Home > Destaque > Burt Bacharach: muitas das músicas icônicas eram dele e você nem imaginava!

Burt Bacharach: muitas das músicas icônicas eram dele e você nem imaginava!

13 de fevereiro de 2023, por Leila Benedetti
Música
Burt Bacharach

Burt Bacharach não apenas era um renomado compositor, como também tem muita música circulando nas vozes de grandes artistas e até mesmo em trilhas de clássicos de cinema na qual o público nem sequer imagina. Exemplos disso são hits como Close to You, dos Carpenters, e uma boa parte da trilha sonora de O Casamento do Meu Melhor Amigo, tudo escrito em parceria com o também de renome Hal David

Na ativa entre 1950 e este ano de 2023, em que faleceu aos 94 anos de causas naturais, o compositor tinha como estética musical as baladas românticas, assim como o gênero easy listening. Além disso, suas obras eram marcadas pela autêntica mistura da música pop com instrumentos comumente vistos em orquestras pequenas, tornando assim a sua identidade sonora. Aliás, isso pode ser observado em canções de Dionne Warwick (principalmente), Dusty Springfield, Tom jones, entre outros que tiveram seus hits escritos por ele. 

Essa mistura de música romântica com os arranjos de orquestra que só a dupla Bacharach-David conseguia criar chamou a atenção da indústria cinematográfica. A partir de 1965, o compositor decidiu ir mais além das músicas exclusivas para a indústria fonográfica e passou a compor especialmente para as telonas. 

A primeira do tipo a ser lançada foi What’s New, Pussycat?, eternizada na voz de Tom Jones, para a comédia homônima do mesmo ano. Então, outras trilhas vieram atrás, como Alfie, da comédia homônima de 1966, e as do faroeste Butch Cassidy and the Sundance Kid, de 1969.

Além disso, em paralelo às músicas criadas especialmente para os filmes, alguns hits de Burt fora do cinema também viraram trilha sonora. Um exemplo foi The Look of Love, famosa na voz de Dusty Springfield e em uma das cenas de 007: Casino Royale (1967). 

Já nos anos 80 e adiante, quando seu auge já estava voltado para um público mais velho, suas músicas dos anos 60 e 70 foram eternizadas em trilhas de filmes românticos ao estilo Sessão da Tarde, como I Say a Little Prayer, interpretada originalmente por Dionne Warwick, mas lembrada na icônica cena do restaurante em O Casamento do Meu Melhor Amigo (1997). Entretanto, ele continuou produzindo trilhas para o cinema, incluindo o Tema de Arthur (Best That You Can Do), para o filme Arthur, de 1981. 

Ainda nesta mesma década ele compôs mais músicas para fora das telas e continuou apostando em parcerias, como Dionne Warwick, com quem já havia trabalhado em suas primeiras décadas de carreira, e com Elvis Costello entre os anos 90 e seu último ano de trajetória. Já nessa fase dos anos 80 até recentemente, Burt Bacharach focou muito em shows, bem como em lançamentos de coletâneas especiais com seus maiores hits. 

Em toda a sua carreira, o compositor levou para casa várias premiações, entre elas três Oscars, dois Globos de Ouro, seis Grammys e um Emmy. Além disso, foi para o Songwriter Hall of Fame em 1972 e fez uma aparição especial nos três filmes de Austin Powers nos anos 90.    

Matérias Relacionadas
Feminismo Mod
Feminismo mod: 6 representantes femininas da subcultura que fizeram diferença
Dark Side of Beauty
Dark Side of Beauty: Mais 7 looks que arrasaram no evento da Sephora
The Best of Ready Steady Go
The Best of Ready Steady Go, um compilado imersivo em forma de doc.
Dusty Springfield
Conheça Dusty Springfield, a Rainha dos Mods

Deixe um comentário