Home > Destaque > Biografia de Jimi Hendrix chega às livrarias para celebrar os 80 anos do músico

Biografia de Jimi Hendrix chega às livrarias para celebrar os 80 anos do músico

7 de novembro de 2022, por Leila Benedetti
Música
Biografia de Jimi Hendrix

Jimi Hendrix completaria 80 anos neste mês de novembro. Como presente, a Editora Seoman, do Grupo Editorial Pensamento, publicou a biografia Jimi Hendrix: Uma Sala cheia de Espelhos aqui no Brasil. A obra escrita pelo jornalista Charles R. Cross nos traz fatos até então nunca revelados sobre a vida e obra do guitarrista dono da icônica guitarra flamejante

Publicado originalmente em 2006 nos Estados Unidos, o livro, cujo título faz referência à música Room Full of Mirrors, nos traz respostas e curiosidades sobre a carreira recheada de polêmicas de Jimi. Para realizar a biografia, o autor, nos anos 2000, se aprofundou em uma pesquisa que envolvia uma visita a casa de Al, pai de Jimi Hendrix, e aos túmulos do guitarrista e de sua mãe, Lucille, no Greenwood Memorial Park. 

O resultado foi um compilado de informações inéditas, como a verdade sobre a sua saída do serviço militar, um relato alucinante de Woodstock e detalhes de seus muitos amores. Em resumo, é uma grande reportagem investigativa em forma de livro e de homenagem. Jimi Hendrix: Uma Sala cheia de Espelhos vem em 464 páginas e pode ser adquirido no site da editora.   

Jimi Hendrix: Uma Sala cheia de Espelhos
(Capa do livro Jimi Hendrix: Uma Sala cheia de Espelhos. | Foto: Divulgação)

Os 80 anos de Jimi Hendrix

Nascido em 1942 no bairro de Seattle, Jimi Hendrix passou sua juventude enfrentando a pobreza na família, o divórcio de seus pais em 1951 e a morte de sua mãe em 1958. Seu interesse pela música começou quando encontrou um ukulele com apenas uma corda enquanto acompanhava o trabalho de seu pai, que era sucateiro. Algum tempo depois ele comprou uma guitarra por 5 dólares e passou a tocar com várias bandas locais de Seattle, até se alistar no exército. 

Quando conseguiu sair do exército, ele continuou com sua carreira musical tocando em bandas de apoio para músicos de soul e blues, como B.B. King, Little Richard, entre outros. Já em 1966, ele tinha sua própria banda, Jimmy James and the Blue Flames, e foi notado por Chas Chandler em um de seus shows. O baixista do The Animals o levou a assinar um contrato com seu produtor musical e o ajudou a formar uma nova banda, a The Jimi Hendrix Experience, que fez muito sucesso na indústria musical britânica. 

Esta banda durou até 1969, quando Jimi passou a se desentender com os demais integrantes e a ter problemas com as drogas e o álcool. Logo depois, o músico formou a banda Gypsy Suns and Rainbows, onde uma de suas apresentações foi no Festival de Woodstock. 

Porém a Gypsy Suns teve um tempo curto de estrada, levando o guitarrista a formar outra banda, a Band of Gypsys. Com essa banda, Jimi fez vários shows bem sucedidos de protesto contra a Guerra do Vietnã, mas houve muitos outros em que ele foi vaiado por se apresentar sob o efeito das drogas. 

Jimi Hendrix foi encontrado morto no quarto de hotel da sua namorada, Monika Dannemann, no dia 18 de setembro de 1970, aos 27 anos. Até hoje não se sabe as circunstâncias da morte, mas os médicos legais detectaram altas quantidades de sonífero e vinho em seu corpo.  

Matérias Relacionadas
Freak Flag
Freak Flag: slow fashion brasileira estilo anos 60 e 70 chega com primeira coleção
Tipo os Beatles
Tipo os Beatles: 3 alternativas “descaradas” dos fab-four que valem a pena escutar
Exposições
Exposições: 6 mostras com temática nostálgica ou histórica para visitar em SP
Os Amuletos estão na Cidade: Amuletos para Muddy
Os Amuletos estão na Cidade: Amuletos para Muddy lança single de estreia

Deixe um comentário