Para o choque de muitos, a fábrica da Chocolate Pan foi decretada em falência pela Justiça neste mês de fevereiro. Desde 1935, a marca veio levando para o mercado doces simples, mas que marcou gerações, principalmente como item de lembrancinhas de festas infantis de aniversário nos anos 80 e 90. O segredo de seu sucesso, fora sua boa qualidade, era um marketing afetivo, que trazia atitudes e mensagens que valorizavam as coisas simples da vida, como os bons momentos em família e a alegria das crianças. Algo parecido com a proposta da fictícia fábrica de Chocolate com Pimenta.
Seu auge perdurou até os anos 90 e começou a decair depois da virada do milênio por conta da forte ambição de suas concorrentes, aos poucos ela foi diminuindo seu catálogo de produtos e sua visibilidade nas lojas. Mas a coisa começou a piorar nesses últimos anos com a mudança de perfil e o consequente aumento brusco nos impostos do bairro de Santa Paula, em São Caetano do Sul, onde a fábrica está localizada, que a levou a demitir muitos funcionários, parar a produção e deixar sua sede em estado de abandono.
E, por fim, a “cereja do bolo com chocolate granulado” foi a pandemia, que tornou a Chocolate Pan uma estatística entre as empresas que entraram em recuperação judicial por não aguentarem a crise econômica causada pelo surto da covid e se afundarem em dívidas. Uns dias antes do decreto oficial, a marca já havia declarado autofalência, e agora sua sede será lacrada, seus equipamentos vendidos e o valor dessas vendas serão destinadas para pagar os credores.
A Chocolate Pan pode ter sido extinta fisicamente, mas ela ainda permanece viva na memória afetiva de quem viveu seu auge. Portanto, relembre seus produtos inesquecíveis e de maior sucesso.
Os doces memoráveis da Chocolate Pan
1 – Balas Paulistinha
Sendo um dos primeiros produtos da Pan, as Balas Paulistinha foram lançadas nos anos 30 e inspiradas na Revolução Constitucionalista de 1932. Estas eram os poucos produtos da fábrica que não eram feitos de chocolate, mas sim feitas de caramelo colorido nas cores vermelha, amarela ou verde e possuíam um característico sabor cítrico. Essas balas ficaram no mercado por cerca de 70 anos e fizeram muito sucesso entre o público de todas as idades nos anos 80.
2 – Cigarrinhos de chocolate
O Cigarrinhos de chocolate foi o mais famoso e o mais polêmico produto da Pan. Quando foi lançado em 1941, o público não se espantou com a ideia porque fumar era sinônimo de alto status na sociedade. Portanto, o doce era uma forma de ajudar as crianças em suas brincadeiras de faz de conta. O produto imitava mesmo os verdadeiros cigarros, desde a sua embalagem em formato de maço até o formato dos chocolates, com a diferença que eram na cor natural do doce e, óbvio, não tinham tabaco na receita.
Para ficar mais bizarro ainda, em 1959, a fábrica colocou a foto de dois meninos, um branco e um negro, segurando um cigarro cada um, como se estivessem fumando. O produto foi normalizado por décadas por conta do hábito de fumar ter sido algo bem comum durante o século XX, mas nos anos 90 o Ministério da Saúde começou a alertar sobre o tabagismo e chamou a atenção da Chocolate Pan, que mudou o nome para Rolinhos de Chocolate e tirou o cigarro das mãos dos meninos da embalagem.
3 – Moedas de Chocolate
Muito vistas em lembrancinhas de festas de aniversário ou em bombonieres, onde a criança não saía de lá sem comprar várias por alguns centavos, as Moedas de Chocolate, assim como os Cigarrinhos, simulavam moedas de ouro. Também criadas nos anos 40, cada uma dessas unidades vinham embrulhadas em um papel dourado e não conquistavam apenas as crianças, como também os adolescentes. Estes foram vendidos até o recente fim das atividades da Pan.
4 – Chocolate Diet
Além do tabaco, outro consumo que recebeu o alerta do Ministério da Saúde nos anos 90 foi o do açúcar em grande quantidade. Portanto, a Pan resolveu inovar se tornando a pioneira em fabricar o chocolate diet no Brasil. Seu sucesso levou a fábrica lançar outras versões, como os de recheios de avelã e os de castanhas de caju.
5 – Chocolápis
A substituição dos Cigarrinhos de Chocolate pelos Rolinhos de Chocolate não teve tanta repercussão e, por conta disso, a Chocolate Pan resolveu lançar o Chocolápis no início dos anos 2000. Assim como o produto anterior, este também vinha em caixas pequenas com uns seis palitos de chocolate dentro, mas em forma de lápis. A graça era que cada um desses palitinhos eram embrulhados com papéis de cores diferentes, simulando mesmo os lápis de cor.
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