No próximo sábado (24), acontecerá no Bar e Espaço Cultural Presidenta, na Rua Augusta, 335, A Noite das Faquiresas – Faquirismo e Feminismo, a partir das 20h.
O evento tem como ponto de partida o livro Cravo na Carne – Fama e Fome: O Faquirismo Feminino no Brasil, de Alberto de Oliveira e Alberto Camarero, publicado pela editora Veneta,
A publicação é o resultado de uma pesquisa histórica sobre as faquiresas brasileiras, mulheres transgressoras que enfrentaram a sociedade machista de meados do século XX.
Elas apresentaram-se em exibições de resistência física, enfrentando a fome (jejuavam durante dezenas de dias expostas ao público) e a tortura de pregos, cacos de vidro, crucificação e a companhia diária de serpentes vivas.
Nessa noite, acontecerá no Presidenta um bate-papo dos Albertos com Auta Messias, a faquiresa Najja, muito conhecida no Brasil no final dos anos 1960 pelas provas em que exibia-se jejuando crucificada.
E também com a cineasta e atriz Helena Ignez, que está escrevendo o roteiro de um filme sobre esse tema – “Relatos de uma faquiresa” – e a performer Verônica Veloso, falando sobre a relação entre Faquirismo e Feminismo e a importância da transgressão das faquiresas em seu tempo.
Nesse dia, também acontecerá a performance A Carne, um estudo da interface entre o Faquirismo feminino e algumas performers feministas, pela Confraria das Malvadas, formada por Beatriz Cruz, Bruno Caetano, Inês Bushatsky, Paula Klein, Rafael Bicudo e Verônica Veloso.
O livro Cravo na Carne – Fama e Fome: O Faquirismo Feminino no Brasil estará à venda nesse dia.
Evento no Facebook: AQUI