Home > Cinema & TV > WandaVision: 8º episódio faz uma viagem aos traumas do passado de Wanda e reescreve parte do que já conhecemos do MCU

WandaVision: 8º episódio faz uma viagem aos traumas do passado de Wanda e reescreve parte do que já conhecemos do MCU

3 de março de 2021, por Aline Merkle
Cinema & TV
WandaVision

O 8º episódio de WandaVision foi lançado, nesta sexta-feira (26). Dessa vez, o capítulo foi totalmente focado na própria Wanda (Elizabeth Olsen) e na bruxa Agatha Harkness (Kathryn Hahn), abandonando de vez a estética de sitcom e se aproximando do que já conhecemos dentro do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU).

Esse episódio foi cheio de reviravoltas e revelações, principalmente, no que toca a origem dos poderes de Wanda, mudando a perspectiva do espectador sobre tudo o que tinha sido estabelecido até agora.

O passado de Agatha

Dessa vez, o episódio começa na cidade de Salem, em 1693, onde Agatha é levada por outras mulheres para dentro de uma floresta. Amarrada a uma estaca de madeira, ela implora para ser solta. Inclusive, para a própria mãe, que também está ali.

A bruxa é acusada pelo restante do coven de roubar conhecimento. Ela negou no início, mas acaba confessando o que fez. Mesmo assim, ela diz para mãe que ela “pode ser boa”, o que nos mostra que talvez ela realmente não seja a vilã da série.

Agatha, em Salem, sendo atacada por outras bruxas
(Agatha, em Salem, sendo atacada por outras bruxas)

Mesmo assim, Agatha é atacada pelas outras bruxas, mas ela se solta e suga a energia das outras, inclusive, as da própria mãe. Nesse momento, é revelado a origem do broche, que ela carrega desde o início da série.

Viagem ao centro da Wanda

Voltamos para o exato momento em que o episódio anterior tinha acabado, porém, ao contrário do que tinha sido insinuado, Agatha mostra que não é a responsável pelos acontecimentos de Westview.

A bruxa pergunta para Wanda como ela criou tudo aquilo, ela insiste em dizer que não sabe, mas Agatha diz que está com os filhos dela e é melhor a heroína cooperar. As duas então embarcam nas memórias de Wanda, desde a infância em Sokovia.

Descobrimos que Wanda sempre gostou das sitcons antigas, que assistia em família e que já tinha poderes na infância. Inclusive, usou magia para impedir a bomba das indústrias Stark de explodir, durante o tempo que ficou com o irmão esperando ajuda, após o bombardeio que matou o pai deles.

Wanda quando era criança
(Wanda quando era criança)

A partir de então, a série passa por vários traumas de Wanda, como os experimentos pelos quais ela passou, junto com Pietro, enquanto estava sob tutela da Hydra.

Uma cena que pode causar especulações é quando Wanda toca o tesseract (joia do espaço), que passa a brilhar em amarelo, cor da joia da mente. Ela vê o que parece ser a própria silhueta vestida com o uniforme da Feiticeira Escarlate, antes de desmaiar.

Na próxima parada, aparece Wanda assistindo Malcolm in the Middle, no complexo dos Vingadores, logo depois de perder o irmão Pietro (Aaron Taylor-Johnson) e se consolando com Visão (Paul Bettany). Aqui acontece um dos diálogos mais profundos de todo o MCU.

Wanda e Visão na sede dos Vingadores
(Wanda e Visão na sede dos Vingadores)

Neste ponto, presenciamos a maior surpresa do episódio. Como já imaginávamos, Wanda vai até a sede da S.W.O.R.D buscar o corpo de Visão, mas Hayward (Josh Stamberg) explica que não pode deixá-la sair dali com todo aquele vibranium.

E é aqui que ocorre o plot twist! Wanda invade o laboratório na intenção de levar o corpo desmontado do amado, mas ao tocá-lo ela percebe que não consegue mais sentí-lo e decide ir embora. Wanda buscando paz vai para Westview. Ela passa pelos personagens que conhecemos dos episódios anteriores, porém, ao chegar no terreno que se tornou sua casa com o Visão, a heroína sucumbe ao luto.

Wanda cobre a cidade com sua energia, misturada a uma energia amarela, possivelmente proveniente da joia da mente. O Sintozóide aparece inteiro em sua frente, mostrando que ele não é apenas um corpo reanimado.

Agatha explica que aquilo é magia do caos, que até então a bruxa acreditava ser um mito, e que Wanda é uma Feiticeira Escarlate. É a primeira vez que a heroína é chamada assim dentro do MCU. Nos quadrinhos, Feiticeira Escarlate é um título passado dentro da família de Wanda, a própria mãe dela carregou o manto durante um tempo.

Cena pós-crédito

Mais uma vez há uma cena pós-crédito. Dessa vez, o diretor Hayward diz que está tudo pronto e que eles irão atacar esta noite. Ele também diz ter percebido que na verdade só precisava da energia da Wanda, para trazer o Sintozóide de volta à vida.

Aparece então o corpo do Visão, modificado, sem cor alguma, sendo ativado. Nos quadrinhos, o Visão Branco é uma versão totalmente desprovida de sentimentos do Sintozóide, ele nem se quer lembrar de Wanda, e é usado como arma.

E agora?

No Twitter o perfil oficial da Marvel publicou que o 8ª capítulo já estava disponível no Disney+ e informou que ainda faltavam dois, o que deixou o público confuso. Já existiam boatos de que a série chegaria ao 10º episódio devido ao período de duas semanas entre o final de WandaVision e o início de Falcão e o Soldado Invernal.

Matérias Relacionadas
WandaVision
WandaVision: reta final da série é cheia de revelações
WandaVision
6º episódio de WandaVison avança e dá mais respostas ao público
WandaVision
5º episódio de WandaVision traz muitas surpresas e algumas respostas
Wanda Vision
WandaVision: Quarto episódio começa a amarrar pontas soltas e dar rumo à série

Deixe um comentário