Recentemente, foi publicado no Universo Retrô uma matéria sobre o cenário das pin-ups pretas brasileiras na comunidade vintage, e com isso, foi abordado o crescimento do movimento no Brasil nos últimos anos. Na matéria, foi destacada também a revista Black Pinups, criada por Candace Michelle, mulher preta norte-americana. A edição divulga mulheres pretas, adeptas do estilo pin-up em todo o mundo.
No artigo, falamos sobre como a revista foi útil para para amplificar a voz das mulheres negras na comunidade vintage. Para entender como a ideia da Black Pinups surgiu e qual o futuro do projeto, conversamos com a criadora. Confira nosso bate-papo:
Há 10 anos você criou a Black Pin-ups. Como surgiu essa ideia?
Candace Michelle – A ideia surgiu quando eu estava procurando uma revista de pin-up preta e não encontrei, fiquei chocada! Havia muitas revistas pin-up por aí em 2012 – quando criei a página do Facebook: Black Pinup Models. Mas, eu não vi nenhuma voltada para pin-ups pretas ou qualquer revista que tivesse pin-ups pretas o suficiente. Muitos deles tinham até 5 pin-ups pretas de 100 pin-ups em suas edições. Então mudei isso e criei Black Pinups :)
O site Black Pin-ups não está mais no ar. Você parou a produção de conteúdo da revista?
Candace Michelle – Não, na verdade, o site está em construção no momento. O domínio blackpinups.net ainda está ativo, estou apenas trabalhando nele no momento, então não está listado por enquanto, mas estará disponível em breve. A revista sairá na primavera de 2022. Decidi fazer um hiato. Haverá também um calendário Black Pinups 2022.
Recentemente você conseguiu a marca registrada da Black Pinups, nos conte sobre essa conquista.
Candace Michelle – Sim, finalmente! Estou tão feliz que isso tenha acontecido! Estranhamente, por causa da pandemia, consegui sentar e fazer um monte de coisas. Demorou mais de um ano para o processo acontecer, mas o copyright foi registrado e aceito. Então, estou grata que finalmente aconteceu!
Em todas as edições, apenas 1 brasileira foi destaque na Black Pinups: Miss Black Divine. Você conhece muitas pinups brasileiras ou o movimento Pin-Ups Pretas Brasileiras?
Candace Michelle – Miss Black Divine foi a primeira modelo de capa brasileira da Black Pinups. Mas eu apresento pinups negras de todo o mundo, de muitos países diferentes.
Não, não sei sobre o movimento, mas adoraria saber mais!
O que você acha da comunidade preta vintage nos Estados Unidos?
Acho que a comunidade de pin-ups pretas nos Estados Unidos ainda é muito pequena. É uma subcultura, uma comunidade muito pequena. Espero que cresça ainda mais.
Como você percebe a presença de pin-ups pretas no concurso de pin-ups do Viva Las Vegas Rockabilly Weekend?
Eu ouvi falar sobre pin-ups negras quando estava procurando perfis para postar na minha página do Facebook. E continuei a vê-las no Viva Las Vegas. E, através disso, eu ouvi sobre o Viva Las Vegas Pinup Contest, dirigido pela adorável Rockwell DeVil. Fiquei muito feliz por ser jurado um ano do concurso de pinups do VLV em 2018.
Deixe sua mensagem para as pinups brasileiras:
Obrigado por apoiar a Black Pinups! Continuem sendo vocês mesmas, e se vestindo como quiserem.