Home > Destaque > Como a era espacial influenciou no figurino de Barbarella

Como a era espacial influenciou no figurino de Barbarella

4 de abril de 2016, por Letícia Loureiro
Moda
Barbarella

O filme Barbarella, lançado em 1968, conta a história de uma agente espacial enviada a uma missão para encontrar o astronauta DurandDurand (alguém aí lembrou de uma certa banda?).  Na trama, DurandDurand criou uma arma que ameaça acabar com a paz e o amor do universo e precisa ser impedido pela personagem interpretada por Jane Fonda.

Em um contexto histórico, o filme foi lançado um ano antes de o homem chegar à lua e aborda temas que estavam em alta, como a aura do “paz e amor”, o sexo livre e a mulher ganhando voz, lutando pela liberdade sobre seu próprio corpo e suas próprias vontades.

Figurino de Barbarella

Figurino de Barbarella (Foto: Reprodução)

Diante disso, Barbarella é indispensável para entender mais sobre a década de 1960, principalmente sobre a moda da “era espacial”. No filme, o figurino da protagonista é assinado pelo estilista Paco Rabanne e pelo figurinista Jacques Fonteray.

Barbarella

Figurino metalizado da personagem Barbarella (Foto: Reprodução)

A dupla traduziu no guarda roupa de Barbarella a estética futurista da década. Paco trouxe todo seu trabalho com placas de alumínio e metalizados para o guarda roupa da astronauta, acrescentando, é claro, muita sensualidade.

O plástico foi muito usado para dar transparência em recortes estratégicos, além do metal e peças feitas de malha bem fina. As roupas sempre muito justas, marcadas por estruturas que ressaltavam os seios e a barriga da loira, evidenciavam o apelo sexual da personagem. As botas, de cano médio e longo, estavam presentes em quase todos os looks.

Barbarella

Figurino inspirado na era espacial de Barbarella (Foto: Reprodução)

O filme até hoje divide opiniões, mas quando o assunto é figurino, Barbarella não deixa dúvidas. O visual futurista da era espacial recebe um toque especial de pimenta no corpo da “astronauta sexy”.

Matérias Relacionadas
Homem na Lua
Era Espacial: Saiba mais sobre a origem deste movimento que influenciou uma década inteira
A geração Beatnik e os movimentos de contracultura nos anos 60; ouça também a playlist “Pé na Estrada”
Breve história dos sapatos: os anos 1960
Estrelas além do tempo
Conheça as mulheres reais que inspiraram o filme ‘Estrelas além do tempo’

2 Responses

  1. Barbarella tem o meu figurino preferido da vida, até mesmo antes de ver o filme . Assistir o filme pela primeira vez foi uma decepção total. Mas ainda quero andar que nem ela diariamente :)

Deixe um comentário

um × 4 =