Quem acredita que durante a Invasão Britância só houve Os Beatles e outras bandas e artistas masculinos, é porque não conhece Dusty Springfield. Considerada a Rainha dos Mods pelo público sessentista, ela alcançou seu sucesso com o hit I Only Want to Be With You em 1963.
Nascida Mary Isobel Catherine Bernadette O’Brien e tendo apenas Mary O’Brien como seu nome artístico inicial, a cantora com seus famosos penteados beehive começou a carreira em 1958, logo após se formar do ensino médio, entrando para o grupo vocal Lana Sisters ao lado de Riss Long e Lynne Abrams. Em 1960, a cantora saiu do grupo para formar outro com seu irmão Dion O’Brien e Tim Feild, The Springfields.
Mas seu sucesso só foi alcançado em 1963 quando partiu para carreira solo e mudou seu nome artístico para Dusty Springfield. Além do hit citado acima, ela também lançou outros bem conhecidos como Wishin’ and Hopin’ (1964) e Son of a Preacher Man (1969).
Dusty Springfield não só lançou bons singles como também ajudou a destacar outros músicos. Os artistas da soul music, que tinham contrato assinado com a Motown Records, tinham maior visibilidade apenas nos Estados Unidos, e a cantora os popularizou no Reino Unido graças ao seu programa The Sound of Motown, uma edição especial da série de TV Ready Steady Go de 1965 que apresentava os melhores artistas da gravadora.
Ela seguiu na ativa até mesmo depois da década de 60. Entre os anos 70 e 90 ela continuou gravando e lançando seus álbuns de estúdio e fazendo participações de projetos de outros músicos, como a dupla Pet Shop Boys nos anos 80. Mas em 1995 ela se viu obrigada a parar sua carreira após ser diagnosticada com câncer de mama. Após quatro anos de tratamento, em 1999, Dusty Springfield morreu e foi sepultada na cidade de Henley-on-Thames, na Inglaterra.