Ao concluir a faculdade, o estudante de jornalismo Eduardo Molinar, residente da região de Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul, decidiu fazer um projeto experimental que resultará num livro-reportagem sobre o Rockabilly no Brasil.
O gênero musical explodiu nos anos 50, tendo um leve declínio nas décadas seguintes, recuperando sua popularidade nos anos 80. Nos últimos anos, a subcultura tem ficado cada vez mais forte no Brasil, conquistando novos admiradores e adeptos do estilo.
Para desenvolver o projeto, Eduardo saiu da sua cidade para fazer pesquisa de campo nas regiões de São Paulo e do Grande ABC, locais onde a cena é mais forte no estado, para conversar com alguns personagens. Entre eles Fabio McCoy, um dos fundadores do Crazy Legs Rockabilly, extinta banda responsável por fazer crescer o movimento no Brasil, no qual participou da primeira formação com Henry Paul e Sonny Rocker, também fundador da banda Space Comets. Além de Eric Von Zipper e Alexandre Yê, outros grandes nomes do movimento.
Para dar maior credibilidade a essa iniciativa, o estudante e futuro jornalista também entrevista artistas internacionais, como Levi Dexter (do Levi and the Rockats), Ronny Weiser e Tim Worman (vocalista dos Polecats).
“Eu espero trazer o movimento rockabilly de volta ao lugar dele, trazendo uma publicação pioneira que reúna alguns personagens que fizeram a história desse gênero aqui no Brasil. E mais importante: mostrar a todos que rockabilly não é coisa de fim de semana e sim um estilo vida. Quero mudar a ideia que as pessoas, em geral, têm de nós. Sei que não conseguirei ‘reviver’ os anos 80 e 90, mas também gostaria que os rockers olhassem para trás e vissem tudo que eles já conseguiram fazer. Se reunissem novamente e continuassem fazendo grandes eventos e modificando vidas. Todos juntos!”, diz Eduardo sobre o lançamento do livro.
Para introduzir o livro que será lançado em 2016, Eduardo Molinar também fará parte da equipe de Colunistas do Universo Retrô, onde escreverá matérias sobre assuntos que estarão em seu livro, além de breves estudos sobre os anos 50. Aguarde!
só espero que ele não esqueça da cena do interior de SP, onde o bicho pegava também
Com certeza não esqueci dessa cena também.
https://www.youtube.com/watch?v=4TR4Sr7sLJU
Existia uma banda chamada Road Runners em SP Capital que tocava na maioria das festas desde 88 até 92.
Parabéns Eduardo pelo trabalho jornalistico sobre a cultura rockabilly ….
Parabéns Eduardo pelo trabalho jornalistico sobre a cultura rockabilly no brasil……sucesso
Muito obrigado, Ricardo! Logo haverá lançamentos em SP e ABC. Aguarde!
Não será um livo autêntico se não falar de IVAN e IVANIO…
Então, San…falarei de muitos personagens da cena. É pra isso que estou há mais de ano trabalhando, para fazer o livro ficar autêntico. Tem muitos para citar, muita gente, muitos tópicos. Será autêntico, eu te garanto.
Parabéns Eduardo! É um profissional dedicado e interessado em ser o melhor possível no processo de união de informações para seu livro e sei que fará um excelente trabalho sendo colunista neste site. Que você tenha mais e mais conquistas! Sucesso!
Muito obrigado, Nívea! Estou trabalhando duro para que seja um grande registro da nossa cultura! Logo veremos o resultado do meu trabalho.