no ano passado que começará com a produção de uma versão futurística da Kombi em 2022.