Você sabia que quem escolhe tatuar uma âncora no corpo, escolhe um dos símbolos precursores da arte corporal e que mais ajudaram a difundir a tatuagem ao redor do mundo? Preparamos um breve histórico deste, que é um dos temas preferidos e mais significativos na hora de tatuar o corpo.
O COMEÇO
Por definição, âncoras tem a função de firmar a embarcação e não permitir que o navio fique à deriva.
E foram os marinheiros do final do século XIX e início do seculo XX, os grandes responsáveis em difundir e espalhar a arte da tatuagem no chamado “mundo moderno”.
Era costume da época que cada vez que um marinheiro chegasse a um novo porto, ao partir, levasse consigo uma lembrança querida daquela localidade na forma de tatuagem. Por isso, era natural fazer uma homenagem àquilo que lhes agradava: às mulheres que conheceram, as aventuras e amigos que fizeram, ou simplesmente algo divertido e inusitado que tivessem encontrado por ali e os tivessem agradado.
Contudo, a exclusão social, muito típica da época, fez com que houvesse a necessidade de fortalecerem-se enquanto grupo. Neste caso, a tatuagem também os identificaria mutuamente em qualquer porto onde estivessem. Uma espécie de proteção ou sensação de pertencimento.
Sabemos que estes homens marinheiros, oficiais da marinha e fuzileiros navais têm como característica o amor e o orgulho por sua profissão. Portanto, nada mais natural, que suas escolhas e preferências na hora de tatuar fossem justamente temas marítimos: sereias, faróis, tridentes de Netuno entre outros temas que faziam parte de seus cotidianos.
A simbologia das âncoras está diretamente ligada à estabilidade e segurança, ou seja, aquela que, em meio às tempestades, é capaz de manter a estabilidade dos barcos. Com referência a escolha dos desenhos, para um grupo de homens que convivia com as tempestades, literalmente, nenhuma outra imagem figurou tão representativamente quanto às âncoras! Âncoras estão associadas a vencer a luta contra o mar (obstáculos) e regressar ao porto (lar) com vida.
O desenho tradicional na tatuagem de âncora é, por definição, Old School ou “velha escola” e representa a tatuagem mais tradicional. Geralmente, são cheias de detalhes e coloridas, além de serem representadas junto a outros símbolos ligados ao porto e aos marinheiros, como facas, cordas, rosas, aves e flâmulas.
Atualmente, com a popularização da tatuagem e a quebra dos tabus relacionados a esta arte, cada vez mais homens e mulheres exibem coloridas tatuagens e naturalmente, a tatuagem não exerce mais a função de simbolizar uma categoria, como foi no passado. Inclusive, deixando de ser associada a símbolos de subcultura. O que é saudável, pois quebra o preconceito que no passado associou à tatuagem a marginalidade.
Contudo, o mais impressionante é que apesar de tantas opções de temas para tatuar hoje em dia, justamente ela: a âncora, ainda é uma das figuras mais procuradas por jovens que desejam iniciar-se na arte corporal.
Podemos dizer que a âncora é uma tatuagem precursora que se mantém atual não é mesmo? Por isso, trouxemos algumas imagens para que você possa se inspirar e fazer também a sua:
Tatuagem de Âncora Delicada
Tatuagem de Âncora com Pin-up
Tatuagem de Âncora com Rosas
Tatuagem de Âncora Preta e Cinza
Tatuagem de Âncora com Escrita
Gostou? Qual seu estilo favorito?