Home > Destaque > Aprenda a fazer a sobremesa preferida de Brigitte Bardot

Aprenda a fazer a sobremesa preferida de Brigitte Bardot

14 de setembro de 2015, por Daise Alves
Lifestyle
Sobremesa de Brigitte Bardot

Sobremesa de Brigitte Bardot

“La Tarte tropezienne” é um típico doce da região de Saint-Tropez que ganhou fama e nome após cair no gosto da atriz francesa Brigitte Bardot.

Dizem que foi em 1956, durante as filmagens do lendário “Et Dieu Cré ala Femme” (E Deus Criou a Mulher), que o bolo de creme conquistou o paladar de Bardot e também de toda a equipe.

A atriz gostou tanto da sobremesa, que deu nome à “La Tarte tropezienne”. Desde então, a receita do confeiteiro polonês Alexandre Micka passou a ser procurada por artistas e personalidades que visitavam a comuna francesa.

A receita original tem se mantido em segredo, podendo ser apreciada apenas na região, porém, muitos lugares já têm reproduzido a receita que também tem caído no gosto dos apaixonados por doces e também pela estrela Bardot. Para aprender a fazer o doce tão querido pela atriz veja abaixo e faça em casa:


MASSA

Ingredientes:
– 350g de farinha

– 1 colher de sal

– 50g de açúcar

– 2 ovos

– 20g de fermento

– 175g de manteiga

– 100ml de leite morno

MODO DE PREPARO
Coloque na batedeira todos os ingredientes secos. Os líquidos misture com o fermento e agregue com os demais. Bata tudo, adicionando a manteiga, em temperatura ambiente, sem parar de bater, até desgrudar do fundo do bowl. Faça uma bola com a massa, cubra e deixe crescer por 1 hora ou até dobrar de volume. Amasse novamente e coloque numa forma de brioche ou em forminhas individuais, untadas com manteira. Deixe crescer novamente. Pincele a superfície com a seguinte mistura: uma gema com 1 colher (de sopa) de água. Polvilhe com açúcar cristal, leve ao forno médio por aproximadamente 30 minutos. Retire e deixe esfriar.

RECHEIO
Ingredientes:
– 1 lata de leite condensado

– 1 lata de leite integral

– Essência de baunilha

– 9 gemas

– 4 colheres de sopa de amido de milho

MODO DE PREPARO
Numa panela, coloque o leite condensado, o leite, as gemas e a essência. Dissolva o amido no leite integral, misture bem e leve ao fogo até engrossar.

MONTAGEM:
Cortar ao meio, colocar o recheio, tampar e polvilhar com Glaçúcar e leve para gelar.

Pronto! Só se deliciar :)

Para quem não têm prática na cozinha, a sobremesa pode ser saboreada no Club A em São Paulo, feita pelas mãos do chef Washington Luis. O local está reproduzindo a sobremesa no mês de aniversário de 81 anos de atriz, que também está sendo homenageada com a exposição “Brigitte Bardot (dans l´intimité)” no D&D Shopping e com o quarto temático do Sheraton São Paulo WTC Hotel.

Matérias Relacionadas
Cinema Nouvelle Vague: 10 filmes do estilo para maratonar neste fim de semana
Biquíni
Biquíni: de sua origem polêmica a ícone de moda e cinema
Coccinelle
Coccinelle, a primeira celebridade transgênero da França
Com arquitetura do mediterrâneo dos anos 40, hotel-boutique é inaugurado em Búzios – RJ

Deixe um comentário