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A publicidade como impulsionadora da arte pin-up

27 de outubro de 2019, por Daise Alves
Design
Pin-Up Aviadora

Como vimos em Da arte ao lifestyle: As mudanças no Universo das Pin-Ups ao longo dos anos, o estilo pin-up, que surgiu como ilustrações, abraçou também o mundo da fotografia e se estendeu nos dias de hoje para um estilo de vida. Não é preciso ser uma modelo ou uma ilustração para ser uma pin-up, e garotas que adotam o estilo inspirado nas décadas do meio do século XX se denominam como tal.

Propaganda vintage da Coca-Cola

Propaganda vintage da Coca-Cola com a figura de uma ilustração pin-up

Mas, porque a arte pin-up ficou tão famosa entre os anos 40 e 60? Diferente das ilustrações de Belas Artes, a arte pin-up foi criada com um vínculo bastante comercial e bem ligado a publicidade. Vamos entender o porquê:

O INÍCIO DA ILUSTRAÇÃO NA PUBLICIDADE

No princípio, a comunicação, principalmente em jornais e revistas, eram muito textuais. Até que essa indústria percebeu que imagens, tanto na capa, quanto no miolo, traziam mais resultados, gerando mais vendas.

A Imprensa, N.º 1, 21 de Junho de 1919

Jornal A Imprensa, N.º 1, 21 de Junho de 1919

Como a arte da fotografia, principal elemento da comunicação hoje, ao lado de vídeos, ainda não estava em voga, eram as ilustrações que traziam esse peso visual. Com os avanços tecnológicos de impressão e a percepção de que imagens atraíam público, a “ilustração glamour” passou a se fortalecer no século XX.

Charles Dana Gibson, Christmas Number, 1902.

Charles Dana Gibson, Christmas, 1902.

A primeira representação do que seria essa figura feminina da ilustração glamourosa começou ainda no século XX com as Gibson Girls, criação de Charles Gibson que conquistou a América. Mas foi mesmo após os anos 30 que o conceito se expandiu.

O FINANCIAMENTO DESSAS ILUSTRAÇÕES

Além dos veículos de comunicação, empresas passaram a investir em produtos promocionais que tivessem imagens com esse apelo. A Brown & Bigelow, que ficou conhecida principalmente pelos seus tradicionais calendários, foi uma das empresas que mais contratou artistas para desenvolver esse tipo de material.

Calendário Brown & Bigelow, 1946

Calendário Brown & Bigelow, 1946

Mas, foi mesmo com grandes empresas como Coca-Cola e GE que a figura da pin-up e da perfeita família americana se expandiu, estampando não só embalagens de produtos, mas também capas de livros, anúncios em revistas e outdoors. Esse tipo de ilustração tornou-se, um ícone da cultura pop daquela geração.

A PUBLICIDADE COMO IMPULSIONADORA DA ARTE PIN-UP

A publicidade, que sempre se encarregou de gerar identificação, estava focada em mostrar o que era melhor e perfeito. Os ilustradores se encarregavam de representar o dia a dia desses consumidores nas mais variadas situações.

A Coca-Cola, que tinha muitas pin-ups em sua comunicação, também tinha a representação da típica família americana. Pessoas comuns fazendo coisas cotidianas. As ilustrações tinham o objetivo de retratar o sonho americano como um estilo de vida seguro e confortável. Ilustrava também cenas atemporais que refletiam medos e alegrias de seus consumidores.

Campanha de 1937 da Coca-Cola mostrando uma família feliz

Campanha de 1937 da Coca-Cola mostrando uma família feliz

Muito desses trabalhos podiam ser vistos em anúncios publicitários publicados em revistas como Cosmopolitan, Good Housekeeping e Woman’s Home Companion.

GIL ELVGREN, MAIOR REPRESENTANTE GRÁFICO DE SEU TEMPO

Nos anos 50 e 60, fim da segunda guerra mundial, a arte da ilustração americana vive sua década de ouro com recordes de trabalhos em livros, calendários e publicidade.

Apesar de terem muitos ilustradores nessa época, Gil Elvgren é o mais lembrado atualmente, talvez, porque foi um dos que teve mais destaque em sua época e que mais recebeu suporte das marcas. A sua arte era um verdadeiro escape da realidade nos tempos de guerra. Sua carreira durou mais de 40 anos.

Arte de Gil Elvgren para o Calendário da Napa

Arte de Gil Elvgren para o Calendário da Napa

Grande parte do seu trabalho foi para fins comerciais, trabalhando para empresas como as já citadas Brown & Bigelow e Coca-Cola. Mas, também contribuiu para outras campanhas publicitárias de companhias como Orange Crush, General Eletric e Napa Auto Part.

A ARTE PIN-UP NOS DIAS DE HOJE

Com o crescimento da fotografia, a ilustração já não se faz mais tão presente em campanhas publicitárias. Entretanto, ainda vemos a presença de pin-ups em algumas embalagens retrô ou projetos especiais de marcas.

Em relação as garotas adeptas ao estilo, tudo está muito atrelado a fotos. Entretanto, há diversos artistas alternativos que se dedicam a esse tipo de ilustração. Muitos deles, como vimos em 4 ilustradoras brasileiras para conhecer, usam de figuras reais, assim como os ilustradores da época, para criar seus desenhos com estética pin-up.

Ilustração por Aline Lacroc

Editoras do Universo Retrô ilustradas por Aline Lacroc

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