Home > Destaque > Hollister, a cidade que deixou a herança da rebeldia aos jovens

Hollister, a cidade que deixou a herança da rebeldia aos jovens

18 de setembro de 2015, por Eduardo Molinar
Lifestyle

Alguns ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial, que voltaram para os Estados Unidos após 1945, começaram a se sentir deslocados perante à monótona vida. Tentando socializar-se novamente, a ânsia pelo agito e pela sensação de liberdade atormentava aqueles homens. Eles haviam lutado contra regimes ditatoriais na Europa e encontraram uma ditadura enrustida na sociedade americana, que os marginalizava por serem soldados e por quererem um estilo de vida diferente da hipocrisia que reinava entre muitos americanos.

Esses homens começaram a se reunir em gangues de motociclistas, e passaram a ser reconhecidos como bikers. Com a falta de dinheiro que os assolava, suas roupas eram o mais simples possível. Camisetas, calças jeans e jaqueta de couro. Atrás das jaquetas, imitando os pilotos da Segunda Guerra, que gravavam o nome dos seus aviões nelas, gravavam o nome das suas gangues. Vários desses nomes foram inspirados em nomes de aviões bombardeiros. Era o início de uma nova era.

Bikers em Hollister

Bikers na cidade de Hollister (Foto: Reprodução)

Se há um “marco” para o início de toda a rebelião juvenil que explodiu nos anos 50, esse momento é o “incidente” em Hollister, no estado da Califórnia, em 1947. Hollister, uma cidadezinha pacata com cerca de 4 mil habitantes, sediava a partir da American Motorcyclist Association (Associação Americana de Motociclismo), um evento que reunia corrida de motos e muitas festas. Na edição que ocorreu entre 4 e 6 de julho de 1947 houve um “problema”: a chegada em massa de motoqueiros.

Gangues como Pissed Off Bastards of Bloomington, Boozefighters, Market Street Commandos e Gallo Goose Motorcycle Club compareceram. A cidade era pequena, os motoqueiros eram muitos e queriam farra. Segundo jornais da época houve bebedeira sem fim, brigas, rachas de moto, confusões em geral causadas pelos motoqueiros que estavam festa. A polícia teve que intervir e há relatos de prisões e uso de gás de efeito moral para “acalmar” os bikers.

Farra em Hollister

A farra dos motoqueiros durou a noite toda e a festa acabou em confusão. (Foto: Reprodução)

Após o término do evento, o resultado foi ruas cheias de garrafas de cerveja, lojas destruídas e muitos motoqueiros presos. Mas o principal resultado seria que o episódio em Hollister inspirou o filme que mudaria para sempre o comportamento juvenil: The Wild One (O Selvagem), estrelando Marlon Brando em 1953.

Motoqueiros em Hollister

A quantidade de motoqueiros presentes foi maior do que a cidade esperava. (Foto: Reprodução)

Brando interpreta Johnny Stanbler, líder da gangue Black Rebel Motorcycle Club, que atrapalha uma corrida de motos e depois ruma para uma cidadezinha pequena e causa confusões com a polícia e com os moradores. Totalmente inspirado nos eventos de 1947.

Marlon Brando em Wild One

Marlon Brando como Johnny Stanbler em foto promocional que acabou se tornando um ícone da rebeldia americana. (Foto: Reprodução)

Wild One foi um marco na história do cinema e na história da sociedade em geral. Tal filme serviu de referência para milhares de jovens que estavam querendo se rebelar contra os adultos e contra o governo mas não sabiam como.

A figura bad boy encarnada por Marlon Brando foi a resposta para esses garotos que, entre eles, estavam James Dean e Elvis Presley. Estava definida a imagem do rebelde dos anos 50, com jaqueta de couro, jeans e botas, e o mundo nunca mais seria o mesmo.

No livro Rockabilly Brasil haverá alguns capítulos sobre pessoas que adotaram o estilo biker como estilo de vida, da mesma forma que os americanos fizeram. Um desses rapazes ficaria conhecido como Brando, pois, além da incrível semelhança com o ator, ele agia da mesma forma que Johnny Stanbler, o motoqueiro encarnado por Marlon.

Outras pessoas em São Paulo encarnam o estilo biker americano, como Jeff Billy, que também estará presente no livro. “Os verdadeiros rebeldes foram os bikers. O rebelde dos anos 50 (conhecidos como greasers) surgiram por causa dos bikers”, disse Jeff em entrevista.

Essa matéria foi escrita por um de nossos colunistas. Também quer fazer parte dessa equipe de apaixonados pelo Universo Retrô? Escreva para contato@universoretro.com.br e descubra como! :)

Matérias Relacionadas
Micro Franjas
Micro franjas, o corte “cinquentinha” que voltou a ser tendência
Como assim faliram?
Como assim faliram?: 5 gigantes que ninguém imaginava fechar as suas portas
Marlon Brando
Marlon Brando: 70 anos da criação do bad boy com o filme “O Selvagem” e porque ainda impacta na sociedade atual
Fiat Topolino
Fiat Topolino: carro clássico dos anos 30 ganha nova versão elétrica

1 Response

Deixe um comentário