Home > Cinema & TV > Em 97 Era Assim: filme prova que nem tudo no “meu tempo” era melhor

Em 97 Era Assim: filme prova que nem tudo no “meu tempo” era melhor

1 de julho de 2018, por Daise Alves
Cinema & TV
Em 97 Era Assim

Em 97 Era Assim é um filme brasileiro, que retrata as aventuras de um grupo de meninos, entre 14 e 16 anos, determinados a ter experiências sexuais, e a ajudar dois deles a perderem suas virgindades. A geração que cresceu nos anos 90 é formada por pessoas muito apegadas aos ícones que fizeram parte de sua infância, e adolescência, e o objetivo do longa é acertar em cheio nossos corações nostálgicos.

Tirar a história do eixo Rio/São Paulo é um acerto da produção, que optou por ambientar a trama no Rio Grande de Sul e o fato de que tudo está acontecendo no Brasil, contribui para a nossa identificação com alguns comportamentos e situações pelas quais os personagens passam. O elenco principal, formado por Fredericco Restori (Renato), João Pedro Corrêa (Moreira), Pedro Diana Moraes (Pilha) e Julio Estevan (Alemão), apesar dos estereótipos, consegue mostrar o que foi ser adolescente nos anos 90, de forma crua, e sem a infantilização que costuma afetar esse tipo de filme.

Em 97 era assim

Meninos no Shopping (Foto: Divulgação)

No decorrer da história o longa tenta nos mostrar o tempo todo que estamos na década de 90, o que nem sempre acontece de maneira orgânica, as referências são jogadas aleatoriamente, fazendo com que o filme como um todo fique um pouco caricato. A produção tem o cuidado de expor composições familiares diferentes, apesar de abordarem o assunto de maneira superficial, fazendo com que a trama não se aprofunde nas relações com os adultos, e se preocupe apenas em tentar ser engraçada, muitas vezes usando piadas inapropriadas para a época em que estamos vivendo, e que poucas vezes funcionam.

Talvez o fato de Em 97 Era Assim ter o elenco principal majoritariamente masculino, além de ter sido roteirizado (Leo Garcia), e dirigido (Zeca Brito) por homens, tenha contribuído para um teor machista na narrativa. Claro que é importante lembrarmos que a história acontece há 20 anos, mas seria muito mais interessante se o humor tivesse sido utilizado como um artifício do roteiro para nos lembrar do quanto avançamos em relação aos direitos das mulheres, por exemplo, porém ao reduzir as personagens femininas envolvidas na trama à objetos, e prêmios à serem conquistados, a produção desperdiça essa oportunidade.

O filme claramente mira na nostalgia, se inspirando em filmes como American Pie – A Primeira Vez é Inesquecível (1999), e adicionando um tempero brasileiro, mas exclui parte do público dessa viagem ao nosso passado recente, falhando em deixar claro a mensagem que realmente quer passar, deixando a sensação de que foi lançado no momento errado. Em 97 Era Assim estreou no dia 14 de junho, e vocês já assistiram? Diz para a gente nos comentários.

Matérias Relacionadas
Everything Sucks
Everything Sucks!: série acerta nas referências, mas tropeça no roteiro raso
Tic-Tac
Tic Tac resgata hit dos anos 90 para sua nova campanha
Everything Sucks
Everything Sucks: Com nostalgia dos anos 90, Netflix divulga teaser e data de estreia de sua nova série
Filme Chocante
Filme ‘Chocante’ mostra o retorno de uma boy band após 20 anos

1 Response

  1. Jacqueline

    Sinto falta da efervescência cultural da época,sobretudo da antiga MTV. O que não sinto falta é da “bunda music”,que na minha opinião,ajudou na sexualização precoce das meninas e,como eu,era molecona,até boba mesmo,sofria bullying por causa disso.Achava que eu era culpada,mas algumas meninas,que tinha 12/13 anos já tinha uma vida íntima de adulta,inclusive com namorados com mais de 20 anos e as famílias das garotas achavam normal.Foi algo geracional e não de classe social,pois ,no colégio público em que estudava,tinham pessoas classe média junto com os pobres(era na zona sul do Rio de Janeiro) .A minha professora de catecismo,depois da minha primeira comunhão,perguntou se eu estava grávida,minha mãe,chocada,disse que não e a professora disse que todas as alunas dela tinham engravidado.Detalhe:tinha 13 anos e as meninas também.Enfim,nem tudo foi perfeito,mas sinto falta de algumas momentos.

Deixe um comentário

2 × 4 =