Finalmente a Disney revela a data de estreia do live-action de A Pequena Sereia e, além disso, nos traz de bônus seu primeiro trailer oficial. A data informada no D23, evento promovido pela própria produtora para anunciar seus próximos lançamentos, é o dia 26 de maio de 2023. Já o trailer mostra pela primeira vez a atriz e cantora Halle Bailey interpretando a sereia Ariel.
Na trama, a sereia, insatisfeita com sua vida no mar, se apaixona pelo príncipe humano Eric (Jonah Hauer-King). Para conquistá-lo, ela aceita a proposta da bruxa do mar Úrsula (Melissa McCarthy) de ganhar pernas humanas em troca de sua voz. Além de ser desafiada a se comunicar em silêncio com o amado, ela também percebe que suas pernas custaram muito mais caro que ela imaginava.
O teaser teve uma repercussão bem positiva no evento e arrancou suspiros dos fãs do filme original de 1989 que estavam lá. As emocionantes cenas mostradas na divulgação eram a atriz principal mostrando o seu bom trabalho cantando um trecho de um dos temas do filme, assim como imagens da caverna de preciosidades humanas e do peixinho Linguado (dublado por Jacob Trembay).
Entretanto, apesar do trailer demonstrar que a nova produção promete, este não foi muito bem recebido pelos seguidores das redes sociais da Disney. O motivo é aquele que circula na internet desde quando o elenco da live-action de A Pequena Sereia foi definido – o fato da Ariel ser interpretada por uma atriz negra enquanto que, na animação, ela é branca.
Por mais que a equipe de produção afirme (e com razão) que sereias não existem e, portanto, não há obrigação de retratá-las em apenas uma etnia, muitos internautas fizeram comentários racistas e sem fundamento. “As crianças vão gritar e chorar quando verem o rosto dela na tela” e “Eu amei a Ariel dos desenhos animados e não é racismo, é assim que crescemos com esse personagem. É como colocar um Aladdin alemão” foram alguns deles.
Claro que também houve muitos comentários positivos, como aqueles que exaltam a representatividade e os elogios pela “voz de sereia” de Halle. Mas estes foram ofuscados pelos negativos, que mostraram que ainda temos muito o que evoluir como seres humanos. Quanto a atriz, ela já respondeu a esses comentários logo quando foi confirmada para estrelar a live-action. “Quero que a garotinha em mim e as garotinhas como eu que estão assistindo saibam que são especiais e que devem ser princesas em todos os sentidos. Não há nenhuma razão que elas não deveriam ser. Essa garantia era algo que eu precisava”, afirma a atriz.
A live-action de A Pequena Sereia conta com a direção de Rob Marshall e a produção de Alan Menken e Lin-Manuel Miranda.