Home > Design > USP e UFRJ lançam e-book que ensina reproduzir trajes do Brasil Império

USP e UFRJ lançam e-book que ensina reproduzir trajes do Brasil Império

1 de outubro de 2021, por Leila Benedetti
Design
USP e UFRJ

Os amantes da moda e sua história terão mais um material de peso para estudar sobre o assunto. Pesquisadores da Escola de Comunicações e Artes da USP, juntamente com a UFRJ, publicaram o livro digital Para Vestir a Cena Contemporânea: moldes e moda no Brasil do século XIX

Com o objetivo de desvendar a jornada das vestimentas de época brasileiras, as duas universidades coletaram aspectos históricos e culturais, bem como os modos de produção dos trajes da época do Brasil Império. Ainda, este livro vai além dos longos vestidos femininos e dos elegantes ternos masculinos. Nele você também confere tudo sobre as fardas dos militares, os trajes usados pelo clero e até mesmo os pelos escravos. 

Além da teoria, na qual é abordada a história das vestimentas e seus detalhes, a obra acadêmica também detalha toda a produção dos trajes, com desenhos técnicos dos moldes, sugestões de tecidos e cores, além de instruções passo-a-passo para a confecção das peças, permitindo assim com que o leitor faça suas próprias réplicas. É um livro perfeito para figurinistas, costureiras, alfaiates, estilistas e quem mais se aventurar na máquina de costura e na viagem pelo tempo. 

Aprendendo sobre a moda do século XIX

Para apresentar o conteúdo de forma didática, os pesquisadores dividiram o livro em três partes. A primeira é chamada de Caderno Teórico, que apresenta o contexto histórico da época, bem como uma linha do tempo da produção dos tecidos e as características do universo têxtil do período. Ainda, ela aborda sobre os profissionais da moda da época, os tecidos utilizados e onde estes eram produzidos e comercializados, sem contar a categorização dos trajes, principalmente as categorias do tipo religioso, militar e civil. 

Já a segunda parte é o Caderno de Modelagem, que descreve os trajes e apresenta o desenho dos moldes com instruções de como reproduzir as vestimentas. De acordo com os autores, os detalhes da modelagem e confecção foram baseados em alguns dos trajes atualmente expostos em museus e nos registrados em iconografia pictórica de retratos e fotografias brasileiras datadas no século XIX. 

E por fim, o livro aborda sobre as categorias dos trajes de forma mais detalhada, além de apresentar o Caderno Especial, dedicado às investigações sobre um vestido de princesa e aos exemplos de imagens e ideais que predominavam no século XIX. 

Para Vestir a Moda Contemporânea
(Capa do livro Para Vestir a Moda Conteporânea: moldes e moda do século XIX. | Foto: Reprodução/ECA USP)

Para os pequenos e pequenas

As crianças, que normalmente são esquecidas nas pesquisas acadêmicas, também ganharam espaço neste estudo e, portanto, os mesmos pesquisadores lançaram uma versão do livro com as vestimentas usadas pelos pequenos e pequenas da época, bem como suas bonecas.

A obra Para Meninos, Meninas e suas Bonecas: moldes e moda no Brasil do século XIX não só investiga a moda infantil da época como também trata, em primeiro lugar, sobre as atividades que essa faixa etária exercia durante o Brasil Império, como suas brincadeiras, rotina escolar e como elas se desenvolviam de forma sadia, por exemplo. Em seguida, a história dos trajes das crianças são abordadas e os moldes para fazer suas réplicas são apresentadas, bem como os trajes das bonecas fabricadas e comercializadas na época.

Para Meninos, Meninas e suas Bonecas
(Capa do livro Para Meninos, Meninas e suas Bonecas: moldes e moda do Brasil no século XIX. | Foto: Reprodução/ECA USP)

Onde encontrar?

As obras Para Vestir a Cena Contemporânea: moldes e moda no Brasil do século XIX e Para Meninos, Meninas e suas Bonecas: moldes e moda no Brasil do século XIX, ambas publicadas pela USP e UFRJ, estão disponíveis para download de forma gratuita no Portal de Livros Abertos da USP.

Inaugurado em 2016, este portal é mantido pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia) e reúne, assim como divulga, livros digitais acadêmicos e científicos publicados pelas unidades, institutos, centros, museus e órgãos centrais da Universidade de forma a preservar a memória da produção científica da entidade. Todas as obras, que são de autoria ou organização de professores e especialistas, têm acesso aberto e completo sob a licença Creative Commons 4.0. 

Matérias Relacionadas
Sheila Guedes
Sheila Guedes: agora temos uma nova Jane Austen brasileira

Deixe um comentário