Depois de Amy: The Girl Behind the Name, de 2015, Amy Winehouse ganha uma segunda cinebiografia intitulada Back to Black. O nome, aliás, foi inspirado no segundo, homônimo e bem-sucedido álbum da cantora. Previsto para ser lançado em abril no Reino Unido, mas ainda sem data de estreia no Brasil, o filme já teve seu trailer divulgado nesta quinta (11).
Back to Black detalha a carreira de Amy Winehouse (Marisa Abela), que fez hits como Rehab, assim como lançou os álbuns Frank (2003) e Back to Black (2006). Entretanto, apesar do sucesso, sua trajetória foi bem sombria e muito marcada pelos seus vícios, problemas pessoais e de saúde mental. A cantora morreu bem no seu auge, aos 27 anos, por intoxicação alcoólica, em 2011.
Diferente do filme anterior, que, aliás, era de formato documental, a trama deste é dramaturgica e contada sob a perspectiva de Amy. Ela nos dá uma versão diferente de sua história, na qual sabemos apenas pela mídia e por terceiros, como biógrafos, amigos e familiares. Em Back to Black o público conhecerá a mulher por trás do fenômeno musical e de seu conturbado relacionamento, que inspirou o último disco.
Quanto à equipe de produção, este é o segundo filme em que o roteirista Matt Greenhalgh e a diretora Sam Taylor-Johnson trabalham juntos, visto a parceria entre eles na produção de O Garoto de Liverpool, filme biográfico de John Lennon lançado em 2009. Além disso, outros nomes que compõem o elenco são Jack O’Connel, no papel de Blake Fielder-Civil, marido de Amy, Eddie Marsan como o pai da cantora, Mitch Winehouse, e Juliet Cowan no papel da mãe, Janis Winehouse-Collins.