As influências multiculturais da cidade de São Paulo e estabelecimentos que são verdadeiros “achados” continuam a inspirar a equipe do Universo Retrô para a produção de ensaios fotográficos retrô. Dessa vez, nossas editoras foram visitar o Johnny Take The Cake, um charmoso café/sorveteria, localizado na Praça da Árvore, zona sul da capital paulista.
Apesar do nome em inglês e das diversas referências às clássicas docerias americanas, a casa traz o charme dos tradicionais cafés parisienses, num espaço bastante acolhedor, que conta com variados ambientes, tanto interno, quanto externo.
Logo na entrada, encontramos um hall com uma decoração que faz referência às cozinhas dos anos 50, com objetos vintage em tons de azul, que, inclusive, voltou a ser tendência nas cores de móveis, eletrodomésticos e eletroportáteis modernos e retrô.
Adentrando ainda mais ao local, encontramos a área perfeita para quem quer degustar uma boa sobremesa, comidinhas salgadas ou cafés especiais a qualquer hora do dia, em meio à decoração retrô 1950’s e provençal.
Ainda na parte interna, há uma pequena loja com diversos acessórios e souvenirs para quem quiser levar uma lembrancinha para casa. Nesse mesmo espaço, tem ainda um pequeno rádio retrô, que toca apenas música de época, fazendo o ambiente proporcionar ainda mais uma volta ao passado.
CONHECENDO A PARTE EXTERNA
A Johnny Take The Cake possui duas partes externas, sendo a primeira logo na entrada do local, trazendo o conceito “Pet Friendly”, para que os clientes possam se sentir ainda mais confortáveis com seus bichinhos. Nessa área há diversas mesinhas de jardim e uma pequena sorveteria, que lembra as clássicas sorveterias americanas dos anos 50.
E há também uma varanda nos fundos, onde, inclusive, foi fotografada a nossa Pin-Up do Mês de junho, Caroline Rutledge.
O UNIVERSO RETRÔ NA JOHNNY TAKE THE CAKE
Como já é tradição do site ao fotografar em uma locação parceira, pensamos em traduzir essa mistura de referências retrô americanas e francesas, e nomeamos este editorial de “La Vie En Rose” – em português, “a vida em cor de rosa”.
Além do título ser uma referência à canção francesa de Edith Piaf, que ganhou também uma versão em inglês, por Louis Armstrong, o editorial brinca com tons de rosa e tem como foco central a clássica estampa xadrez, em alta nesta estação.
A ESTAMPA VICHY COMO INSPIRAÇÃO
Depois de voltar com tudo no verão passado, a estampa xadrez Vichy, que remete às tolhas de piquenique, promete continuar dando as caras neste inverno, ao lado de outros tipos de xadrez. No mundo da moda, o Vichy começou a se popularizar na década de 1950, sendo eternizado pela atriz francesa Brigitte Bardot.
Super delicada e feminina, a estampa basicamente é um xadrez menor, com espaçamentos bem definidos e três cores crescentes. Geralmente aparece em preto, azul, vermelho, rosa e amarelo, mas pode ser encontrado em diversas tonalidades. No editorial La Vie En Rose, em que usamos vestidos godê e evasê das marcas Raibow Pin-Up Store (Daise Alves) e Afer (Mirella Fonzar), podemos conferir o print em versões maiores, menores, nas cores rosa e preto. Os looks ganham como complemento, os óculos Genie Vintage, que deixem os looks ainda mais retrô com seu formato gatinho.
Por ser uma estampa clássica, popular na década de 50, tem tudo a ver com o estilo retrô. É possível encontrar o Vichy em blusas, vestidos, calças até bolsas, sapatos e acessórios de modo geral. Além disso, a estampa pode ser utilizada tanto no inverno, como no verão. Se a ideia é investir num vestido de mangas curtas com este print, durante as baixas temperaturas, vale apostar em cardigans, casacos e meias-calça para se aquecer do frio.
Editorial “La Vie En Rose”
Produção: Universo Retrô
Figurinos: Afer e Raibow Pin-Up Store
Fotografia: Juliana Jota
Modelos: Mirella Fonzar e Daise Alves
Locação: Johnny Take The Cake
Óculos: Genie Vintage