Home > Cinema & TV > Exposição “Brigitte Bardot (dans l’intimité)” traz 40 fotos de um dos maiores ícones do cinema

Exposição “Brigitte Bardot (dans l’intimité)” traz 40 fotos de um dos maiores ícones do cinema

25 de agosto de 2015, por Jane Galaxie
Cinema & TV

Entre os dias 27 de agosto e 28 de setembro acontece, no D&D Shopping, em São Paulo, a inédita exposição Brigitte Bardot (dans l’intimité) – na tradução literal “Brigitte Bardot (na intimidade)”. A mostra consegue o feito nunca antes visto: reunir em um único espaço cinco importantes fotógrafos franceses e apresentar, ao todo, 40 imagens, que retratam a musa em seus momentos mais íntimos.

Brigitte Bardot, sempre prezou por seus momentos de intimidade, mesmo durante a agenda tumultuada de diversos compromissos profissionais e sociais. Com o passar dos anos, a atriz passou a ser considerada uma das mulheres mais belas do planeta, roubando a cena de grandes estrelas em festivais de cinema, bombardeando a TV com suas atitudes ousadas e senso de liberdade.

Exemplo clássico de personalidade está diretamente ligado ao Brasil, onde Brigitte descobre a praia de Búzios, vive um grande amor nela, até que finalmente é descoberta pelos paparazzis após ter criado a moda do topless, que perdura até aos dias de hoje.

Foto: Leonard de Raemy

Foto: Leonard de Raemy

A curadoria é assinada por Ricardo Chaves Fernandes, brasileiro radicado em Paris, expert em arte contemporânea. O objetivo da mostra é retratar a sensibilidade da atriz. Em cenas cotidianas aparecem o lado humano, o romantismo e a simplicidade natural de Brigitte. Com cliques feitos em casa e em intervalos de filmagens, as fotos revelam a vida e a intimidade da estrela de maneira natural e inusitada.

Para escolher as imagens, Ricardo contou com a parceria de Valérie-Anne Giscard d’Estaing, especialista em fotografia contemporânea francesa. A seleção privilegia grandes nomes da fotografia: Christian Brincourt, Jean Claude Sauer, Léonard de Raemy, Luc Fournol e Jean-Marie Périer, apresentando fotos exclusivas, clicadas por esses artistas reconhecidos tanto pela importância e influência de seus trabalhos na história da fotografia francesa do século 20 quanto pela relação com a grande estrela, nos anos 50, 60 e 70.

“A exposição “Brigitte Bardot (dans l’intimité)” apresenta 40 fotografias que expressam o estilo elegante, natural e belo de Bardot, e retratam com perfeição as tendências da época, muitas delas sendo criadas pela própria atriz, que sempre foi reconhecida como um grande vulcão de influências do movimento feminino de seu tempo”, explica Ricardo Chaves Fernandes.

A cenografia da mostra preza pela leveza e simplicidade, privilegiando a essência do tema da exposição e a força das imagens de Brigitte Bardot na sua intimidade. Além disso, exibe pela primeira vez uma rica coleção de 15 vestidos, de alta costura, do jovem designer finlandês Sami Korhonen. Os vestidos são uma releitura sutil e atual da moda contemporânea e suas influências do passado de Brigitte. A coleção será leiloada, com parte da renda voltada à instituições de caridade.

“O conceito da exposição mostra não somente o passado da estrela, mas as suas influências que perduram até os dias atuais. Primeira de uma série de exposições internacionais trazidas para São Paulo pelo D&D Shopping “Brigitte Bardot (dans l’intimité)” tem também como objetivo, abrir espaço à reflexão da arte, à educação, ao colecionismo e ao debate do papel da Arte em nossas vidas”, revela Angelo Derenze, diretor geral do D&D Shopping.

OS FOTÓGRAFOS

Jean-Marie Périer (nascido em 1940)

Fotógrafo, cineasta, publicitário e escritor de grande vitalidade, Jean-Marie Périer é considerado um dos maiores fotógrafos franceses do século 20, ainda vivo. Lançado no mundo da fotografia aos 17 anos, por seu mentor, o famoso Daniel Filipacchi, que costumava chamar de tio Dan e do qual, mais tarde, escreveu uma linda biografia, Jean-Marie começou a trabalhar à partir de então, para grandes revistas como Marie Claire, Jazz Magazine, Paris Match e Télé 7 Jours, logo destacando se com seus portraits de grandes personalidades, como Brigitte Bardot. O que caracteriza a obra de Jean-Marie Périer é seu grande humor, as montagens e a teatralidade das suas fotografias.

Foto: Jean-Marie Périer, cedida pela Photo12

Foto: Jean-Marie Périer, cedida pela Photo12

Jean Claude Sauer (1935 – 2013)

Fotógrafo, e grande repórter, Jean Claude Sauer trabalhava para a revista francesa Paris Match e ao mesmo tempo, para a revista americana Life, duas mídias para as quais fazia a cobertura dos maiores acontecimentos do mundo. Porém, o que gostava realmente era de fotografar personalidades, principalmente os artistas, o que o levou a imortalizar os maiores ícones do século 20. Suas magníficas “fotos-glamour” de Brigitte Bardot, uma de suas modelos preferidas, são internacionalmente conhecidas e, aquelas captadas na intimidade, no intervalo entre duas poses, são um precioso depoimento sobre a real personalidade da estrela.

Léonard de Raemy (1924 – 2000)

Nasceu na Suíça em 1924, na cidade de Belfaux, Canton Fribourg e faleceu em 2000 na cidade de Ajaccio, Corsica. Repórter, portraitista e fotógrafo de cena, é celebrado por suas fotos das maiores estrelas internacionais e de personalidades de sua época. No final dos anos 50 venceu um concurso de fotografia amadora e decidiu fazer da fotografia a sua profissão. Em 1965, parte para o México para cobrir as gravações do filme Viva Maria, onde através de seu encontro com a estrela Brigitte Bardot dá se o início de uma longa e duradoura amizade e uma grande cumplicidade para com a grande estrela, sua sensibilidade à flor da pele, originando se ali uma parceria fotográfica que deu origem às fotos preferidas de Brigitte.

Foto: Leonard de Raemy

Foto: Leonard de Raemy

Christian Brincourt (nascido em 1935)

Entre uma e outra reportagem, do outro lado do mundo, Christian Brincourt, grande repórter internacional, passava pela região da Madrague, refúgio de sua grande amiga Brigitte Bardot, situado perto de Saint Tropez, no sul da França, para visitar a sua musa. Aqueles curtos momentos de relaxamento ao lado da estrela internacional, resultaram em uma série de fotografias cheias de ternura e de poesia que nos permitem melhor decifrar a real personalidade deste ícone dos anos 60. Sua amizade com Brigitte Bardot, proporcionou também grandes entrevistas, publicadas na revista Paris Match, importante mídia da época e da qual Christian Brincourt vem a ser diretor posteriormente.

Luc Fournol (1931 – 2007)

Com 22 anos, Luc Fournol começou a trabalhar na revista Art e conheceu Bernard Buffet, Salvador Dali, e Picasso. Mais tarde trabalhou para as famosa revistas francesas, Jours de France e Paris Match e seus portraits de mitos da época fizeram dele um dos maiores fotógrafos internacionais de todos os tempos. No acervo extremamente diversificado encontram-se lindas fotos de Brigitte Bardot que representam um precioso testemunho da personalidade e da vida da artista.

Foto: Luc Fournol, cedida pela Photo12

Foto: Luc Fournol, cedida pela Photo12


SERVIÇO


Exposição “Brigitte Bardot (dans l’intimité)”

Entrada livre e gratuita
D&D Shopping – Av. das Nações Unidas, 12.555, Brooklin – São Paulo (SP)
Tel.: (11) 3043-9000 / 3043-9650
Horário: segunda a sexta-feira, das 10h às 22h; sábado, das 10h às 20h e domingo das 14h às 19h Estacionamento: segunda a sexta-feira R$ 28 por 3 horas; sábado, domingo e feriados R$15, por 6 horas – após às 18h – 50% desconto- retirar selo nas lojas

Matérias Relacionadas
Cinema Nouvelle Vague: 10 filmes do estilo para maratonar neste fim de semana
Biquíni
Biquíni: de sua origem polêmica a ícone de moda e cinema
Coccinelle
Coccinelle, a primeira celebridade transgênero da França
Com arquitetura do mediterrâneo dos anos 40, hotel-boutique é inaugurado em Búzios – RJ

Deixe um comentário