Como forma de celebrar o aniversário do Universo Retrô, anualmente nós, editoras, protagonizamos o Pin-Up do Mês com produções fotográficas especiais. Indo pelo caminho oposto do ano passado, que trouxe ensaios em estúdio, representando personagens da cultura popular (relembre aqui os editoriais de Cigana e Pirata), nos 6 anos do portal optamos por representar julho e agosto de maneira mais intimista.
Protagonizando nós mesmas como Pin-Ups do dia a dia, em fotos de uma rotina para lá de idealizada (que fique claro!), abrimos as portas de nossas casas retrô e mostramos nossos cantinhos preferidos dentro delas; sua decoração, gostos pessoais e os personagens da vida cotidiana. Enquanto Daise Alves, a Miss Daisy, apresenta seu “Lar Doce Lar” em julho, eu, Miss De-Lovely, trago minha “Rock House” para o mês de agosto.
Como muitos de vocês, por conta da pandemia da COVID-19, tivemos que nos readaptar, inclusive, na maneira como lidamos com a rotina de trabalho; que hoje, para nós duas, é algo 100% remoto. A escolha desta temática não poderia ter mais a ver com essa fase reclusa, afinal, temos passado 99% do nosso tempo em casa há mais de 1 ano! E, com isso, nos dividimos entre cuidados com o lar, com nós mesmas, o trabalho, os projetos pessoais, sonhos e muitas outras funções – que, no meu caso, é cuidar de mais três bebês!
Do apartamento na grande metrópole à casinha no subúrbio
Como anunciei no editorial Gipsy Queen ano passado, além do Martin, com agora 3 anos, os gêmeos chegaram há pouco mais de 8 meses e vieram sacudir a minha rotina de jornalista, empreendedora, dona de casa e, agora, mãe de três! Com a gravidez de Théo e Ravi, mudamos de um apartamento antiguinho na região de Santana, em São Paulo capital (confira ensaio clicado por lá pelo Retrô Family em 2019), para uma casa também antiga e cheia de espaço, na cidade de Santo André, ABC Paulista.
Troquei um apartamento de dois quartos com uma cozinha azul original da década de 1950, super bem localizado (ao lado do metrô), por uma casa azul de três quartos e um delicioso quintal, afastada da loucura que é a vida na maior metrópole do País. Para mim, a pandemia somada à recente maternidade em dose tripla, representou vontade e, principalmente, necessidade de reclusão.
Não apenas afastamento social de uma vida que não nos pertence mais, mas, afastamento da poluição, das grades do condomínio, do barulho, do medo de assalto, vírus, e de tantas outras coisas que nem percebia que me incomodavam tanto nesta cidade que sempre amei.
Além de uma boa economia – já que essa pandemia veio com tudo para os brasileiros, inclusive, para nós, família de músico -, ganhei uma vista para o céu e a possibilidade de ver meus filhos (meninos, gatinhos e plantas) crescerem mais felizes, com espaço, próximos aos avós e num ambiente mais tranquilo e acolhedor, quase de interior, mas ainda assim do lado da capital.
E não foram só os gêmeos que nasceram após nossa mudança para esta casa. Com a proximidade da minha sogra, Ivanir Anjos, que, diga-se de passagem, é uma excelente artesã, abrimos a My Vintage Home, uma loja online de decoração retrô inspirada no MidCentury Design (muitas das peças que aparecem neste editorial estão disponíveis lá, ou em breve estarão), e também a Lovely Vintage Store, uma loja de vestidos e acessórios retrô com inspiração floral e tropical (todos os vestidos e arranjos de cabelo deste editorial estão disponíveis lá também).
Vale ressaltar que, para completar os figurinos deste ensaio, contamos também com apoio da Ink Gloss, com calça cintura alta, sandália da Sapato Retrô, óculos da Genie Vintage e camisola do acervo de Tainá Lossehelin, fotógrafa responsável por este e tantos outros editoriais do Universo Retrô.
Editorial Rock House
Apesar de uma temática mais simples do que estamos acostumadas a produzir para o Pin-up do Mês, este ensaio que resolvi chamar de Rock House foi bastante significativo para mim. Além de ser apaixonada pela minha casa, tenho orgulho em dizer que cada cantinho dela foi idealizado com muito carinho por mim e meu marido neste 1 ano de tantas mudanças e evolução pessoal. Cada quadrinho pregado, enfeite pendurado, parede pintada, plantinha regada… absolutamente tudo tem as nossas mãos envolvidas.
Assim como o ensaio da Miss Daisy para o Pin-Up dos Mês de Julho, que já pode ser conferido aqui, a seguir apresento os diferentes ambientes do meu lar e o clima que cada um deles passa através da sua decoração. Seja bem-vindo ao Pin-up do Mês de agosto! “Mi casa és su casa”!
Meu Sonho Vintage
Parafraseando a Pin-Up Bruna Carolina (que também já foi Pin-Up do Mês), como num sonho vintage abro as portas do meu quarto, local onde durmo, leio, reúno minhas ideias, brinco com meus filhos, gatinhos e dedico algum tempo a mim – mesmo que raro – em frente ao espelho, cuidando da pele, dos cabelos (hoje assumidamente grisalhos) e sonhando no dia em que finalmente vou tirar minhas roupas e acessórios do armário e voltar a viver num mundo de glamour sem pandemia!
No meu quarto, você vai encontrar a combinação de cores retrô que tem ganhado meu coração: verde, rosa e dourado. Dos detalhes que vão da pintura da parede, roupa de cama aos objetos de decoração, paleta de cores da My Vintage Home está em todos os cantos neste ambiente, assim como tantas são as peças desenvolvidas pela nossa loja de decoração.
São elas: espelho dourado estilo Sunburst na parede ao lado da cama, almofadas rosquinha rosa e verde, ornamentos de parede de estrelinhas, porta-retratos, relógio em formato Boomerang e porta-jóia de gatinho na penteadeira. Tudo isso disponível a pronta entrega na nossa lojinha online ou sob encomenda.
O parto da penteadeira vintage perfeita
Falando em penteadeira, esse talvez seja meu objeto favorito da casa! Depois de tanto sonhar com a penteadeira vintage perfeita, encontrei uma oferta na OLX deste móvel original da década de 1960. Ela é enorme, linda e tem uma história engraçadíssima por trás.
Comprei este móvel belíssimo no ano passado e, no calor do momento, cometi o erro de mandar buscar sem antes ver a peça. O antigo dono disse que ela estava em perfeito estado, acreditei. E realmente estava linda – por fora. Para minha tristeza, descobri que por dentro tinham vários focos de cupim.
Então, decidi contratar uma empresa de descupinização e reformá-la. Só não imaginava que entraria em trabalho de parto no dia programado para o serviço! Resultado? Tive que ficar uns bons dias longe de casa e do quarto, com dois bebês recém nascidos, por conta do veneno. Bom, hoje digo que ela renasceu com os gêmeos (risos). De lá em diante, foram horas e horas gastas pra deixar ela bonitinha e, mesmo assim, ainda tem coisas pra fazer.
Blue skies smiling at me
Um dos ambientes que eu mais amava no apartamento que morava era o quartinho do Martin. Antes dele nascer, sentava lá e ficava imaginando como seria seu rostinho e seu jeitinho. E de alguma forma, aquele lugar se tornou especial para mim, e difícil desapegar. Então, na busca por aquele sentimento também com os gêmeos, tentei trazer um pouco do mundinho de nuvens para o novo quarto na nossa “Rock House”, só que dessa vez, com o desafio de dividir o espaço com mais dois bebês.
Como dessa vez havia outros ambientes e pouco tempo para clicar tudo, nas fotos deste ensaio só é possível visualizar um único ângulo do quartinho dos meninos, que é a “área do Martin”, um cantinho mais infantil e menos bebê. A cama estilo Montessoriana em formato de casinha fica em frente a uma parede azul com prateleiras de nuvem, feitas pela vovó da My Vintage Home, para pendurar seus brinquedos. Ao lado da cama, estão os berços dos gêmeos com temática também de céu nos detalhes.
Rock House: The Greatest Hits
Assim como o quarto dos nenéns, foi um belo desafio desapegar da nossa antiga sala! Foi a gente terminar de decorar o espaço e, plim, mudamos de casa. Depois de um bom tempo estudando o que fazer, arrastando móveis de lugar e repensando o espaço, chegamos ao resultado que queríamos.
Em cima do antigo sofá vermelho de pés palitos, um relógio estilo Vitra Ball vermelho da My Vintage Home e quadros dos nossos artistas favoritos ao lado: de BB King e Little Richard a Ella Fitzgerald e Sister Rosetta Tharpe. Inclusive, livros, biografias, discos e outros elementos que refletem nosso amor pela música podem ser encontrados espalhados pela nossa sala de estar.
E, claro, não poderia faltar na nossa “Rock House” um cantinho com uma vitrola e nossa coleção de discos de vinil, já que essa família é apaixonada por música. A propósito, não fotografamos o outro ângulo da sala por motivos de “rack vazio por conta das crianças”, mas temos também uma parede com quatro das guitarras do Vinci penduradas, assim como na outra casa. Fica pra uma próxima (risos) quando não tiver mais nenhum bebê engatinhando!
My Tiki Oasis
Um dos principais motivos que nos fizeram trocar a cidade de São Paulo por Santo André foi a busca por qualidade de vida e espaço para criarmos os nossos filhos, gatos e plantas em paz.
Com um quintal aconchegante no fundo, com direito a rede e jardim vertical construído pelo meu marido, ripa a ripa, e um terraço com uma vista incrível do pôr do sol, é neste pequeno oásis tropical particular, no meio do caos, que passo os meus dias ao lado daqueles que amo e muitas vezes – propositalmente – esqueço que existe uma pandemia lá fora.
Entre gatinhos no telhado, criança andando de bicicleta pela casa, bebês curtindo o céu, um sofá na varanda para curtir um drink com meu amor e muitas plantas para cuidar, tenho certeza de que mudar de casa para essa casinha azul cheia de charme foi a escolha certa.
Obrigada pela visita ao meu lar. Volte sempre!
“Rock House” completo no Pinterest
Quer ver mais fotos do editorial Rock House? Acesse o nosso Pinterest. Em breve, teremos material exclusivo deste ensaio por lá.
Rock House: Ouça no Spotify
E claro, não poderíamos também deixar de compartilhar as músicas que mais ouvimos neste momento de pandemia. Eu, que sempre gostei muito de garimpar canções e artistas, hoje, pela falta de tempo, tenho revisitado muitos dos clássicos que fizeram minha vida até aqui; r&b, rock n roll, rockabilly, soul, jazz, blues… você vai encontrar de tudo um pouco na playlist Rock House; basicamente, meus artistas favoritos de todos os tempos. Bora conferir?
Ficha Técnica
Editorial Rock House
Modelo: Miss De-Lovely
Produção: Mirella Fonzar e Daise Alves
Beleza: Daise Alves
Fotografia: Tainá Lossëhelin
Casinha no subúrbio
Vestido: Lovely Vintage Store
Flor de cabelo: Lovely Vintage Store
Sandália: Sapato Retrô
Bolsa: Boutique Vintage Brechó
Óculos: Genie Vintage
Meu Sonho Vintage
Camisola: Acervo Tainá Lossëhelin
Almofadas e espelho: My Vintage Home
Óculos: Genie Vintage
A Penteadeira Perfeita
Vestido: Lovely Vintage Store
Flor de cabelo: Lovely Vintage Store
Sandália: Sapato Retrô
Ornamentos: My Vintage Home
Óculos: Genie Vintage
Blue Skies
Vestido: Lovely Vintage Store
Flor de cabelo: Lovely Vintage Store
The Greatest Hits
Vestido: Lovely Vintage Store
Flor de cabelo: Lovely Vintage Store
Decoração: My Vintage Home
Sandália: Sapato Retrô
Tiki Oasis
Vestido: Lovely Vintage Store
Flor de cabelo: Lovely Vintage Store