Home > Destaque > Há 30 anos Pixies lançava Doolittle, um dos discos mais importantes da história do rock

Há 30 anos Pixies lançava Doolittle, um dos discos mais importantes da história do rock

5 de maio de 2019, por Enne Maia
Música
Banda Pixies

Certos discos chegam como um grito em momentos cruciais e vem como um presságio sobre a música do futuro; Doolittle foi lançado no dia 17 de abril de 1989 pela 4AD (UK) e dia 18 de abril de 1989 pela Elektra Records (EUA), é o segundo disco de estúdio da banda Pixies.

Doolittle colheu elogios abundantes, aplausos da crítica e honrarias desde seu lançamento. O disco chegou a 8° lugar nos tops de venda do Reino Unido e os singles Here Comes Your Man e Mokey Gone To Heaven no topo da Us Modern Rock Tracks.

Em 1995 foi certificado com o disco de ouro pela venda de mais de 500 mil cópias. Numa votação de 2003, promovida pela revista britânica New Musical Express, os leitores consideram Doolittle o segundo melhor álbum já lançado. Neste mês, o disco acaba de chegar a marca de um milhão de cópias vendidas, ganhando o certificado de disco de platina.

Doolittle foi gravado por Black Francis (vocal, guitarra,violão), Kim Deal (baixo, vocais, violão), Joey Santiago (guitarra, backing vocais) e David Lovering (bateria, vocais, baixo). As sessões de gravações começaram no dia 31 de outubro de 1988 nos estúdios Downtown Records em Boston, com um orçamento de 40 mil dólares, uma quantia modesta para um álbum na década de 80.

As sessões duraram três semanas, dando a encerrar o processo de gravação em 23 de novembro. A produção e mixagem do disco começou em 28 de novembro pela Carriage House Studios, finalizando a master em dezembro de 1988.

Banda Pixies

Banda Pixies (Foto: Reprodução)

São 15 faixas em 35 minutos de uma combinação sonora e energias distribuídas que vai alternando entre momentos de fúria e uma atmosfera cordial, com influencias do punk, noize, surf music e pop, com melodias faladas, sussurradas e gritadas em um híbrido de vocais feminino e masculino, com letras que abordam questões filosóficas, bíblicas, mitológicas e obscuridade; Doolittle se consolida como um gigante descomunal do rock.

Doolittle foi capaz de definir toda a sonoridade dos anos 90 inspirando bandas como: Nirvana, Radiohead, Weezer e Blur. A excelência e vitalidade do disco e sua relevância se mostra tanto na trajetória do Pixies como banda, quanto o impacto permanente no rock contemporâneo independente. Ativos até hoje, a banda Pixies deixa uma obra-prima dentre os discos de rock moderno.

Para a comemoração aos seus 30 anos, Doolittle está sendo relançado em disco de vinil com três variações de cores: Cornetto, Splatter e Swirl, e cada versão será limitada a mil Cópias. Você pode garantir a sua no site.

Matérias Relacionadas
Pixies
Pixies, que já está confirmada para o Popload Festival, em SP, terá show no RJ

Deixe um comentário