Foto da capa: Sabrina Silva/Freak Flag
Depois de ser apenas um sonho e um projeto de TCC, a Freak Flag, criada pela designer de moda alagoana (mas hoje residente em Curitiba) Fernanda Paisley, chega aos armários dos amantes dos anos 60 e 70 neste dia 18. A marca já foi apresentada no Boqueirão Fashion – Semana de Moda de Curitiba em julho de 2023 e algumas peças da primeira coleção já começaram a ser produzidas para venda.
A coleção de estreia Cidade Geométrica faz um ode a arquitetura de Curitiba, que é toda tomada por formas geométricas vindas dos mais variados estilos. Pontos turísticos da cidade paranaense podem ser percebidos nas peças da coleção, como o Museu Oscar Niemeyer, o Jardim Botânico, os desenhos das calçadas do centro, entre outros. Fora Curitiba, os movimentos Mod e Space Age também viraram referência, aliás, estes serão a base de toda a marca. São 10 looks que compõem toda a coleção, sendo três deles a serem lançados inicialmente.
Além disso, a Freak Flag promoveu um sorteio neste domingo (11) concorrendo a um cupom de R$300 em compras. O resultado sai no dia 18, algumas horas antes do lançamento, e as inscrições para participar seguem abertas até a data de inauguração da marca. Para participar, é preciso seguir os instas da Freak Flag e de Fernanda, curtir, repostar no story e marcar os amigos nos comentários do post oficial de divulgação do sorteio.
Fernanda Paisley e sua marca Freak Flag
A slow fashion Freak Flag surgiu a partir da paixão de Fernanda pelos anos 60 e 70 e por empreender no ramo da moda. A designer, que, aliás, já passou pelo nosso Radar Retrô, está na ativa com seu Freak Flag Brechó (o antigo Vintage Paisley) desde 2017. Lá ela vende seus desapegos, garimpa raridades vintage e realiza curadorias.
De acordo com ela, o nome “Freak Flag”, traduzido diretamente como “bandeira de esquisito”, é uma gíria usada pelos jovens hippies americanos dos anos 60 para designar algo excêntrico, criativo e não convencional, uma característica própria que faz alguém se diferenciar dos demais. “‘Balançar sua bandeira de esquisito alto’ é uma frase de resistência e orgulho de sua individualidade e daquilo que faz diferente. E esse conceito resume aquilo que queremos passar como marca, trazendo peças excêntricas e criativas para quem não tem medo de fugir do comum e expressar seu estilo”, declara Fernanda.
Ainda, o nome da marca, assim como a própria gíria, também foi inspirada em um trecho da música If 6 was 9, de Jimi Hendrix – “White collared conservative flashing down the street/Pointing their plastic finger at me/They’re hoping soon my kind will drop and die/But I’m gonna wave my freak flag high, high”. Lançada no ano de 1967 e em meio a efervescência da contracultura, a música aborda a resistência em frente à sociedade conservadora.