Home > Cinema & TV > Ambientado nos anos 30, filme sobre lendário atletista negro chega aos cinemas

Ambientado nos anos 30, filme sobre lendário atletista negro chega aos cinemas

21 de junho de 2016, por Jane Galaxie
Cinema & TV

Uma trajetória marcada por determinação para vencer o preconceito. O filme Raça (Race, Canadá/2016), primeiro longa-metragem sobre o inspirador Jesse Owens – um dos maiores atletas dos últimos tempos revelado nos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, Alemanha – chega aos cinemas no dia 23 de junho.

O longa biográfico, dirigido por Stephen Hopkins (Colheita do Mal) e estrelado por Stephan James (Selma: Uma Luta Pela Igualdade), revela a luta de um homem para tornar-se uma lenda olímpica em meio ao racismo que prevalecia nos tempos de depressão no Estados Unidos.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Jesse Owens (Stephan James), ao ingressar na carreira de atleta, carrega o fardo das expectativas da família, tensões na Universidade do Estado de Ohio onde estuda, e seus próprios altos padrões para competição. Com o apoio do treinador Larry Snyder (Jason Sudeikis, de Dormindo com Outras Pessoas), ele vai buscar se tornar o maior atleta da história ao participar dos Jogos Olímpicos de 1936.

No entanto, os desafios só aumentam ao se deparar com Adolf Hitler e sua visão de supremacia ariana na Alemanha, sede do evento. O longa-metragem, que aborda temas sobre determinação, tolerância e amizade, também conta com a participação dos vencedores do Oscar Jeremy Irons (O Reverso da Fortuna, Batman x Superman: A Origem da Justiça) e William Hurt (Capitão América: Guerra Civil).

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Jesse Owens, nascido em 1913 em Oakville, Alabama, conquistou quatro medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos na Alemanha: 100 e 200 metros rasos, no salto em distância e no revezamento 4×100 metros. Owens faleceu em 1980 e teve seu nome destacado no Hall da Fama da Associação Internacional de Atletismo (IAAF).

Em entrevista, o ator, dublador, roteirista e comediante Jason Sudeikis fala sobre a relação do atleta e seu personagem. O que mais impressionou Sudeikis quando começou a trabalhar em Raça, foi sentir a profunda relação que existiu entre o seu personagem, o ousado treinador, e o jovem Jesse Owens, interpretado por Stephan James.

“Eu tive treinadores, professores, diretores e produtores em minha vida, que desempenharam o mesmo papel que Snyder exerceu na de Owen, mas os laços que esses dois homens criaram é muito bonito, especialmente para a época, sendo um atleta negro e um treinador branco”, comenta o ator.

Matérias Relacionadas
Conheça Cuphead, o jogo com visual dos desenhos animados da década de 1930
Sapato Pre Code
Breve história dos sapatos: os anos 1930
Jogos Paralimpicos
A história dos Jogos Paralímpicos e sua expansão no decorrer dos anos
olimpia
Documentário ‘Olímpia’ de Leni Riefenstahl mostra os jogos olímpicos de 1936

Deixe um comentário

dez + 5 =