Elza Soares e Ney Matogrosso soltaram suas vozes mais uma vez com o single Demarcação Jazz. Feita em parceria com DJ MAM e Rodrigo Sha, ambos do Duo Jazz Botânico, a música é um manifesto pelos indígenas brasileiros, que veem não só suas vidas ameaçadas como também toda sua história pelas crises política, sanitária e ambiental, que assolam o país.
Em uma sonoridade que mistura o canto ancestral dos índios Xavantes da Amazônia com o jazz fusion e o world music, Demarcação Jazz é, na verdade, uma recriação feita pelo produtor Makoto Kubota da música de Chico César intitulada Demarcação Já, que também é interpretada por Ney junto a outros artistas, bem como serve à campanha do Greenpeace e do Instituto Socioambiental. Além disso, os grandes nomes não estão apenas na parte sonora do single como também na arte de sua capa, que foi desenhada por ninguém mais e ninguém menos que Ziraldo.
O lançamento do novo single se deu no último dia 17 de setembro, logo após a 5ª edição do Festival Demarcação Já Remix. O projeto realizado por DJ MAM teve uma programação agitada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, envolvendo apresentações do Coral Guarani Tenonderã, debates sobre a causa com a líder indígena Sônia Guajajara com os Secretários Municipais de Meio Ambiente de Cultura do Rio, Eduardo Cavalieri e Marcus Faustini, bem como uma live musical no Youtube do Gilberto Gil, que contou com mais de 30 artistas, incluindo a Elza.
Demarcação Jazz, cantada por Elza Soares e Ney Matogrosso, assim como Demarcação Já, composta por Chico César, estão nas principais plataformas digitais. Confira: