Home > Destaque > Morte de Johnny Cash completa 15 anos; ouça seleção de músicas do Homem de Preto

Morte de Johnny Cash completa 15 anos; ouça seleção de músicas do Homem de Preto

12 de setembro de 2018, por Veronica Schneider
Música

Assim como Elvis Presley, Marilyn Monroe e diversas outras personalidades da época, Johnny Cash era viciado em anfetaminas e barbitúricos. Mas, ao contrário dessas duas estrelas, Cash não morreu por conta de seu vício, mas por problemas com a diabetes em 12 de setembro de 2003, há exatos 15 anos.

Há quem diga que Cash morreu de tristeza, já que seu falecimento se deu aos 71 anos, 3 meses depois da morte de sua esposa, June Carter, por complicações de uma cirurgia no coração. Ao lado de June, o cantor viveu durante 35 anos e juntos eles protagonizaram um dos romances mais intensos e famosos da história da música, que, inclusive se transformou no filme Walk the Line (2005), intitulado de Johnny & June no Brasil.

Johnny Cash e June Carter

Johnny Cash e June Carter (Foto: Reprodução)

Cash, filho de um fazendeiro pobre e alcóolatra, nasceu no Arkansas e perdeu seu querido irmão Jack quando tinha apenas 12 anos, e o acidente o afetou profundamente para o resto da vida. Johnny passou grande parte da infância ligado à música gospel, já que vinha de família protestante, e começou a compor e tocar violão ainda jovem.

Muita gente não sabe, mas “Folsom Prison Blues” foi composta muito antes de sua fama, quando ainda servia à Força Aérea Americana na Alemanha. Depois de voltar da Europa, Cash mudou-se para Memphis, Tennessee, e procurou a gravadora mais visionária da época, a Sun Records, que também lançou Elvis Presley.

Na Sun, Johnny gravou “Hey Porter” e “Cry Cry Cry”, que foram lançadas em 1955 e fizeram o Homem de Preto reservar seu lugar na trilha da fama da história da música. Johnny Cash sempre caminhou paralelamente no universo country e no rock e, assim como seus amigos do rockabilly – Elvis e Carl Perkins –, era um clássico bad boy dos anos 1950.

Johnny Cash nos anos 50

Johnny Cash nos anos 50 (Foto: Reprodução)

O cantor tinha a personalidade tempestuosa e costumava protagonizar constantes polêmicas; já foi preso e se apresentou em prisões como as de San Quentin e Folsom, que lhe rendeu seus dois álbuns ao vivo mais bem-sucedidos, Johnny Cash at Folsom Prison, de 1968, e Johnny Cash at San Quentin, de 1969.

A verdade é que, junto com sua banda de apoio, Tennessee Two, com sua voz marcante e sepulcral, suas letras rebeldes e melancólicas, e sua intensidade e personalidade arrebatadoras, Johnny Cash se tornou um dos artistas mais respeitados de todos os tempos. E mesmo depois de anos de carreira, ainda era um mito.

Johnny Cash em 2002

Johnny Cash em 2002 (Foto: Reprodução)

Em 2002, lançou American IV: The Man Comes Around, disco que contava com metade de material original e metade de covers. Esse álbum apresentou a versão de Johnny para a música “Hurt”, originalmente gravada pelo Nine Inch Nails. A versão do cantor foi considerada melhor que a original, se tornou seu último sucesso e lhe rendeu um Grammy de “Melhor Videoclipe”.

Seu legado é imenso, mas, como a intenção aqui não é fazer um perfil com sua discografia completa, prêmios e maiores sucessos, separamos 10 músicas indispensáveis da carreira do cantor, para você que ainda não conhece (?) – mas precisa – o trabalho do Homem de Preto. Tudo isso para não deixarmos passar em branco os 15 anos de sua morte. Confira!

Folsom Prison Blues

Hurt

I Walk the Line

Jackson com June Carter

Cocaine Blues

Ring of Fire

Man in Black

Cry Cry Cry

Orange Blossom Special

(Ghost) Riders in the Sky

Big River

A Boy Named Sue

Home of The Blues

Essa matéria foi escrita por um de nossos colunistas. Também quer fazer parte dessa equipe de apaixonados pelo Universo Retrô? Escreva para contato@universoretro.com.br e descubra como! :)

Matérias Relacionadas
Documentário do Elvis
Documentário ‘Elvis Presley: The Searcher’ estreia na HBO em outubro
Projeto “Elvis: The Rockin’ Years” em tributo aos 40 anos da morte de Elvis Presley
40 anos sem Elvis Presley: 14 sons do Rei do Rock escolhidos a dedo por 14 fãs
Pin-Ups Gang Elvis
Pin-ups participam de desfile com figurinos inspirados nos filmes de Elvis Presley

Deixe um comentário

dois × dois =