A consagrada atriz de 91 anos, Fernanda Montenegro, foi apontada em uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto QualiBest como a mulher mais admirada do Brasil. Não é à toa, afinal ela é uma veterana com mais de 50 anos de carreira e diversos papéis aclamados e dos mais variados perfis, além de se mostrar uma pessoa sensata e sábia nas entrevistas que ela concede.
Trajetória de Fernanda Montenegro
Nascida no Rio de Janeiro em 1929 como Arlette Pinheiro da Silva Torres, ela começou aos quinze anos como locutora da Rádio MEC. Fazendo contato com seus colegas de rádio e com um grupo de teatro amador da UFRJ, vizinho da emissora, ela começou a atuar como atriz.
Sua primeira personagem foi Cassona na peça Nuestra Natascha. Em seguida atuou em radioteatros por dez anos, além de, paralelamente, se tornar escritora e professora de português para estrangeiros. Ela só foi para a TV em 1951, sendo a primeira atriz contratada da TV Tupi, e passou a adotar o nome artístico que conhecemos. A partir daí, participou de várias novelas e peças televisivas não apenas nesta emissora como em outras também, além de continuar se apresentando nos palcos e entrar para o cinema.
Hoje, considerada uma das melhores atrizes do mundo, ela foi indicada ao Oscar duas vezes, sendo a primeira latino-americana e única brasileira a concorrer à categoria de Melhor Atriz. Também carrega o prêmio de Melhor Atriz pela Emmy Internacional pela sua atuação no filme para TV Doce de Mãe (2013). Além disso, ela virou patrimônio cultural brasileiro e, recentemente, fez o país entrar em festa quando foi vacinada contra a Covid-19.
O que diz a pesquisa
Com o Dia Internacional da Mulher chegando nesta última segunda-feira, o Instituto QualiBest de Pesquisas e Mercado reuniu, entre os dias 26 de fevereiro e 2 de março, 2401 pessoas de todas as regiões do Brasil, sendo a maioria do gênero feminino, de classe média alta, da região Sudeste e na faixa etária dos 20 a 29 anos.
Ao perguntarem quem era a mulher brasileira atualmente viva e conhecida publicamente que o participante mais admira em sua opinião, a maioria citou Fernanda Montenegro. Este é o terceiro ano seguido que a atriz ganha nas pesquisas. “Não mostramos nenhuma lista para os entrevistados. As respostas são espontâneas. E Fernanda Montenegro permanece no topo das mais admiradas desde 2019”, diz Daniela Malouf, diretora geral da QualiBest e que, curiosamente, também virou resposta.
O posto de segundo lugar ficou para Ana Maria Braga este ano, que antes era ocupado pela Regina Duarte. Este ano, Regina nem apareceu entre as principais (e todo mundo já sabe o porquê). A pesquisa também contou com uma novidade, a citação da empresária Luiza Trajano, da Magazine Luiza, entre as top 10.
Outro ponto interessante na pesquisa deste ano (e provavelmente na dos anos anteriores) é que, entre a imensa lista formada por atrizes, modelos, políticas, ativistas e outras figuras públicas, estão membros das famílias dos participantes, em sua maioria mães. Não era exatamente o que a pesquisa pedia, mas foi uma bela atitude por parte daqueles que responderam, apesar de não terem entrado para o top 10.
E você? Tem alguma mulher (figura pública ou não, viva ou não) que você admira? Responda nos comentários.