Home > Design > 4ª exposição de Kombis do ABC acontece no Dia Nacional da Kombi

4ª exposição de Kombis do ABC acontece no Dia Nacional da Kombi

12 de setembro de 2018, por Leila Benedetti
Design

O último dia 2 de setembro foi um grande dia para os amantes de carros antigos, em especial a Kombi da Volkswagen. Neste exato dia de 1957 foi lançada a primeira unidade da clássica perua no Brasil. E nada mais justo que comemorar os seus 61 anos com a 4ª exposição de Kombis do ABC em São Bernardo do Campo, cidade que representa a fábrica no país.

No estacionamento aberto do São Bernardo Plaza Shopping foi possível ver várias versões do modelo, de várias épocas e cores, além de edições raras. O evento, que acontece anualmente e sempre na data do aniversário da Kombi, recebe apoio do Sampa Kombi Clube, responsável por reunir entusiastas e manter um acervo de informações sobre o veículo.

Encontro de Kombis
(4ª exposição de Kombis do ABC. |Foto: Divulgação/ São Bernardo Plaza Shopping)

Além das Kombis, o evento também contou com várias outras atrações, como shows musicais, cabine fotográfica, estúdio de caricaturas, estande para massagem rápida, gastronomia, feira de antiguidades e presença de youtubers conhecidos no ramo automobilístico vintage.

A entrada do evento, que começou às dez da manhã, era gratuita somente para quem doasse 2kg de alimento não perecível até o meio dia. Todo alimento arrecadado no evento foi destinado ao Fundo Social de São Bernardo do Campo para ajudar instituições da cidade.

Kombi
(Esboço do projeto da Kombi, desenhada por Ben Pon em abril de 1947. |Foto: Reprodução)

História da Kombi

Origem

O projeto da Kombi foi esboçado na matriz da Volkswagen, na Alemanha, no final dos anos 40 por um de seus importadores oficiais da marca, o concessionário holandês Ben Pon, em sua caderneta de bolso.

A ideia era criar um automóvel revolucionário que facilitaria a vida de distribuidoras e daqueles que precisassem transportar itens pesados demais para um carro comum, mas nem tanto a ponto de precisar de um caminhão, além de famílias que sempre viajavam. Tudo isso seguindo o já bem sucedido Fusca como base.

Em 1950 o projeto saiu do papel, foi para a produção em massa e lançado para as ruas alemãs. Inicialmente, a Kombi foi lançada em duas versões – Kastenwagen, com características de um furgão para carga, e Minibus, com bancos traseiros e janelas laterais. Posteriormente, conforme o passar dos anos, a Kombi foi ganhando novas formas como a versão pick-up, mais portas e mais janelas e mudanças no painel.

Evolução das Kombis
(Evolução das Kombis ao longo dos anos. Alguns países, como o Peru, chamavam o veículo de “Combi”. |Foto: Reprodução)

No Brasil

Em 1953, a empresa Brasmotor (hoje Brastemp) passou a importar as peças da Kombi e a montar o veículo aqui no Brasil em um galpão localizado no bairro do Ipiranga. Em 1957, o governo brasileiro daquela época, o Grupo Executivo da Indústria Automobilística e a Volkswagen decidiram nacionalizar a perua e fundar uma unidade da empresa alemã em São Bernardo do Campo.

Kombi
(Antes da fábrica chegar ao Brasil, as peças da Kombi eram importadas da Alemanha e montadas pela Brasmotor. |Foto: Divulgação/Acervo histórico da Volkswagen do Brasil)

A partir daí, tanto a produção das peças como a montagem da Kombi foram feitas aqui no Brasil, mas foi só em 1959 que a unidade brasileira da fábrica foi oficialmente inaugurada. Nos anos 70, o Brasil se tornou o exportador global de Kombis.

O veículo ganhou apelidos por diversos países. Além do nosso “Velha Senhora”, ele já foi chamado de “Hippie Van” pelos Estados Unidos e “Pão de Forma” pelos portugueses.

Kombi
(Fachada da fábrica nos anos 1950. |Foto: Divulgação/ Acervo histórico da Volkswagen do Brasil)

Fim da produção

Depois de anos evoluindo e fazendo a história de muitos pelo mundo, no final de 2013 a Volkswagen anuncia o fim da produção do veículo. Com o encerramento, a fábrica teve que demitir cerca de mil funcionários, apesar da unidade continuar ativa no Brasil, porém fabricando peças de veículos atuais.

O motivo foi que o Contran decretou que, a partir do mês de janeiro de 2014, seria obrigatório a inclusão de freios ABS e airbag duplo na produção dos veículos. A Volkswagen fez vários testes para adaptar essas novas exigências na Kombi, mas nenhuma delas teve sucesso.

Para dar adeus à Kombi, a Volkswagen lançou a versão Last Edition, uma edição limitada do modelo com design retrô, pintura “saia e blusa”, cortininhas nas janelas e calotas brancas. Além disso, junto com a nova versão do veículo, a fabricante também lançou uma campanha em vídeo emocionante para marcar sua despedida.

Kombi
(Kombi Last Edition fabricada em 2014 como forma de despedida. |Foto: Divulgação/ Volkswagen do Brasil)

O vídeo da campanha você pode conferir abaixo:

Para os órfãos da Kombi, a Volkswagen anunciou no ano passado que começará com a produção de uma versão futurística da Kombi em 2022.

Matérias Relacionadas
Volkswagen do Brasil celebra 70 anos
Volkswagen do Brasil celebra 70 anos com campanha emocionante e chegada de nova Kombi
7 itens de carros antigos que não existem mais e deixaram saudades
Expo Fusca 2020
Expo Fusca 2020: exposição em SP reúne carros com mais de 60 anos de história para contar
Fusca
The Last Miles: Volkswagen se despede do Fusca ao som de Beatles em video, confira!

Deixe um comentário