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Clássicos Brasil 2016 reúne relíquias do antigomobilismo nacional em São Paulo

21 de janeiro de 2016, por Mirella Fonzar
Design

Premiado em 2015, DKW Universal de 1956 (Foto: Flavio Gomes Mira e Clica/VGCOM)

Uma boa dica para os amantes do antigomobilismo que vão passar o feriado do aniversário de 462 anos São Paulo na cidade. De 23 a 25 de janeiro, sábado, domingo e segunda-feira, acontece o 2º Clássicos Brasil, no Clube Hípico de Santo Amaro, que reúne diversos modelos de automóveis clássicos nacionais, seus colecionadores e apreciadores.

Em sua 2ª edição, o maior evento de carros clássicos do Brasil reúne relíquias como Romi Isetta, DKW Universal, VW Kombi Standard, VW Monarca, Esporte Brasília, Fusca 1200 Pé de Boi, Opala 3800, Shark, Galaxie 500, Karmann Ghia Coupé, Ford Corcel GT, Alfa Romeo JK, VW Variant, Galaxie LTD Landau, Dodge Charger R/T, Ford F 75, Maverick Coupé V8, Maverick Sedan V8, Chevrolet Chevette, VW Brasilia, Dodge Dart, Envemo Super 90, Escort L, entre outros.

Os automóveis expostos, cerca de 120 carros, serão avaliados e premiados os mais originais de cada época. A avaliação será de acordo com a orientação da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), em que serão consideradas, principalmente, originalidade e importância histórica. Esta edição contará também com 20 motos Honda, caminhões antigos e a ilustre presença de Wilson Fittipaldi Junior em sessões de autógrafo durante o evento.

Esporte Brasília de 1961

Esporte Brasília de 1961, premiada em 2015 (Foto: Sergio Campos Mira e Clica/VGCOM)

Entre os destaques estão:

Fittipadi FD 01 – O primeiro carro de Fórmula 1 produzido no Brasil há 40 anos da equipe Fittipaldi. Emerson Fittipaldi e Wilson Fittipaldi Jr. realizaram um sonho de construir o primeiro e único carro de Fórmula 1 brasileiro. O veículo estreou em 1975 no GP da Argentina.

Opala – campeão da primeira temporada da Stock Car em 1979. A categoria foi lançada com o total apoio e incentivo da General Motors do Brasil. O piloto Paulo Gomes (hoje presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo) foi campeão da primeira temporada com este carro. A primeira corrida foi em 22 de abril, no Autódromo de Tarumã/RS, e contou com a presença de 19 carros, todos do modelo Opala com motores de seis cilindros de 4 100 cm3.

DKW Universal 1956 – um dos primeiros carros a serem produzidos após aprovação da lei de incentivo fiscal para carros com produção totalmente nacional.

Gurgel Itaipu E400 1974 – desenvolvido pela Gurgel, o modelo prioriza o baixo consumo e pouca emissão de poluentes no ar. O nome é alusivo a Hidrelétrica de Itaipu.

Opala 3800 de 1969

Opala 3800 de 1969, premiado em 2015 (Foto: Mira e Clica/VGCOM)

Bino Mark I 1966 – recriação fiel do modelo que correu na década de 60 e foi vencedor de várias corridas. O modelo semelhante sofreu um grande acidente numa competição no Rio de Janeiro na década de 60 e ficou destruído.

Fúria Alfa 1970 – criado por Toni Bianco em 1970. O modelo se enquadrava na categoria Protótipos e, depois, Divisão 4. Apenas cinco exemplares foram construídos artesanalmente numa oficina em São Paulo. Sua carreira nas pistas durou até 1973, com vitórias sobre famosos bólidos da época, como o Bino de Luiz Pereira Bueno e a Carretera 18 de Camillo Christófaro.

Maverick perua 1976 – Desenvolvido e produzido pela lendária concessionária Ford Souza Ramos, o Maverick perua 1976 teve somente 100 unidades produzidas.

Malzoni 1966 – carro produzido por Rino Malzoni entre 1964 e 1966, o modelo usava chassis e mecânica DKW com carroceria de fibra de vidro. Foi um carro extremante rápido nos autódromos brasileiros. Estima-se que foram produzidos 35 unidades.

SERVIÇO

2º Clássicos Brasil
Data: 23 a 25 de janeiro de 2016
Horário: dia 23, das 10 às 19h | dias 24 e 25, das 11 às 18h
Local: Clube Hípico de Santo Amaro – Rua Visconde de Taunay, 508, São Paulo SP
Ingressos: R$ 25 | Meia entrada para idosos, estudantes com carteira para comprovação e crianças até 10 anos de idade
www.classicosbrasil.com.br

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