Home > Destaque > Evento promove diálogo sobre as faquiresas no Brasil em São Paulo

Evento promove diálogo sobre as faquiresas no Brasil em São Paulo

21 de fevereiro de 2018, por Jane Galaxie
Eventos
Vedete Suzy King

No próximo sábado (24), acontecerá no Bar e Espaço Cultural Presidenta, na Rua Augusta, 335, A Noite das Faquiresas – Faquirismo e Feminismo, a partir das 20h.

O evento tem como ponto de partida o livro Cravo na Carne – Fama e Fome: O Faquirismo Feminino no Brasil, de Alberto de Oliveira e Alberto Camarero, publicado pela editora Veneta,

Faquiresas

Flyer do Evento (Foto: Divulgação)

A publicação é o resultado de uma pesquisa histórica sobre as faquiresas brasileiras, mulheres transgressoras que enfrentaram a sociedade machista de meados do século XX.

Elas apresentaram-se em exibições de resistência física, enfrentando a fome (jejuavam durante dezenas de dias expostas ao público) e a tortura de pregos, cacos de vidro, crucificação e a companhia diária de serpentes vivas.

Nessa noite, acontecerá no Presidenta um bate-papo dos Albertos com Auta Messias, a faquiresa Najja, muito conhecida no Brasil no final dos anos 1960 pelas provas em que exibia-se jejuando crucificada.

E também com a cineasta e atriz Helena Ignez, que está escrevendo o roteiro de um filme sobre esse tema – “Relatos de uma faquiresa” – e a performer Verônica Veloso, falando sobre a relação entre Faquirismo e Feminismo e a importância da transgressão das faquiresas em seu tempo.

Nesse dia, também acontecerá a performance A Carne, um estudo da interface entre o Faquirismo feminino e algumas performers feministas, pela Confraria das Malvadas, formada por Beatriz Cruz, Bruno Caetano, Inês Bushatsky, Paula Klein, Rafael Bicudo e Verônica Veloso.

O livro Cravo na Carne – Fama e Fome: O Faquirismo Feminino no Brasil estará à venda nesse dia.

Evento no Facebook: AQUI

Deixe um comentário

10 + dezesseis =