Home > Destaque > Você sabe qual a década mais nostálgica no Brasil atualmente?

Você sabe qual a década mais nostálgica no Brasil atualmente?

22 de abril de 2019, por Daise Alves
Lifestyle
Viagem no tempo

Ao pesquisar sobre determinadas épocas no Google, encontramos infinitas publicações sobre as décadas. Mas, será que conseguimos identificar qual é época em que as pessoas mais têm interesse e porque elas têm curiosidade sobre esses períodos? Qual será a década mais nostálgica no Brasil atualmente?

Fazendo uma pesquisa rápida no Google Trends, ferramenta do Google que mostra os termos mais procurados no buscador, conseguimos identificar quais décadas mais têm relevância e estão em ascensão na rede nos últimos 5 anos no Brasil e por quê.

O INÍCIO DO SÉCULO XX

Ao olhar para a primeira metade do século XX, percebe-se os assuntos relacionados a década de 1950 ganham relevância na plataforma, seguida da década de 1920. O início do século, também conhecido na história como A Era Eduardiana, quase não gera interesse no público geral.

Gráfico do Google Trends sobre as décadas mais pesquisas no século XX

(Fonte: Google Trends)

Os loucos anos 20, apesar de distante, mostra o quanto é uma época que causa admiração e gera curiosidade. Entre os fatores que causam interesse e que estão em ascensão está a procura sobre os modernistas dos anos 20.

Já sobre os anos 50, a procura sobre filmes dublados da época, roupas femininas dos anos 50 e Chucky Berry, mostram o que as pessoas mais associam com a época.

Apesar dos anos 30 e 40 terem sido de grande relevância, principalmente devido a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial, ambas as décadas não têm procura tão significativa quanto os anos 50 no Brasil, provavelmente porque são acontecimentos que não tiveram participação direta do nosso país. Mas, a Era Vargas e a curiosidade em saber “como era a vida na década de 1940” são fatos curiosos na pesquisa.

A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX

Já ao entrar na segunda metade do século XX, a década de 1980 mostra-se explosiva nas buscas dos usuários, seguido da década de 1960, enquanto os anos 2000, possivelmente por ainda ser um período próximo ao nosso presente, quase não tem relevância.

Décadas século XX

(Fonte: Google Trends)

O que leva as pessoas a se interessarem pela década de 1960 são principalmente as roupas e Beatles, já que a plataforma detectou o interesse que as pessoas têm em conhecer uma “banda britânica formada em Liverpool”. O musical 60 Década de Arromba também fez com que as pessoas se interessarem pela década no Google.

Importante lembrar que no Brasil, muita coisa dos anos 60 é confundido com os anos 50. Quem nunca foi convidado para uma festa a fantasia anos 60 em que muitas pessoas vão de vestido de bolinha rodado, sendo que essa década foi marcada por minissaias?

Enquanto nos anos 60 temos um interesse maior pela moda, na década de 1970 é a música que ganha destaque. Assim como nos anos 80 em que as pessoas querem conhecer não só a música da época, mas “o passinho” que as pessoas faziam ao ouvir essas músicas. O rock nacional também contribuiu para essa década ser uma explosão.

“Para mim foi a melhor época em questão de música. Os filmes também eram muito originais. Era um década colorida e alegre. Diferente de hoje.” Pamela da Cunha, 31.

Já sobre os anos 90, o interesse não só sobre música e moda, mas também nas novelas que marcaram a época, reflexo de sua globalização. Nos anos 2000, desenhos e filmes ganham relevância.

AS PRINCIPAIS DÉCADAS DO SÉCULO XX

Olhando para essas 3 décadas que mais geram curiosidade nos usuários do Google, apesar da década de 1950 ser a mais procurada no início dos século XX, perde relevância quando comparada às décadas posteriores.

Mesmo tendo um público fiel, que é o que mais tenta reproduzir a década em seu dia a dia, principalmente quando falamos de gênero musical, por ser a que mais inspira bandas hoje em dia.

E também na moda e lifestyle em geral, os anos 50, apesar de gerar interesse, principalmente nos filmes da época, com o público geral, percebe-se que sua essência ainda circula muito no âmbito alternativo.

Gráfico do Google Trends sobre as décadas mais pesquisas no século XX

(Fonte: Google Trends)

A década de 1960 se torna curiosa no Brasil, pois foi a época do iê-iê-iê. Temos, pela primeira vez, a força da cultura jovem no país com a Jovem Guarda, que imortalizou grandes ícones da música, como Roberto Carlos e Wanderléa.

E claro, a década de 1980, considerando a relevância no Google, se firma como a década mais nostálgica do século XX no Brasil atualmente, já que é a que mais as pessoas demonstram interesse.

POR QUE A DÉCADA DE 1980?

De fato, nos anos 80 tivemos uma explosão cultural muito forte, tanto na música, com o Rock Nacional, como na televisão, que muito contribuiu para esse gênero no Brasil, além dos famosos programas de TV que conquistaram as famílias brasileiras.

Além disso, um fator muito importante, que não podemos esquecer, é que estamos falando de uma população economicamente ativa: Os millennials. Esses que tiveram a infância ou adolescência entre os anos 80 e 90, ou seja, têm uma memória afetiva muito grande em relação a esse período.

Sabemos que o apelo emocional, principalmente na publicidade, é muito forte para gerar vendas. Então, não é a toa que a nostalgia em relação a essa época está aí, a industria do entretenimento seja a cinematográfica, da moda, ou musical, a cultura pop em geral, contribuem muito para isso.

“Eu gosto dos anos 80 porque vivi minha infância e adolescência. Me identifico com músicas, séries, desenhos e filmes. Reconheço muita coisa dessa época.” Sandro Eduardo, 43.

Matérias Relacionadas
X-Men '97
X-Men ‘97: Marvel e Hasbro lançam comercial de brinquedos com a cara dos anos 90
Exposição Estrela: Cantareira Norte Shopping
Exposição Estrela: Cantareira Norte Shopping exibe brinquedos clássicos da marca
Lojão dos Shortinhos
“Lojão dos Shortinhos”: loja esportiva viraliza por vender calções dos anos 80 no carnaval do CE
Coração Anos 90: The Parking Lots
Coração Anos 90: The Parking Lots lança single nostálgico em ritmo folk e country

Deixe um comentário