Home > Design > Dia Nacional da Kombi deste ano ganhou 4ª exposição de Kombis do Grande ABC; conheça sua história

Dia Nacional da Kombi deste ano ganhou 4ª exposição de Kombis do Grande ABC; conheça sua história

12 de setembro de 2018, por Leila Benedetti
Design

O domingo do dia 2 de setembro foi um grande dia para os amantes de carros antigos, em especial a Kombi da Volkswagen, pois bem neste exato dia no ano de 1957 foi lançada a primeira unidade da clássica perua no Brasil. E nada mais justo que comemorar os seus 61 anos com uma exposição na cidade representante da Volkswagen do país, São Bernardo do Campo, onde está instalada a fábrica.

No estacionamento aberto do São Bernardo Plaza Shopping, foi possível ver várias versões das Kombis, das mais antigas até as mais modernas, de cores variadas, com “cortininhas” nas janelas, aquelas no estilo pick-up com carreto de madeira e até mesmo em edições especiais, limitadas ou raras. O evento, que acontece anualmente e sempre na data do aniversário da Kombi, já está em sua quarta edição e recebe o apoio do Sampa Kombi Clube, responsável por reunir entusiastas e manter um acervo de informações sobre o veículo.

Encontro de Kombis

Exposição de Kombis aconteceu no dia 2 de setembro no estacionamento do São Bernardo Plaza Shopping para comemorar seus 61 anos de fabricação no Brasil. (Foto: Divulgação/ São Bernardo Plaza Shopping)

Além das Kombis, o evento também contou com várias outras atrações, entre elas shows musicais, Kombis interativas que funcionavam como cabine fotográfica ou como estúdio de caricaturas, estande para massagem rápida, gastronomia, feira de antiguidades e presença de youtubers conhecidos no ramo automobilístico vintage.

A entrada do evento, que se iniciou às dez da manhã, era gratuita somente para aqueles que doassem 2kg de alimento não perecível até o meio dia. Todo alimento arrecadado no evento foi destinado ao Fundo Social de São Bernardo do Campo para ajudar instituições da cidade.

Kombi

Esboço do projeto da Kombi, desenhada por Ben Pong em abril de 1947. (Foto: Reprodução)

História da Kombi

O projeto da Kombi foi esboçado na matriz da Volkswagen, que fica na Alemanha, no final da década de 1940 por um de seus importadores oficiais da marca, o concessionário holandês Ben Pon, em sua caderneta de bolso.

A ideia era criar um automóvel revolucionário que facilitaria a vida de distribuidoras e daqueles que precisassem transportar itens pesados demais para um carro comum, porém nem tanto a ponto de precisar de um caminhão, além dos que viajam com a família inteira. Tudo isso seguindo o já bem sucedido Fusca como base.

Em 1950 o projeto saiu do papel, foi para a produção em massa e lançada para as ruas alemãs. De início, a Kombi foi lançada em duas versões, a Kastenwagen, com características de um furgão para carga, e a Minibus, que continha bancos traseiros e janelas laterais. Mais tarde, conforme o passar dos anos, a Kombi foi ganhando novas formas como a versão pick-up, mais portas e mais janelas e mudanças no painel.

Evolução das Kombis

Evolução das Kombis ao longo dos anos. Alguns países, como o Peru, chamavam o veículo de “Combi”. (Foto: Reprodução)

Em 1953, a empresa Brasmotor (hoje Brastemp) passou a importar as peças da Kombi e a montar o veículo aqui no Brasil em um galpão localizado no bairro do Ipiranga até 1957, quando o governo brasileiro daquela época, junto com o Grupo Executivo da Indústria Automobilística (GEIA) e com a própria Volkswagen, decidiu nacionalizar a perua e fundar uma unidade da empresa alemã em São Bernardo do Campo.

Kombi

Antes da fábrica chegar ao Brasil, as peças da Kombi eram importadas da Alemanha e montadas pela Brasmotor. (Foto: Divulgação/Acervo histórico da Volkswagen do Brasil)

Do dia 2 de setembro de 1957 adiante, tanto a produção das peças como a montagem da Kombi foram sendo feitas aqui no Brasil, mas foi só em 1959 que a unidade brasileira da fábrica foi oficialmente inaugurada. Na década de 1970, o Brasil se tornou o exportador global de Kombis.

O veículo ganhou apelidos por diversos países, além do nosso “Velha Senhora”, ele já foi chamado de “Hippie Van” pelos Estados Unidos e “Pão de Forma” pelos portugueses.

Kombi

Fachada da fábrica nos anos 1950. (Foto: Divulgação/ Acervo histórico da Volkswagen do Brasil)

Depois de muitos anos evoluindo, ganhando motores cada vez mais potentes e fazendo a história de várias pessoas pelo mundo, no final de 2013 a Volkswagen anuncia o fim da produção do veículo, que fez com que a fábrica demitisse cerca de mil funcionários, apesar de que a fábrica continua ativa aqui no Brasil, porém fabricando peças de veículos atuais.

O motivo foi que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decretou que a partir do mês de janeiro de 2014 todos os veículos serão obrigados a serem produzidos com airbag duplo e freios ABS, a Volkswagen fez vários testes para adaptar essas novas exigências na Kombi, nenhuma delas com sucesso.

Para dar adeus à Kombi, a Volkswagen lançou a versão Last Edition, uma edição limitada da Kombi com design retrô, pintura “saia e blusa” (branco na parte superior e azul celeste na base do veículo), cortininhas em suas janelas e calotas com detalhes em branco.

Além da Last Edition, a Volkswagen, junto com a agência de publicidade AlmapBBDO, também criou uma campanha em vídeo que mostrava a Kombi deixando seu testamento para pessoas que tiveram seus momentos especiais ao lado de uma Kombi, se despedindo de todos e “voltando para casa”, na Alemanha, para visitar o filho de seu criador, Ben Pon Jr.

Kombi

Kombi Last Edition fabricada em 2014 como forma de despedida. (Foto: Divulgação/ Volkswagen do Brasil)

O vídeo da campanha você pode conferir abaixo:

Para os órfãos da Kombi, a Volkswagen anunciou no ano passado que começará com a produção de uma versão futurística da Kombi a partir de 2022. Detalhes você confere na matéria aqui.

 

Matérias Relacionadas
Expo Clássico traz exposição de carros antigos e programação musical a Sumaré – SP
Ford Mustang Alcatraz
5 momentos em que modelos Ford Mustang apareceu no cinema
São Paulo ganha estúdio de restauração e customização de carros e motos
Kombi do futuro Volkswagen
Volkswagen apresenta a Kombi ID Buzz com produção prevista para 2022

Deixe um comentário

cinco × um =