Home > Design > PC Classic: projeto de console de videogame retrô promete trazer jogos DOS ao mercado nostálgico

PC Classic: projeto de console de videogame retrô promete trazer jogos DOS ao mercado nostálgico

1 de dezembro de 2018, por Leila Benedetti
Design
PC Classic

Ultimamente foram relançados vários itens das décadas de 1980 e 1990, que vão desde a gargantilha tribal e chocolates Surpresa até tamagochis e consoles de games clássicos, como Super Nintendo, Atari e MegaDrive, mas ninguém reparou que estava faltando algo para que pudéssemos ter totalmente a sensação de viver há vinte ou trinta anos atrás, os computadores antigos com jogos DOS.

Pensando nisso, a empresa americana Unit-E está com um projeto cujo objetivo é trazer esses jogos para o mercado. O mais interessante é que esses jogos não virão em forma de website com arquivos disponíveis para download, mas sim dentro de um console de videogame na qual sua carcaça tem a forma de um CPU na cor bege, típico dos anos 1990.

Cabendo na palma da mão, o PC Classic virá com 30 jogos DOS na memória, além de um espaço vazio para ler mais jogos de mesmo formato armazenados em um cartão SD e vendidos separadamente. A listagem dos jogos ainda não foi divulgada, mas é muito provável que entre os jogos estará Doom, o maior clássico de todos. Segundo a empresa, todos os jogos serão licenciados por seus autores originais, ou seja, não haverá pirataria envolvida.

Clássico Doom

Clássico Doom, de 1993, tem grandes chances de integrar a lista de jogos do PC Classic (Foto: Divulgação/ ID Software)

O console terá entradas HDMI e AV permitindo que os jogos sejam projetados na televisão ou no monitor do computador, duas entradas USB para joysticks ou mouses e teclados convencionais e, o mais atrativo, uma entrada para cartão SD que lembra os antigos drives de disquete. Há planos da Unit-e de lançar periféricos próprios para o PC Classic, como joysticks, um mini teclado ou um mini mouse, mas isso seria pensado depois do console entrar para o mercado, entrariam como acessórios que seriam vendidos separadamente.

Console Pc Classic

Do tamanho da palma da mão, o console tem portas HDMI, AV, USB e ainda uma entrada para cartão SD que simula os antigos drives de disquete (Foto: Reprodução/ Unit-E)

A Unit-E, por ser uma pequena empresa e não ter muita verba, pretende lançar seu projeto em vários sites de financiamento coletivo entre o final de novembro e começo de dezembro deste ano, se tudo der certo, a produção em massa do console terá início no meio do ano que vem e será inserido no mercado por 99 dólares. Quem sabe chega no Brasil, não?

Matérias Relacionadas
atari-pacman
Tectoy lança Atari Flashback 8 e anuncia uma versão portátil do console
Atari
Atari volta ao Brasil com versão retrô; o novo modelo é lançado pela Tectoy
Decoração Games
7 itens para fazer uma decoração de videogames retrô na sua casa
Game Netflix
Netflix lança jogo retrô com personagens de suas séries originais semelhante ao Super Mario Run

Deixe um comentário

dezenove + doze =