Com a evolução tecnológica, os smarthphones com câmera fotográfica e o crescimento de redes sociais como o Facebook e o Instagram que incentivam o compartilhamento de fotos, principalmente de você mesmo, o uso do termo “selfie” tem aumentando consideravelmente. Em 2013, a palavra cresceu 17.000%, e entrou no dicionário Oxford como a “palavra do ano”.
Selfie quer dizer que foi feito por você mesmo, um autorretrato, portanto, para que uma foto seja considerada selfie, ela deve ser tirada por você mesmo.
Há relatos de que a primeira selfie foi feita em 1839, tirada por Robert Cornelius, a técnica exigia que ele ficasse de 3 a 15 minutos parado em uma mesma posição para que a fotografia fosse realizada. Mas quem é considerada pioneira nessa técnica é a princesa da Rússia Anastasia Nikolaevna em 1914, então com 13 anos. Ela tirou foto de si mesma sem programação por time, apenas direcionando a câmera para o espelho.
Nos anos 40, não havia celulares, muito menos com câmera fotográfica para usar o pau de selfie e nem o próprio termo era utilizado como conhecemos hoje. Mas, os autorretratos era algo muito realizado. Em 1944, o fotógrafo Gjon Mili, conhecido por fotografar grandes artistas para a revista Life, convidou algumas celebridades para irem até o seu estúdio para uma seção de autorretrato. Para tirar sua própria foto era preciso segurar o disparo do obturador que faria a foto.
Nas imagens é possível perceber que apesar da tecnologia ter avançado, as poses e expressões de quem está se auto fotografando não mudaram muito em relação aos dias de hoje
Hoje em dia muitas pessoas consideram a selfie um ato de narcisismo e desejo de aprovação e isso tem deixado as pessoas cada vez mais exigentes com a auto imagem, pois há um culto sobre ela mesma. Mas a tecnologia só reforça o que já existe há muito tempo na humanidade: independente das décadas, todos querem expor uma boa imagem de si mesmo.