Foto da capa: Divulgação/Ar Viltansou
O caso não é muito recente, foi à tona em meados de março, mas só por ser algo inusitado e vintage ao mesmo tempo merece virar matéria aqui no Universo Retrô. Por 35 anos, pedaços de aparelhos telefônicos do Garfield, foram encontrados nas praias da Bretanha, França. Imagine tomar banho de sol e de repente se deparar com uma cabeça de plástico do icônico personagem na areia ou mergulhar no mar e ver um gancho de telefone laranja boiando!?
Foi só um pouco mais de três décadas depois que, finalmente, os moradores da região desvendaram o mistério ao descobrir um contêiner cheio desses aparelhos, já deteriorados, perdido no começo da década de 1980 e foi parar numa caverna submarina, onde o acesso só é possível quando a maré está baixa. Segundo os moradores, não tem como retirar o contêiner da caverna, portanto os banhistas da Bretanha continuarão encontrando os aparelhos telefônicos do Garfield por mais alguns anos.
Este episódio foi considerado símbolo de poluição da praia pela Ar Viltansou, um grupo de voluntários que ajudam na limpeza das praias francesas, que usam imagens dos restos dos aparelhos telefônicos como forma de conscientização sobre a poluição plástica em suas redes sociais.