Ultimamente foram relançados vários itens das décadas de 1980 e 1990, que vão desde a gargantilha tribal e chocolates Surpresa até tamagochis e consoles de games clássicos, como Super Nintendo, Atari e MegaDrive, mas ninguém reparou que estava faltando algo para que pudéssemos ter totalmente a sensação de viver há vinte ou trinta anos atrás, os computadores antigos com jogos DOS.
Pensando nisso, a empresa americana Unit-E está com um projeto cujo objetivo é trazer esses jogos para o mercado. O mais interessante é que esses jogos não virão em forma de website com arquivos disponíveis para download, mas sim dentro de um console de videogame na qual sua carcaça tem a forma de um CPU na cor bege, típico dos anos 1990.
Cabendo na palma da mão, o PC Classic virá com 30 jogos DOS na memória, além de um espaço vazio para ler mais jogos de mesmo formato armazenados em um cartão SD e vendidos separadamente. A listagem dos jogos ainda não foi divulgada, mas é muito provável que entre os jogos estará Doom, o maior clássico de todos. Segundo a empresa, todos os jogos serão licenciados por seus autores originais, ou seja, não haverá pirataria envolvida.
O console terá entradas HDMI e AV permitindo que os jogos sejam projetados na televisão ou no monitor do computador, duas entradas USB para joysticks ou mouses e teclados convencionais e, o mais atrativo, uma entrada para cartão SD que lembra os antigos drives de disquete. Há planos da Unit-e de lançar periféricos próprios para o PC Classic, como joysticks, um mini teclado ou um mini mouse, mas isso seria pensado depois do console entrar para o mercado, entrariam como acessórios que seriam vendidos separadamente.
A Unit-E, por ser uma pequena empresa e não ter muita verba, pretende lançar seu projeto em vários sites de financiamento coletivo entre o final de novembro e começo de dezembro deste ano, se tudo der certo, a produção em massa do console terá início no meio do ano que vem e será inserido no mercado por 99 dólares. Quem sabe chega no Brasil, não?