Home > Cinema & TV > Comerciais nipônicos dos anos 60 são a coisa mais groovy que verá na internet hoje!

Comerciais nipônicos dos anos 60 são a coisa mais groovy que verá na internet hoje!

29 de julho de 2023, por Leila Benedetti
Cinema & TV
Comerciais nipônicos dos anos 60

A Londres dos anos 60 influenciou a cultura jovem de todo o mundo e, claro, o Japão não ficou de fora. Mas como a “terra do sol nascente” tem as suas famosas peculiaridades, ela levou extremamente a sério (até mais que a própria Inglaterra) a contracultura e caprichou nas cores, psicodelia e em conteúdo lúdico, além de ter enfatizado mais a sua fama de país inovador, mais avançado que muitos países em diversos aspectos.

Tem vários comerciais nipônicos dos anos 60 no Youtube, mas todos eles sobre moda ou cosméticos focados nas mulheres, nada se encontra sobre outros segmentos. Porém, mesmo assim, estes mostram que a sociedade do Japão era mais à frente em relação aos outros países naquela época. 

Um exemplo disso é o empoderamento feminino, enquanto a mídia de outros países mostravam donzelas de camisola se maquiando na penteadeira ao som de um violino em preto e branco, a do Japão já mostrava em cores (e haja cores!) as modelos estilosas e maquiadas se divertindo com as amigas. Esses comerciais são viciantes e, confessamos, dá até vontade de entrar para a carreira de modelo (hehe!), confira:

Os comerciais nipônicos dos anos 60

1 – “Swinging Tokyo”

Esse comercial da marca de moda japonesa Renown, que mistura pop art, com efeitos em chroma key, com cores vibrantes, com formas geométricas…é muito Swinging London (ou Swinging Tokyo)!

2 – Um dos primeiros trabalhos da modelo Tina Chow

A modelo Tina Chow se consagrou entre os anos 70 e 80 como a garota propaganda da marca de cosméticos japonesa Shiseido. Mas em seu começo de carreira, lá em 1968 quando era solteira e não tinha “Chow” no nome, ela já mostrava seu talento neste comercial de maquiagem.

3 – O crossover entre o Japão e a França

Aproveitando a onda do Ye Ye europeu, os marketeiros da Renown (olha ela aí de novo!) chamaram Sylvie Vartan, nome famoso do Yé Yé francês, para cantar o jingle do comercial em japonês. O resultado é esse comercial todo estiloso, geométrico e monocromático abaixo.

4 – “No momento não posso atender, estou passando batom de unhas molhadas, deixe seu recado!”

Esse comercial de batom e esmalte da Shiseido tem toda aquela peculiaridade típica do Japão, mas ao mesmo tempo tem toda aquela pegada groovy de entre o fim dos anos 60 e início dos 70.

Matérias Relacionadas
Bebel Mod
Bebel Mod??: 6 vezes em que a personagem da Grande Família mostrou ter um pézinho na subcultura
Milão Fashion Week Verão 2025
Milão Fashion Week: 4 tendências retrô que prometem para o Verão 2025
Half - Aline Love & Club Band
Half: Aline Love & Club Band lança primeiro single em inglês e cheio de atitude
Peggy Moffitt
Peggy Moffitt, a ícone 60’s que popularizou o monoquini e a moda geométrica

Deixe um comentário