Tradicionalmente o Dia dos Namorados no Brasil é comemorado no dia 12 de junho. Mas, vocês já devem ter percebido que há também o Valentine’s Day, data americana comemorada no dia 14 de fevereiro, mas que ainda não é muito explorada por aqui.
Diferente do Dia dos Namorados, em que o foco está nos casais, o Valentine’s Day é uma data para celebrar todos os tipos de amor, independente de relacionamento entre casal. Pode ser compartilhado entre pais, filhos, amigos…, o importante é celebrar com quem você ama através de cartões, flores, presentes e muito carinho.
DIA DOS NAMORADOS
O Dia dos Namorados surgiu no Brasil de forma totalmente comercial. Apesar de preceder um dia antes do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, a data foi criada pelo publicitário João Dória, pai do atual governador de São Paulo.
Contratado pela loja Exposição Clipper para alavancar as vendas no mês de junho, a data foi criada no final dos anos 40, inspirada em outras datas comemorativas, como Dia das Mães, em que há o hábito de presentear outras pessoas, aumentando assim a demanda de consumo.
Com o slogan “Não é só de beijos que se prova o amor” e “Não se esqueçam: amor com amor se paga”, o anúncio chegou a ganhar prêmio na época pela Associação Paulista de Propaganda, como a melhor do ano. A data começou então a se propagar por todo o Brasil nos anos seguintes e tem sido celebrada até os dias de hoje.
VALENTINE’S DAY
O Valentine’s Day, ou Dia de São Valentim, em português, começou a ser celebrado ainda no início do século V. Trata-se de uma data já antiga no calendário americano e é uma das mais importantes na Europa e Estados Unidos.
Apesar de ter muitas explicações sobre a origem de sua história, resumidamente, a principal delas é que Valentim era um padre que foi condenado a pena de morte. Na época, o então imperador Claudius II baniu o casamento, por achar que os homens seriam melhores soldados se fossem solteiros, sem vínculo familiar. O padre discordava dessa opinião e fazia casamentos escondidos.
Ao ser descoberto Valentim foi preso. Nesse período da prisão, se apaixonou pela filha do carcereiro, a qual escreveu uma carta no dia de sua sentença assinada como “De seu Valentim”, o que originou a prática de envio de cartões para as pessoas amadas no dia 14 de fevereiro.
PIN-UPS E VALENTINE’S DAY
Como de praxe, o universo das pin-ups é bem abrangente, e entre as fotografias vintage, esse tema sempre foi muito abordado, principalmente nos Estados Unidos, em que o Valentine’s Day tem grande força.
É comum ver fotos de ilustrações de pin-ups com corações, balões, caixas de bombons, entre outros elementos que representam o amor. O tema também tem inspirado muitas pin-ups brasileiras a serem fotografadas com a temática, em especial, no Dia dos Namorados.
Apaixonadas por esse tema, fizemos também essas fotos inspiradas nesse universo do amor com bombons, corações, sensualidade e romantismo.
DIA DOS NAMORADOS NO SPOTIFY DO UNIVERSO RETRÔ
O Universo Retrô possui algumas playlist no Spotify dedicada aos casais apaixonados. Entre elas, Kiss Me Quick, Duetos Inesquecíveis, Sexy Blues e em especial, a Estúpido Cúpido.
FICHA TÉCNICA
Modelos: Miss De-Lovely e Miss Daisy
Produção: Universo Retrô
Fotografia: Ronaldo Pasianot
Penhoar: Description Lingerie
Meias: Bruna Pepper
Lingeries: Sim Senhorita
Acessórios de Cabeça: Dracurella HeadPieces
Locação: Estúdio Elemento D