Mais uma edição do Santa Catarina Custom Show se encerrou em grande estilo e celebrou os 11 anos de sucesso do principal evento de Kultura Kustom do Brasil e da América Latina. Com uma programação toda voltada para os carros antigos e customizados, Pin-UPs e amantes do vintage e da boa música, o festival aconteceu pelo segundo ano consecutivo no Expocentro Júlio Tedesco em Balneário Camboriú (SC).
Foram centenas de veículos clássicos e customizados, vindos de diversas partes do Brasil, que se reuniram em três dias de evento, junto a mais de 250 expositores que puderam mostrar seu trabalho para mais de 30 mil visitantes – entre oficinas de restauração e customização automotiva, mercado de pulgas e peças raras, vestuário, entre diversos produtos e serviços voltados para a cultura vintage e da customização.

Workshops e encontros no SC Custom Show
Além da exposição de carros e programação cultural, o Custom Show apostou este ano em workshops e encontros durante os três dias de evento. No sábado pela manhã, aconteceu uma aula de Pinstripe exclusiva para inscritos, ministrada por Gabriel Alves, Nunes Pinstriping, Mony Justino e Silvão, com participação de “Mazooma” Mike, desenhista oficial do Rat Fink, o personagem ícone da Kultura Kustom. Os participantes puderam aprender a desenvolver técnicas de Pinstriping e produzir designs em veículos, placas e objetos em geral.

Na parte da tarde, aconteceu também a primeira edição do Meeting for Ladies, uma reunião destinada ao público feminino. Comandado pelas Pin-Ups Ladie Galaxie e Anny Cupcake, o bate-papo em torno do empoderamento e cultura vintage contou com convidadas como a artista burlesca e Miss SC Custom Show 2013, Lady Von Page; a Pin-Up e Miss Custom Show 2022, Margot May; as editoras do Universo Retrô, Mirella Fonzar e Daise Alves; a Pin-Up, performer e Miss Rock This Town, Srta La Rodrigues; e a sommelier de charutos Samanta Sil.

Essa edição contou ainda com uma master class de charutos com a sommelier Samanta Sil e um meet and greet com o americano Troy Ladd, um dos nomes mais respeitados na fabricação de veículos Hot Rods e customização automotiva e que já foi estrela de muitos programas e séries americanas sobre carros. Desde 2002, o americano fabrica e customiza centenas de veículos clássicos, muitos deles premiados, em sua oficina localizada na cidade de Burbank, na Califórnia.

Outro destaque deste ano no Santa Catarina Custom Show foi a presença do jornalista Tony Thacker, que conversou com fãs e autografou livros de sua autoria. A história de Tony se mistura com a de grandes nomes da Kultura Kustom nos Estados Unidos. Thacker fez parte da criação de entidades como American National HotRods Association – NHRA, eventos como Sema Show, museus, além da autoria de diversas publicações sobre o tema.

Performances e shows vintage no Custom Show
Apresentações artísticas voltadas para a cultura vintage também marcaram a programação deste ano do evento. Divididas em dois palcos, Country e Rodder, pudemos conferir performances acontecendo simultaneamente nos dois espaços. Bandas de blues, rockabilly, country rock, entre outros estilos com veia retrô, dividiam a programação com shows burlescos e performances vintage, entre outras atrações.

A programação contou com o blues do americano Maurice John Vaughn (Chicago/EUA), que fechou o evento, o rockabilly da Lennon Z. & The Sickboys Trio (Caixas do Sul/RS), o hillbilly da Nash (Joinville/SC), o surf music da Strato Feelings (Joinville/SC), o country das bandas Blackhat (Itajaí/SC) e Bastardos (Brusque/SC), o blues da The Headcutters (Itajaí/SC), do Dobrotones (Joinville/SC) e a banda Riverside Mills (Joinville/SC).

O público também pôde se divertir com performances inéditas durante os três dias de evento com as Pin-Ups Srta. La Rodrigues, Lady Von Page, Miss RichGood, Ladie Galaxie e Margot May, vencedora do Miss Santa Catarina Custom Show 2023. Destaque para a performance de Margot May, que trouxe um número inédito de ilusionismo, La Rodrigues com uma apresentação inspirada nos mafiosos e Miss RichGood com seu burlesco cheio de toques do horror.

Um dos pontos altos do Custom é o tradicional concurso de Pin-Ups, que atrai tanto a atenção de curiosos, como o olhar atento de quem acompanha de perto a cena vintage feminina. Este ano, sete meninas, vindas de diversas regiões do Brasil, competiram pela coroa e faixa de Miss Santa Catarina Custom Show 2023 e quem levou o título para casa foi a Pin-Up Cherry Page, de São José – Santa Catarina.

Além de representar o evento e levar diversos prêmios dos patrocinadores, a vencedora será a Pin-Up do mês de janeiro de 2024 do Universo Retrô, que, inclusive, participou do Santa Catarina Custom Show como parceiro de mídia e fez uma cobertura especial antes e durante o evento.

Nossas impressões sobre o Santa Catarina Custom Show
Essa diversidade na programação do SC Custom Show é algo bastante característico do evento e casa muito bem com o público, que também é bastante diverso. No mesmo espaço que convivem os apaixonados pelo passado, seja através do design dos carros, das raízes da customização e da cultura vintage de modo geral, temos um público interessado em novas tecnologias, técnicas e ferramentas da indústria automobilística.