Home > Destaque > Dupla Venenosa: criadoras lançam coleção inspirada na mulher de negócios dos anos 80

Dupla Venenosa: criadoras lançam coleção inspirada na mulher de negócios dos anos 80

9 de março de 2020, por Daise Alves
Moda
Dupla Venenosa

Quando se fala de moda retrô, logo vem à cabeça as saias rodadas dos anos 50 e o estilo das pin-ups. Mas, a verdade é que moda retrô se refere as diversas modas de um passado recente, que marcaram as diferentes décadas do século XX.

Como já visto em Qual a década mais nostálgica do Brasil, seguida dos anos de 1950, é os anos 1980 que inspira muita gente nos dias de hoje. E não é só por conta da música não, que no Brasil foi o auge do rock nacional. A moda oitentas foi muito forte, com traços bem marcantes, característicos do new have.

Entre esses adeptos, está a Dupla Venenosa, Gabriela Andrade e Fernanda Cerântola, que juntas lançaram a Boutique Venenosa inspirada em todo o exagero dos anos 80. A primeira coleção da marca “Sagrada e Profana Mulher de Negócios”, que teve destaque na Casa de Criadores, foi inspirada nas mulheres da década com posição de líder da sua própria vida, em mundo onde sempre esteve em uma posição de submissão e obediência.

Quer saber o que as inspira? Confere nossa entrevista com elas:

Dupla Venenosa

Fernanda Cerântola e Gabriela Andrade, a Dupla Venenosa

Universo Retrô – Para começar, provavelmente uma curiosidade de muitos. Como vocês se conheceram? Podemos dizer que o estilo as uniu ou ele foi se formando quando vocês se encontraram?

Dupla Venenosa – Nos conhecemos pela internet e cada uma veio com sua bagagem individual de referências de música, filmes, moda etc. Mas, a identificação uma com a outra foi bem instantânea. Já nas primeiras conversas percebemos que tínhamos muitos gostos em comum, inclusive muitos incomuns perante ao gosto popular (risos). Com isso, nos sentimos bem a vontade de dar vasão e explorar cada vez mais a arte do exagero e o gosto por coisas antigas juntas, já que até então era mais difícil de compartilhar isso com o mundo se sentido meio esquisita sozinha.

Universo Retrô – A moda retrô está bem em alta, mas ainda, muito atrelada ao estilo pin-up no mainstream. Como vocês enxergam esse estilo mais 80 nos dias atuais?

Dupla Venenosa – Percebemos que de uns 2 anos pra cá, o estilo anos 80 esta cada vez mais presente e com isso, mais bem visto, normalizado, se comparamos com 2017, por exemplo, onde até então sentíamos um estranhamento maior das pessoas na rua, na internet e tal. Acredito que tenha seu lado bom, sentimos mais abertura para introduzirmos nossas roupas, nossa arte, só esperamos que não se torne aquela coisa muito mainstream porque nos enjoa ver alguma coisa repetidamente em todos os lugares.

Fernanda Cerântola e Gabriela Andrade, a Dupla Venenosa

Fernanda Cerântola e Gabriela Andrade, a Dupla Venenosa

Universo Retrô – O que a estética dos anos 80 representa para vocês?

Dupla Venenosa – A estética dos anos 80 representa coragem em se expressar, o sentimento de ser livre pra misturar cores vivas e volumes exagerados. E quando comparamos com a moda atual, chega a ser triste de ver como tudo é muito básico, repleto de cores neutras e repetitivo. Além de sentir uma originalidade maior, o que nos chama muita atenção na estética oitentista é a androginia, onde os homens não se privavam de parecer femininos e eram estilosos, muitas mulheres de cabelo curto e terno. Claro que vemos bastante disso dentro da nossa bolha LGBT hoje, mas não em um nível do tipo sair na rua e ver a maioria inserida nisso.

Universo Retrô – Apesar de vocês se inspirarem nos anos 80, vocês trazem exatamente o exagero dessa década. Como isso é visto por outras pessoas nas ruas?

Dupla Venenosa – No meio LGBT e na cena drag, clubber em São Paulo é muito bem visto e aceito. Já no dia a dia, na rua ou no trajeto do ônibus/metrô pra chegar no role, por exemplo, as pessoas olham bastante, olhares tortos, curiosos, e as vezes empolgados também. Nunca fomos abordadas de uma forma grave, de chegarem e xingarem ou ameaçarem sério (pois estamos sempre de postura e cabeça erguida né, acho que isso faz uma grande diferença). No máximo, um xingamento ou uma zoada de longe, mas somos frequentemente abordadas sim, na maioria das vezes por perguntas curiosas ou elogios, entusiasmo.

Gabriela Andrade

Gabriela Andrade

Universo Retrô – Já deu para perceber que a moda faz parte do estilo de vida de vocês. Como vocês estão envolvidas com esse mercado?

Dupla Venenosa – Em 2017, tivemos a ideia de começar a fazer nossas próprias roupas, já que não encontrávamos pra vender aquilo que queríamos usar pra sair a noite (pelo menos não nas lojas brasileiras, e as gringas sempre muito inacessíveis financeiramente). Com isso, foram surgindo pessoas interessadas e potenciais clientes. Começamos a fazer peças sob encomenda, costurando, tirando foto etc. Com o tempo, foi ficando inviável fazer tudo e dar conta de todas as etapas e aquilo não se sustentaria a longo prazo.

Nosso principal interesse sempre foi focar em peças mais artísticas, figurinos e tal, e quando surgiu a oportunidade de desfilar na Casa de Criadores, tivemos mais certeza ainda de que gostamos de viver disso. Assim, hoje estamos pensando em um novo formato, continuando com o slow fashion e fazendo produções em pequena escala, mantendo uma exclusividade, pois serão poucas peças de cada modelo e assim podendo atribuir um valor acessível a elas, já que fazendo uma peça só de um modelo acaba saindo mais caro pro consumidor final.

Fernanda Cerântola

Fernanda Cerântola

Universo Retrô – O Instagram de vocês é um verdadeiro espaço de criatividade. Quais são as inspirações de vocês?

Dupla Venenosa – Acho que além da moda, o foco principal de inspiração sempre foi a música, os videoclipes e o estilo das bandas/cantores que a gente gosta, como o glam/hard rock, a cultura pop, um toque de disco, etc. A música dos anos 70 e 80 em geral estão bem presentes na nossa fonte de inspiração.

Universo Retrô – Recentemente vocês lançaram a Boutique Venenosa e com ela a coleção “Sagrada e Profana Mulher de Negócios” na Casa dos Criadores. Sabemos que a coleção é inspirada na mulher dos anos 80, que teve sua ascensão no mercado de trabalho. Mas, gostaríamos de saber, como foi o processo criativo e as dificuldades de criar a coleção?

Dupla Venenosa – Tudo começou com o TCC na faculdade de moda: estudávamos em faculdades diferentes, mas coincidentemente estávamos no mesmo semestre quando nos conhecemos. Decidimos fazer o mesmo tema juntas, cada uma em seu próprio projeto, mas era um tema que basicamente rege a nossa vida, juntando aquilo que a gente acredita, que é a ascensão e independência da mulher junto a estética oitentista.

Na mesma época foi quando passamos a estudar sobre Sagrado Feminino e isso teve um forte impacto na nossa vida, ajudando muito nossa autoestima e poder pessoal. Assim, fechamos um tema que falasse sobre a nossa vivência como mulher, colocando as mulheres em uma posição de líder da sua própria vida, em mundo onde sempre esteve em uma posição de submissão e obediência.

A grande dificuldade nisso tudo foi o pouco recurso financeiro. A criação de tudo foi feita no escuro, não sabíamos se teríamos como arcar com tudo aquilo (pois é um gasto BEM alto pra colocar aqueles 15 looks em uma passarela), então de certa forma acabávamos nos limitando na parte da criação pois realmente não fazíamos ideia se conseguiríamos bancar aquilo.

No ano seguinte, quando surgiu a oportunidade de fazer um desfile, resolvemos usar aquilo que já tinhamos e junto a isso também surgiu o patrocínio da Bed Head, que fez com que realmente pudéssemos arcar com tudo (já que as roupas já prontas do TCC passaram por uma atualização, novos looks foram feitos, fora todos os outros vários custos).

Modelo no desfile Dupla Venenosa

Modelo no desfile Dupla Venenosa

Universo Retrô – Além disso, como foi o processo de ter esse espaço na Casa dos Criadores?

Dupla Venenosa – A oportunidade do desfile surgiu faltando uns 2 meses pro evento, então foi bem surpresa pra nós. Já tínhamos a parte da criação pronta, e desde o começo a ideia era levar aquele tema pra passarela mesmo, mas concretizamos tudo de fato dentro desse prazo.

Uma correria bem louca mesmo, mas com muita organização e ajudas que foram surgindo como o apoio do stylist Davi Ramos, a equipe do Circus Hair e a equipe da Vicunha, deu tudo certo no final. Ter esse espaço foi muito importante e realizador pra nós, era um sonho que sempre tivemos, mesmo antes de nos conhecermos. E com a experiência, tivemos mais certeza ainda de que queremos muito criar mais vezes para a passarela.

Desfile inspirado nos anos 80

Desfile Dupla Venenosa

Universo Retrô – O desfile de vocês foi praticamente 20 minutos de uma verdadeira imersão aos anos 80, não só visual, mas também sonoricamente. Qual foi a receptividade do público em relação a coleção?

Dupla Venenosa – Quando ouvíamos os gritos e aplausos da passarela enquanto estávamos no backstage esperando pra entrar, sentimos que fomos muito bem recebidas pelo público. E era essa mesmo a nossa principal intenção, queríamos fazer um fashion show, entreter as pessoas. Não podemos deixar de destacar o quanto a presença e empenho de cada modelo foi importante pra isso acontecer, elas foram a alma do desfile.

Queríamos mulheres reais mesmo e escolhemos cada uma a dedo, dentro das nossas possibilidades financeiras e tal, mas procuramos por mulheres e amigas que conhecíamos o trabalho, a arte e aquilo que cada uma representava. Então cada uma trouxe a sua vivência pra passarela, com seus corpos e personalidades plurais, gerando a conexão com público.

Desfile Dupla Venenosa na Casa de Criadores

Dupla Venenosa no desfile da Casa de Criadores

A gente quis passar essa mensagem de que poderia ser qualquer uma ali, dançando, interpretando e usando aquelas roupas extravagantes, você só precisa se permitir. E claro, toda essa performance junto a uma trilha sonora que conta a história da época, formada por vocais femininos, fazendo o público se sentir como se estivesse dentro daquela atmosfera.

Universo Retrô – Para finalizar, quais as pretensões de vocês com a Boutique e a Dupla Venenosa?

Dupla Venenosa – Nosso foco no momento é em produzir pequenas coleções, com uma quantidade limitada de cada modelo, pra assim mantermos a exclusividade de cada peça e ainda sim possa ser acessível. Inicialmente a venda será online pela Boutique Venenosa, mas assim que possível, levaremos as peças para lojas físicas (lojas colaborativas e tal).

Com isso, nossa principal intenção é focar na qualidade das peças, levando nossa estética das cores fortes, misturando alfaiataria e tudo mais, prezando muito por uma boa modelagem, um bom caimento no corpo e usando tecidos duráveis, pra ser aquela peça que você compra e leva pra vida, sabe? Essa visão de negócio faz muito sentido pra nós pois há anos optamos sempre por buscar peças em brechós, não só pelo estilo vintage, mas um dos motivos que mais nos atrai é o fato da roupa durar por muitos anos.

Desfile anos 80

Final do desfile Dupla Venenosa

A gente compra, lava várias vezes e ela ainda está ótima, então essa é outra característica muito importante da moda dos anos 80 que admiramos demais: roupas de qualidade, feitas para durarem anos. Além de passar a sensação de “meu dinheiro foi bem gasto” ao consumidor, acreditamos que é a forma mais sustentável de se vestir hoje em dia, como já disse Vivienne Westwood: compre menos, escolha bem, faça durar.

Matérias Relacionadas
Cindy Lauper
A moda new wave: uma viagem com muito brilho e permanente nos anos de 1980

Deixe um comentário