Para quem tem todo o tempo livre do mundo durante este momento de isolamento social, nada melhor do que maratonar filmes. E o mais bacana, porém nem todos sabem, é que diversas plataformas de streaming, até mesmo a Netflix, transmitem filmes clássicos, que hoje são considerados cults, dos anos 60.
Se baseando em um artigo do colunista Miguel Barbieri, da Veja, o Universo Retrô listou dez filmes para você, sessentista e cinéfilo cult, maratonar embaixo de seu cobertor e segurando um balde de pipoca, confira:
1 – Psicose (1960, Netflix e Telecine Play)
O clássico de Hitchcock conta a história de uma secretária que rouba 40 mil dólares para se casar com o namorado e foge para um hotel. Lá ela conhece o educado, porém nervoso proprietário do local, que vive uma relação conturbada com sua mãe e é apaixonado pela taxidermia.
2 – Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964, Canal Brasil pelo NOW)
Passando por uma vida difícil por conta da seca nordestina, o vaqueiro Manoel (Geraldo Del Rey) se revolta contra a exploração do Coronel Moraes (Milton Rosa) e acaba matando-o. Por conta do assassinato, ele é perseguido e acaba fugindo com sua esposa Rosa (Yoná Magalhães), juntando-se aos seguidores do beato Sebastião (Lídio Silva), que promete o fim de qualquer sofrimento.
3 – A Bela da Tarde (1967, Looke, Apple TV+ e Google Play)
A jovem e rica Séverine (Catherine Deneuve) é infeliz e vive um relacionamento morno com seu marido médico (Jean Sorel). Para dar mais emoção à sua vida, ela decide passar suas tardes trabalhando como prostituta no bordel de Madame Anais (Geniviève Page), porém aparece um cliente abusivo pronto para complicar a situação.
4 – A Primeira Noite de um Homem (1967, Google Play):
O filme é um dos clássicos estrelado por Dustin Hoffman e popularizou os hits de Simon and Garfunkel. Seu enredo conta a história de um jovem recém-formado da faculdade, Benjamin Braddock, que é seduzido pela Sra. Robinson, a mulher do sócio de seu pai.
5 – Adivinhe Quem Vem para Jantar (1967, NOW e Google Play )
Este clássico traz uma reflexão sobre o racismo cravado na sociedade. Seu enredo gira em torno de um jantar promovido pela jovem branca de classe média alta Joanna (Katherine Houghton) para apresentar seu noivo, o médico negro Dr. Prentice (Sidney Poitier), para seus pais e amigos, que consideram o relacionamento do casal um tanto polêmico por ser misto.
6 – 2001: uma Odisseia no Espaço (1968, Telecine Play, Looke, Apple TV+ e Google Play)
Ambientado em 2001, que para os produtores do filme era considerado uma época futura, este clássico dos clássicos conta a história de uma equipe de astronautas que recebe a missão de investigar um misterioso monolito negro que, desde a época da pré-história, emite sinais de outra civilização. No meio da viagem, o computador da nave Discovery entra em pane e tenta assumir sozinho o controle, causando risco de vida aos tripulantes.
7 – Era Uma Vez no Oeste (1968, Netflix e NOW)
Um pai e todos os seus filhos são brutalmente assassinados por um matador profissional durante uma briga pelas suas terras, que seriam futuramente transformadas em uma estrada de ferro. Porém ninguém imaginava que, viúvo há seis anos, havia se casado com uma prostituta. A moça passa a ser a dona do local e a protegida de um atirador.
8 – O Bebê de Rosemary (1968, Amazon Prime Video e Google Play)
Este clássico de terror conta a história de um casal, Rosemary (Mia Farrow) e Guy Woodhouse (John Cassavetes), que se muda para um prédio misterioso. Quando Rosemary engravida, passa a ter alucinações e vê seu marido envolvido pelos vizinhos, que fazem parte de uma seita de bruxas que quer que ela dê a luz ao Filho das Trevas.
9 – Se… (1969, Amazon Prime Video)
Sendo um marco da contracultura, o filme gira em torno de uma rebelião provocada por jovens estudantes de uma escola pública na Inglaterra.
10 – Sem Destino (1969, Telecine Play e Google Play)
O clássico bem no estilo Harley-Davidson é protagonizado por uma dupla de motociclistas, Wyatt (Peter Fonda) e Billy (Dennis Hopper). Os dois contrabandeam drogas do México para Los Angeles e vendem-as para um homem em um Rolls-Royce. Com o dinheiro da venda, os motociclistas tentam ir para Nova Orleans com o objetivo de participar do Mardi Gras.
Conhece mais clássicos dos anos 60 para maratonar no streaming? Deixe um comentário.