Não é novidade que Henfil era um gênio que expressava sua visão peculiar de mundo por meio de suas tirinhas. Mas há um outro talento do cartunista que até agora não era explorado – o de dar entrevistas. Por isso, tudo isso será exposto no livro Sick da Vida – As grandes entrevistas de Henfil, do jornalista Gonçalo Junior.
Este livro levou mais de dez anos para ser produzido por conta do grande desafio de garimpar as inúmeras conversas antológicas do artista. O resultado foi a junção das 18 consideradas maiores e mais importantes pelo autor, que saíram em grandes veículos como Ele Ela, Playboy, Veja, O Pasquim (onde Henfil se consagrou entre as décadas de 60 e 90), o livro Cartas para um novo Brasil, de Geneton Moraes Neto, entre outros.
“O que mais impressiona é que os temas praticamente não se repetem. Henfil sempre tinha um assunto novo e interessante para tratar e dar opiniões acertadas, sem se esquecer que são bastante atuais e importantes”, afirma Gonçalo.
Além de mostrar aparições inéditas do cartunista, Sick da Vida também é fundamental para não só conhecer o quanto o humor gráfico foi importante na luta contra a ditadura militar como também entender o Brasil de hoje, que ainda possui os resquícios, equívocos e traumas daquele período de 21 anos. “Não é possível compreender tudo isso sem ler os quadrinhos e os cartuns de Henfil e, agora, suas geniais entrevistas. Acredito que seja impossível sair o mesmo depois de conhecer suas ideias e seu posicionamento contundente como artista, gráfico e humorista”, continua o jornalista.
Sick da Vida – As grandes entrevistas de Henfil está em financiamento coletivo e previsto para ser lançado em fevereiro de 2022 pela Editora Noir, de São Paulo.